O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

3 de jan. de 2015

BENÇÃO DE VEÍCULOS

Padres capuchinhos realizaram nesta sexta-feira, uma sessão de benção aos carros no centro de Curitiba. Benzeram milhares de veículos durante a tarde inteira na capital do Paraná.

Então, perguntado por uma repórter de TV sobre o poder da benção, um dos capuchinhos foi muito claro: “A benção tem o poder da fé de cada um. Não adianta nada a benção se o motorista sair por aí a 120 por horas”.

Ah tá. Então para que a benção, meu dileto benzedor? Qualquer guarda de trânsito da esquina faz essa recomendação. Mas valeu a intenção.


O BICHO VAI PEGAR

Não pense que aquele cordial abraço de Lula em Dilma botou as coisas em pratos limpos, entre o criador e a criatura.

Ele sabe que ao defenestrar seus olheiros de dentro do Planalto e das portas de vários ministérios, sua campanha para voltar em 2018 ficou menos robusta.

Dilma não deu ouvidos às recomendações de Lula para formação do seu ministério. Lula é um mar de lágrimas enxutas. É que Dilma se apossou dos melhores pontos estratégicos ministeriais.

Isso é bom ou ruim? Tanto faz.

O que vai acontecer é que agora entre dilmistas e lulistas dentro do PT vai ser na base do “é nóis, ou é eles”. E o bicho vai pegar.

Lula é mais forte que Dilma, até por uma questão de precedência nesse jogo de poder pelo poder...

Dilma, no entanto, leva vantagem, porque já não tem mais nada a perder. Não é e nem pode ser candidata a president@ na próxima eleição.

NÃO SOMOS LADRÕES!

Gilberto Carvalho, confessando no ato de sua saída do gabinete de olheiro de Lula que ocupou no primeiro mandato da governanta Dilma, passando olugar para Berzoíni: “Não somos ladrões”!

E parou por aí mesmo. Não disse e nem desdisse se são, ou não são corruptos, mandantes de pecados mais capitais, ou carregadores de malas pretas, e de dinheiros nas cuecas.

Ele nem sequer repetiu Zé Dirceu – “esse é um governo que não rouba e nem deixa roubar”. Então tá; ficamos assim. E não se fala mais nisso. É que não apareceu ninguém por lá que lhe perguntasse, assim, na lata: - Nós, quem, cara pálida?!?.

EXPLORARAM VOCÊ

O comércio está prometendo descontos de até 70% no que chama de “Liquidação de Verão”. Na verdade, trata-se de uma compensação pelo fracasso das vendas de Natal.

Em todo caso, aproveite a ocasião. Tire a lasca que puder dessa turma que, na semana passada, estava lhe cobrando três vezes mais do que valiam as mesmas coisas que lhe está oferecendo agora.

CELIBATO
O celibato na Igreja até pode estar voltando à tona outra vez como tema de discussão. Mas não acaba.

A sacristia, joia rara da Mitra que abastece a arca do tesouro do Vaticano, não tem preço. É valiosa demais para virar herança de família. Até o doce, bondoso e despojado papa Francisco sabe disso.

Derrubado de vez o celibato, logo a Igreja teria mais herdeiros do que bispos, padres e seminaristas.

INCÊNDIO NA AUSTRÁLIA
Há três dias, terrível incêndio florestal apavora a Austrália. Vi as imagens na TV. Parecia até as queimadas daqui, ao lado das estradas do estado de Goiás.

SINCRETISMO BAIANO
Sincretismo religioso na Bahia é imbatível e inimitável. O baiano acredita em de tudo um pouco. E muito. Acredita um pouco menos no Edir Macedo do que no charuto e na fitinha do Senhor do Bonfim. Até hoje eles veneram o babalorixá ACM. Baianos, orai por nós.

AS MINAS DE LULA

Lula que não gosta de falar com a imprensa, pelo menos enquanto não sai a “regulamentação das comunicações”, ou a censura à liberdade de expressão, sonho que ele já retoma usando o Berzoíni como ponta-de-lança.

Então, preferindo falar com os blogueiros amestrados, ele disse ontem que “não sabe onde vai dar” esse novo mandato da sua, agora rebelde, governanta Dilma Coração Ambivalente. É o seu jeito de minar terrenos hostis.

PIRRAÇA
Lula fez pirraça na cerimônia da posse de Dilma por Dilma. Não arredou pé do seu lugarzinho ao lado de dona Marisa na antessala do Palácio do Planalto. Longe de estar em fase de La Vie em Rose, ele se recusou a ir até o Congresso Nacional ver, ouvir e aplaudir a fala de Dilma. Lula descarregou seu mau-humor na turma do cerimonial. Parecia até a Dilma nos seus piores dias.

PRIORIDADE
Em São Paulo, soberana do Sudoeste, 600 árvores caíram com as chuvas e ventos fortes dos últimos dias. Deve ser a natureza revoltada contra a seca sem precedentes no Nordeste. Inexplicavelmente, Dilma Coração Ambivalente ainda não sobrevoou nenhuma das áreas flageladas. També, nem é mais época de eleições. Ainda assim, o desfile para seis mil gatos pingados na Esplanada foi prioridade.

OUVIDOS MOUCOS
Lula não perdoa Dilma por ter colocado Gilberto Carvalho no olho da rua e colocado em seu lugar o gaúcho Miguel Rosseto na Secretaria Geral do Palácio. Ele ficou na ponta dos cascos porque a criatura lhe fez ouvidos moucos e não acatou também o nome de Pepe Vargas para as Relações Institucionais preferindo Ricardo Berzoíni que, um dia já faz tempo, foi um fiel escudeiro lulático.

PALMAS PARA UMA PÉROLA

Pode ser até que vocês não tenham se dado conta, mas os parlamentares enrolados na listagem do Petrolão irromperam em aplausos quando Dilma Coração Ambivalente declarou, no seu Improviso decorado, que “punições jamais poderão significar condenação prévia sem defesa de inocentes”.

Epa! Que pérola! Como assim “punições jamais poderão significar condenação prévia...”? Punição é condenação e vice-versa. Ou não?!?

Que droga, essa senhora tem uma pose para largar cada despautério... Ficou faltando, de novo, a piada do português que gosta de apito de índio.

QUEM PROTEGE A
PETROBRAS DO GOVERNO?!?

Dilma Coração Ambivalente defendeu, no discurso chocho da sua cerimônia de posse, a declinante Petrobras. Disse que vai protegê-la dos inimigos externos.

Mas foram os diretores que ela e Lula internaram na estatal que fizeram a Petrobras valer hoje no mercado pouco mais de um quarto do que valia quando começou o seu primeiro mandato do quarto governo Lula.

Quando ela subiu a rampa em janeiro de 2011, a Petrobras ocupava o primeiro lugar no ranking nacional das empresas mais importantes e valiosas do país.

Hoje perde para a Ambev, Itaú e Bradesco. Necessariamente nessa ordem. Quem há de proteger a Petrobras do governo Dilma Coração Ambivalente?!?

CHINESES PREVALECIDOS


Ei, ei... Agora foi a vez de Itaipu. Ela já não é mais a maior geradora mundial de energia. Foi superada pela usina chinesa Três Gargantas. Pelo visto, todas as gargantas bem mais saudáveis que as dos nossos governantes. 

Tão mais robustas e saudáveis que os responsáveis por Itaipu foram engolidos por Três Gargantas. Arautos do nosso governo já vão editar justificativa oficial: “Também, três contra uma só, não vale! É prevalecimento”.