A LEGIÃO
A indústria paulista demitiu 130 mil só em dezembro; pelo mundo afora, as multinacionais demitiram quase 90 mil trabalhadores em um só dia desta semana. Gente que levou um pontapé na coluna vertebral; que teve o orgulho ferido. Que tem vida curta de honestos e conformados. Logo estarão nas ruas integrando a irada e cada vez mais numerosa legião dos desesperados. Sua raiva é a desigualdade social. A sociedade é a sua grande inimiga.
ENTÃO TÁ
A propósito, seus filhos já conseguiram o emprego que foram procurar com o canudo na mão? E você, já pagou a primeira prestação das compras que Lula mandou fazer no Natal “extraordinário” ?!? Então, tá.
AUTORIDADE
Uma grande autoridade passeava de carro oficial pelas ruas paraenses de Parauapebas, beiradas do Fórum Social de Carajás. O carro era um Toyota do Instituto Chico Mendes, organismo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A autoridade era João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST.
EM ALTA
Clã dos Sarney volta às alturas. Zé Sarney é o mais cotado para assumir a presidência do Senado; sua filha Roseana, não demora nada, será governadora do Maranhão. Jackson Lago (PDT) o eleito, deve ser cassado por decisão do Supremo Tribunal Federal. A tendência é esta. O julgamento de Lago é dia 4.
MALUQUICES
A TV do Lula renovou contrato de exibição do “Menino Maluquinho”. O cartunista Ziraldo que já encheu as burras com uma lauta indenização por ter sofrido “perseguição nos tempos da ditadura”, agora vai embolsar a módica quantia de R$ 150 mil. Uma porção de salários mínimos que faltam para os trabalhadores brasileiros que já estão ficando malucos com a instabilidade nos empregos.
O SUBSTITUTO
Zé Alencar é um guerreiro. É vice-presidente da República também. O disse-me, disse-me é grande. Seu eventual substituto será o presidente da Câmara.
VISITA À ITÁLIA
Antes do caso César Battisti, Lula tinha visita agendada para abril até à Itália. Do jeito que a coisa anda rolando, o presidente brasileiro vai acabar tendo que pedir refúgio ao Vaticano.
APREÇO
Obama telefona para Lula e diz que tem “apreço” pelo Brasil. Lula retruca: - Ah, preço? Bom aí depende do Pré-Sal.
CONVERSA AFINADA
Osama quer falar com Obama. Pode até nem sair esse papo, mas que rima; rima.
ÉTICA?!?
PT adiou para abril definição sobre código de ética. Se adiasse para o fim dos tempos, não faria diferença.
AS CONTAS
O economista consagrado – depois que deixou de ser ministro da República – Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito presidente do Palmeiras. Vai ter que fazer muita conta de cabeça para botar o time em dia.
BOCA SUJA E CARA
Vanderlei Luxemburgo vai ter que pagar, por força da Justiça, R$ 76 mil ao meia Marcelinho Carioca, a quem ofendeu em rede nacional pela TV Bandeirantes, no programa “Por dentro da bola”, em janeiro de 2007. O técnico disse que o jogador “não valia nada” e chamou Marcelinho de moleque, mentiroso e safado. E Foi em frente: “Ele usa a religião como faixada, mas já precisei tirar mulheres do seu quarto”. Luxemburgo tem a boca suja e cara.