O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de mar. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

RIPPA...

Esta rua é uma das três que formam o chamado Tridente que tem como cabo hipotético a Via Flamínia. As outras duas são a Via del Corso – a mais importante do Centro Histórico – e Via di Babuíno, esta última, entre as três, a mais chique pelo comércio que abriga.

A Ripetta tem o traçado de uma antiga estrada romana. Nela, lá na frente, se encontra o Mausoléu de Augusto, agora em fase de recuperação porque estava um lixo só.

Daqui pra lá, ou seja, do primeiro plano para o fundo da foto, chega-se a embaixada do Brasil na Piazza Navona em pouco mais de 15 minutos. À direita, caminhando cinco minutos, à direita, está o rio Tibre e à esquerda a Via del Corso.

Na Ripetta fica o pequeno comércio com restaurantes, bares, loterias, lojas de artigos de decoração, ferragens, as indefectíveis lojas de 1,99 e, claro, casas de loteria.

Aos poucos mostro mais coisas, nem tão turísticas assim, ou fora dos roteiros de pacote. Desculpem as falhas pois são tortuosos e imprevisíveis os caminhos e os corredores deste Sanatório.

Só mais uma coisa: houve um período no qual o papa da época cobrava pedágio para as meninas circularem na Ripetta pois estava o porto da Rippa. Pesquiso e depois digo o nome do papa. Sabe como é, neste Sanatório alguns remedinhos soltam a língua. (Carlos Eduardo Behrensdorf - de Roma).


RODAPÉ - Ei, Fontana Azzurra, esse papa não seria o Ney Ficha?!?