Para os governos que o Brasil tem, tanto faz que as "pessoas comuns" morram de deslizamento ou de bala perdida.
O Rio de Janeiro é apenas o Haiti da vez. Outro dia foi assim, em Angra dos Reis, lembra? E um pouco antes, foi também em Santa Catarina. O governador do seu estado já pensou nisso? E o prefeito tem ido às encostas da sua cidade? E se chover como nunca, como é que fica?
Enxurrada e deslizamento são irmãos consanguíneos da dengue, a culpa é da população. As assessorias de imprensa logo pautam a mídia que, assim como quem pede desculpas, informa "Niterói foi atingida pela maior chuva dos últimos 44 anos". É notícia e justificativa ao mesmo tempo.
Se há 44 anos choveu assim, os governos ficaram esse tempo todo engordando, enriquecendo e pensando que Deus é brasileiro: "nunca mais vai ter um aguaceiro desses por aqui". A culpa não é mesmo deles; é sua que vota neles.
Votar não só é direito como obrigação. Então se você vai nessa obrigada, pode cobrar. Mas não cobra. A culpa é mesmo toda sua. Em outubro tem eleição, de novo. Você vai ganhar uma cesta básica, um cobertor novo e eles ganham seu voto.