O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de fev. de 2010

A Nossa Democracia e os seus Monopólios

Está por aí, em tudo que é rede de rádio, TV, jornal e webmedia o discurso que Dilma Roucheffe-da Casa Civil e do governo Lula leu no Congresso Nacional do PT encerrado sábado, em Brasília. Não exultem, o "encerrado sábado" foi o congresso, não o PT.

Isso é fornecer mais luz para o poste preferido do presideus. Cada parágrafo - e eu puxei de algum lugar essa droga na íntegra - é uma porta escancarada a um escândalo. E, todo mundo sabe, quanto mais escândalo, mais popularidade.
É nessa baixeza que reside a estatura de suas falas cheias de chavões melosos que dissimulam com alguns contornos de ternura a dureza que ela armazena para depois do outubro rossonero que vem aí.

Determinei-me não avaliar o improviso que escreveram em letras pretas e vermelhas para Dilma. Seus ghost writers carecem tanto de crédito quanto a leitora.

Estou me lixando para uns e para outra. Ainda mais quando escuto, leio e vejo a agora consagrada candidata ao reino de Lula dizer lá no meio de uma frase de efeito que "...a nossa democracia"...
Como assim, "nossa democracia"?!?

Foi só mais um ato falho. Certamente ela não gostaria de ter lido nem dito aquilo, para não deixar no ar a mais leve pista de que a democracia brasileira já tem donos; os mesmos donos que se apropriaram do Brasil. O regime agora tem dono.

Ou então estou redondamente enganado. Ela gostou sim de ler e de dizer que a democracia é deles. Tanto faz, como tanto fez. Estão se lixando. Como se lixam para escândalo, combustível essencial da sua "governabilidade". Afinal, quem é que manda nessa República da Esperteza?!?

Ela, ele e todos eles - há que se reconher - criaram e dominam perfeitamente o conceito de que para todos aqueles que um dia quiseram mandar, todo aquele que manda é um tirano. Fazem-se vítimas dessa regra geral de que a oposição sempre invoca a liberdade. Coitados. Só não posam de "pobres infelizes", porque estão todos ricos.

Não basta, pelo menos para aqueles que conseguem perceber que todo dono do poder invoca para si o direito e a ordem. Por mim, podem escrever e ler quantos discursos quiserem, já me convenci de que a força dos governos está em sugar, até à última gota, os valores dos que se deixam governar.

O que me incomoda é o efeito multiplicador que a mídia lhes dá. Isso me parece a mais vil e submissa forma de cobrança. Mas, enfim, é disso que vivem os donos daquilo que a própria Dilma e sua pandilha, em seu Programa de Direitos Humanos, chamam de "monopólios da comunicação".

Ricardo Stuckert/PR

Aqui, um flagrante fortuito da dona de Casa Civil, Dilma Roucheffe-do governo, quando ainda nem era candidata, entregando as chaves do programa "Minha Casa, Minha Vida" - versão oficial do "Minha Casa, Meus Votos" que Joaquim Roriz lançou há séculos no Entorno de Brasília. A alegre eleitora contemplada é de São Leopoldo/RS. Isso foi no dia 5 desse fevereiro de interminável carnaval.