O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de fev. de 2010

Lula não vai a Miami

Foto: R. Stuckert/PR
O psicólogo Guillermo Fariñas, dissidente cubano, iniciou greve de fome e de sede após a morte de Orlando Zapata.
Chega ao terceiro dia de protesto já com sinais de desidratação.
Não, Luiz Inácio Lula da Dilma não recebeu até agora nenhuma carta dos que lutam contra a ditadura em Cuba.

E também não... Luiz Inácio não cogita de ir a Miami e muito menos à sede da representação diplomática do Brasil por lá. É que o presideus brasileiro não quer nem de leve pensar em se encontrar com os exilados, pertencentes a organizações como Plantados e Madres y Mujeres Antirepresión por Cuba.
Foto: Cubanet
Há dois dias eles entregaram ao cônsul Luiz Augusto de Araújo Castro a foto de Lula aos risos e abraços com Fidel Castro acrescida por uma imagem de Zapata impressa no meio.
No verso da fotografia, o recado: "Fidel Castro, assassino; Lula, cúmplice".

Orlando Gutiérrez, diretor do Diretório Democrático Cubano e líder do protesto, disse à imprensa que "Lula é cúmplice da ditadura castrista e do assassinato de Orlando Zapata".
E avisou que o protesto é o "começo de uma campanha para alertar o povo brasileiro que as ações de Lula são prejudiciais para a democracia e para o povo cubano".

Orlando Zapata Tamayo era um pedreiro, de 42 anos que foi detido em 2003 por desacato e ofensas ao regime dos irmãos Castro. Pegou 32 anos de cadeia. Morreu de inanição, um dia antes de Lula chegar a Havana para tirar fotos e saracotear com os irmãos de fé, camaradas e companheiros bons e batutas, Fidel e Raul.