A declaração foi feita em reunião, na Presidência, com parlamentares ligados ao tema e representantes dos aposentados.
O veto de Lula a uma emenda feita à Medida Provisória 288/06, que concedeu reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo, também pode ser analisado pelo Congresso Nacional logo após o recesso.
O governo, sem vergonha nenhuma, alega que o reajuste de 16,7%, que beneficiaria 1/3 do total de aposentados, teria um impacto de cerca de R$ 10 bilhões no caixa da Previdência Social. A corrupção, os desvios, as fraudes, os rombos, os roubos, não têm a menor importância.
As duas emendas interessam aos aposentados que acumularam perdas em seus vencimentos ao longo dos anos e defendem a indexação ao salário mínimo. Atualmente, as aposentadorias acima de um salário mínimo têm reajuste diferenciado, menor que o aumento do mínimo. Em 2006, o reajuste concedido pelo governo para as aposentadorias e pensões superiores ao mínimo foi de 5%.
O que essa bandarilha* precisa saber é que já está na hora desses mais de 24 milhões de eleitores desprezados, relegados à miserabilidade, promoverem a Revolta das Bengalas. Esses pusilânimes, sacripantas têm medo que se pelam de uma boa e didática bengalada.
(*) Bandarilha - Mistura de bando com quadrilha.