O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de jan. de 2009

FOMIZERADOS E PÉS-DESCALÇOS

PRESIDENTE
AMERICANO
A ONU, ou coisa parecida, encomendou pesquisa sobre o desemprego na América Latina. Ficou sabendo que há por aqui uma legião de 15 milhões e 700 mil desempregados. E mais: que até o final de 2009, mais dois milhões e meio de trabalhadores perderão o emprego. Isso nos remete a uma nação de 18 milhões de fomizerados, pés-descalços. Não se admire se, ao término dessa temporada brasileira, Lula se candidatar a presidente das Américas. (Foto: Vilmar Tavares)

NOVO PARTIDO
O Sanatório, em petit comité - bem à moda como se criam igrejas por aí – pensa em lançar já para as próximas eleições o PTD, Partido dos Trabalhadores Desempregados. Só com aqueles 10 milhões de desempregados para quem Lula prometeu vaga, em 2002, quando ainda era só candidato à presidência da República, o partido já nasce um partidão. Desde já, contamos com sua filiação.

DETALHE
Mesmo que você tenha conseguido uma boquinha e esteja até trabalhando, pode filiar-se ao PTD. Afinal, o PT é o partido dos trabalhadores e, no entanto, está cheio de desempregados.

O PTD
Para nascer maior ainda o PTD já surgiria como entidade mantenedora de um templo pentevangelical, a bem-vinda e benemérita “Igreja dos Encostos da Divina Previdência”. Na bandejinha de cada culto, um óbolo e um voto por fiel e crédulo seguidor. Em troca, todos os males seriam exorcizados e todos teriam o seu cantinho aqui na terra, como no céu.

CAOS URBANO
Brasília imita São Paulo: não pode parar... É que não tem estacionamento.

MARCO POLO
Se há um marco no governo Lula é o Marco Pólo. Nuncanessepaís um metalúrgico de ontem, viajou tanto como presidente de hoje pelo mundo afora.

FORA OSTRACISMO
Lula continua viajando porque, como no Brasil não há crise, ele quer ver por onde ela anda. Afinal, o Brasil é grande demais para ficar jogado assim desse jeito ao ostracismo global.

GENRO
A única crise brasileira foi criada por Genro – o Tarso que faltava para Lula na Justiça: a bronca por causa do refúgio dado a Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália.

BATTISTI E DUNGA
Fontes ligadas ao embaixador italiano no Brasil contam à boca pequena que, em razão da crise do refúgio, foi sugerida a suspensão do amistoso Brasil x Itália. O jogo pode até nem sair, mas a solução está na cara: manda-se o Dunga pra lá e o Battisti assume o nosso selecionado. Afinal, mais da metade do time brasileiro joga na Itália. Eles entenderiam melhor a preleção do condenado italiano do que as táticas passadas em português pelo Dunga.

LULA & OBAMA
Obama disse por telefone que quer falar com Lula sobre a crise; Lula disse pelos cafés da manhã que quer falar de crise com Obama. Esse encontro deveria ser Moscou: a coisa tá russa!

ESCOLA DE SAMBA
O Brasil nem retornou direito da folia de Ano Novo e já pensa em carnaval. Vai parar de novo tudo o que ainda nem foi começado.

DO MAR
Pesquisa da Pricewaterhouse Coopers mostrou, na véspera do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que os brasileiros estão entre os menos pessimistas com relação à crise financeira. Só não revelou que quem está acostumado, não estranha. O brasileiro nem nota que o governo Lula não está agindo nessa crise. Demorou tanto, fez tanto salamaleque, que nada mais lhe resta do que senão reagir. E vamos que vamos, que o Brasil gostoso é assim mesmo. Quem é do mar, não enjoa.

MP DA PILANTROPIA
Está no Diário Oficial desta semana: o governo renovou de uma sapatada só os certificados filantrópicos de 4.100 instituições supostamente benemerentes. O Conselho Nacional de Assistência Social entrou de sola, sem levar em conta que, no meio dessas, pelo menos duas mil pilantrópicas estão sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. Foi apenas mais uma MP – medida provisória – desta feita marcada pelo nº 446, chutada assim só para mostrar quem é que manda na democracia calamaresca. A MP da Pilantropia lava a alma da pilantragem e truvisca o Congresso Nacional que se consagra, uma vez mais, como a Casa do Polvo.