O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de jan. de 2009

CRISE & MÁFIA CHAPA-BRANCA

QUE CRISE?!?
Não existe crise; só idéia de crise. Pelo menos para Lula quando toma café com ele mesmo. Continua mandando comprar. Só não diz como e quem é que vai pagar. Para ele, no breakfast semanal, as safras gaúchas de soja, arroz, milho e feijão não caíram pelo menos 20% com relação ao ano passado; os pecuaristas não enfrentam nenhuma dificuldade na compra e venda do boi em pé ou deitado, nem muito menos na hora da exportação. Para quem pode tomar um bom café da manhã, as mensalidades e os preços do material escolar não subiram, estão nas mesmas.
Para Lula a GM não demitiu nesta segunda-feira, em São Paulo, 800 funcionários; nem a Vale mandou pro olho da rua mais de dois mil trabalhadores. Para o governo crise é bobagem, não existe aqui no Brasil. É por isso que, até a próxima semana, em mais uma conhecida contradição, vem aí mais um pacote de promessas anti-crise. Mais uma sapatada, cheia de humor e desditas oficiais. Não é um pacote; é um saco de ironia, cheio de maldades.

O CRIME DELES LÁ!
O verdadeiro crime organizado é aquele que está infiltrado nos poderes constituídos de uma nação. Parlamentares comem bola; juízes vendem sentenças; assessores especialíssimos embolsam propina.

Os negócios oficiais – empregos públicos, cargos sem concurso, terceirização, comissões submersas em projetos governamentais, lavanderia de dinheiro e de licitações, loteamento de estradas para concessionárias de pedágio, pacotes acelerados e assemelhados, transporte urbano, obras de ficção, coleta de lixo, cartões corporativos, mensalões, vampiragens, golpes no sistema financeiro, concessão de serviços públicos de água, luz, telefone, medidas provisórias – tudo isso é muito mais lucrativo do que os espetaculosos estouros do tráfico de armas, de drogas, de escravas brancas; muito mais lucrativo e limpo do que a exploração do lenocínio, a pirataria de DVDs e CDs, de porcelana chinesa ou de qualquer outro idioma, as gandaias carcerárias...

No crime organizado oficial ninguém precisa andar com dólares na cueca. É tudo muito bem lavado. No crime espetacularizado, volta e meia, os bandidos saem da cadeia só para que sejam presos de novo; no crime organizado oficial, a máfia chapa-branca é imune e impune. O perfil de seus operadores é publico e notório: vestem colarinho branco e a capa da blindagem torrencial. Mas isso, como diria alguém em seus tradicionais cafés matinais, não acontece por aqui, “não é cosa nostra; é deles lá”!