O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de jan. de 2009

SEGUNDONA

SAIA JUSTA
Na ânsia de fazer Dilma sua sucessora, Lula meteu sua ministra numa saia justa. Ao nomeá-la Mãe do PAC, descascou sua armadura: colocou-a para trabalhar. Sua responsabilidade seria monitorar as obras e tornar os discursos de inauguração em realidade. Errou de saída: esqueceu-se que a sua turma não é do batente. Na hora de pegar no pesado, manda pegar. Dilma hoje está com – digamos – a cara na janela. Todo mundo vê que é mais um grande quadro do partido que não sabe o que fazer. Apenas gosta de mandar.

A CARA DO PT
A oposição está adorando olhar a cara do PT. O governo Lula está cada vez mais distante do partido dos trabalhadores(!?). Oligarcas e aloprados cada vez mais tem menos espaço e menos emprego, cargos e espaço entre as ruas e o Palácio. É apenas uma triste síntese de quemchegou ao poder e, pintando o sete, não soube se segurar no pincel. Se, agora sem força e sem crédito, voltar às origens de contestador contumaz dos que comandam a massa e sacodem a pança, vai fazer apenas as vontades da oposição e arrumar a cama para o inimigo deitar.

ALHOS COM BUGALHOS
Depois da carta que mandou para o presidente da Itália é que Lula ficou sabendo, pelo Supremo Tribunal Federal que Genro – o seu Tarso na Justiça, tinha trocado alhos por bugalhos Confundiu refúgio com asilo. Quando ele for a Pelotas, levem-no a visitar o Asilo dos Mendigos. Ele vai pensar que é um refúgio.

BANDIDO INCOMUM
Esse César Battisti era um criminoso incomum na Itália. Matava por prazer e para roubar. Um dia foi preso e lá estavam alguns subversivos políticos. Virou culpado útil para os rebeldes: um agente 007 às avessas. Tinha ordem para matar em nome da elite revolucionária. Era um cumpridor de tarefas para a organização terrorista PAC. Lá na Itália essa sigla significa Proletários Armados pelo Comunismo. Lá, como aqui, o PAC fez muito pouco pela democracia.

CRISE
Notícia da crise que não existe no Brasil: com o pacote de redução do IPI para um monte de produtos, caiu em mais de 45% a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios – tábua de salvação das prefeituras. Veja quantos prefeitos pagarão o salário de suas gloriosas hostes no dia 31 e depois me conte.

REFORMA
Não, com a reforma ortográfica, farmácia não passará a ser pharmacia; nem prefeitura volta a ser intendência.

DOIS OCEANOS
Lula mandou uma carta para o governo italiano e, só por isso, garante que as relações entre os dois países continuam numa boa. Lula também garantiu que a crise do Bush era dele lá e que não atingiria o Brasil porque, no meio dos dois, havia “dois oceanos”. Deveria estar se referindo ao nosso pacífico oceano Atlântico.

VERDADE OCEÂNICA
Hoje dá para ver que entre a crise mundial e o Brasil, muita água rolou por baixo das pontes.

SUCESSÃO 2010
Aécio Neves, enfim, foi serrado.

ALIADOS
Se havia alguma resistência dos senadores do DEM à candidatura de Zé Sarney à presidência do Senado, ela vai desaparecer em seguidinha: Sarney ofereceu a 1ª secretaria da Casa aos oposicionistas. É por esse túnel que passam algumas decisões como aquisição de bens e serviços, verbas de gabinete, viagens dos senadores, gestão de apartamentos funcionais e outras despesas e coisinhas que mexem, a cada ano, com um orçamento superior a R$ 2 bilhões.

CLONAGEM ALCOÓLICA
Em Brasília, segundo o jornal Correio Braziliense, são clonados dois carros a cada três dias. E a turma aí, numa boa, receitando chupeta para ver quem andou tomando umas que outras. Esse caras até parece que bebem.

QUEDAS
As vendas de computadores caíram. Mas não caíram sozinhas: a produção também foi pro brejo. Imagine só quando a crise do Obama alcançar o Brasil.

DES/EMPREGO
E o seu filho já está empregado, ou ainda vai ter que ser promovido a cabo eleitoral nas próximas eleições?!? Se ele for um dos 10 milhões que o governo está nos devendo, tem convite garantido para ser porta-estandarte de candidato nessa apoteose de ingressos esgotados pelos cambistas.