O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de fev. de 2010

PERERECA, PONTO "G" & CACHAÇA

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foi em honra e glória dessa barragem-palanque, em Goiás, que o presideus Lula improvisou sobre pererecas, ponto G e cachaça.

Isso foi nessa sexta-feira, num palanque meio meio metido a chique montado em homenagem a uma barragem, lá em Goiás... E deu-se assim: Lula - O Filho dos Ventos, se mandou na direção que eles sopravam e sem papas na língua soltou o verbo que quase se fez carne.

Bancando o engraçado, como gosta de parecer, meteu no improviso pererecas, ponto G e cachaça. Só não disse que o viaduto interditado no Rio Grande do Sul era um tubo de viado. Mas coaxou que estava interrompido por causa de uma perereca:

- Vejam só, interromperam uma obra por causa de uma perereca.

Deixou subentendido que chegaram a sugerir o extermínio das pererecas. E aí, com o brilho lúdico no olhar típico daqueles que só pensam naquilo, comentou com um sorriso maroto à cata das gargalhadas da platéia:

- Não exterminaram. Graças a Deus, porque perereca não se pode extingüir.

Logo depois, na sua natural verborragia, continuou chulo na defesa de sua grande tese, verdadeiro tesão, de que o PAC não anda porque o TCU não deixa. E começou a enumerar pontos a ponderar sobre o tema, até chegar ao que ele considera - já se vê - o melhor de todos:

- Ninguém no mundo é melhor que o Brasil para achar o ponto G.

Para alegrar mais ainda a turma do gargarejo, formada por homens, mulheres e crianças, prosseguiu muito à vontade com o seu pequeno show, já então falando sobre uma das coisas que mais gosta de abordar, a cachaça.

Alguém da turma gargarejou que lhe ofereceria uma garrafa do precioso líquido e, de pronto, mestre Lula mostrou-se cauteloso e esperto. Adiou a data do presente e justificou:

- Veja, se uma pessoa chique ganha uma garrafa de cachaça, é chique; agora, se um metalúrgico ganha uma garrafa de cachaça é cachaceiro. Então, o melhor é guardar pra depois. Quando eu já não for presidente.

Quer dizer, como "pessoa comum" ele não se importa de ser chamado de pinguço e nem de ser mal-visto. Parece que bebe.

Outro dia, faz pouquinho tempo, Lula disse que foi FHC foi grosseiro quando chamou Dilma Roucheffe-da Casa Civil e do governo de "boneca de ventríloquo".

Cá pra nós, Fernando Henrique não foi mesmo gentil com Dilma, mas Lula continua pensando que é só engraçado quando, em um palanque cercado de homens, mulheres e crianças, ele não tem papas na língua e brinca com o ponto G, protege com rigidez as pererecas e manda guardar a cachaça para um hora oportuna em que não possam falar mal de suas preferências.

Gargareja assim, porque pensa que um presideus pode tudo. Não respeitou ninguém. Foi grosseeiro até com a única mulher do palanque, Dilma Roucheffe-da Casa Civil e do governo.
Coisa de "babaca" - diria o próprio Lula para qualquer um, em qualquer momento, num palanque ou numa edição de segunda-feira do seu hilário e imperdível "Café com o Presidente".