O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de dez. de 2008

COISAS & LOISAS


NUNCANESSEPAÍS

Lula, não demora nada, vai chegar aos 99,999% de aprovação popular. Nuncanessepaís, porém, chegará aos 100%. Ainda que eu jamais tenha sido ou venha a ser entrevistado, posso garantir e dar como líquido e certo, sem margem de erro, esse único por cento.

ENTRELINHAS - Entrevista com o Datena não vale. Lula pode chamá-lo de Faustão.

ESPELHO MEU
Ibope e Sensus mostram aprovação recorde a Lula. A aprovação pessoal a Lula chegou a 83,5%... E vai subir mais ainda. Só a oposição não vê que se trata de puro reflexo. Não há imagem no Brasil – nem no mundo – que apareça mais em rádio, televisão e jornal do que a de Lula. O tempo todo, o dia todo, o ano todo, o governo inteiro. Até quando ele não fala, os que falam, falam nele.

MONA LISA
Para o número de suas aparições, Lula praticamente não dá entrevista. Se ele chegou a dar alguma neste glorioso 2008, não passou de descuido. São raras e sempre muito oportunas. Afora aquela troca de idéias com um porta-saco da assessoria de imprensa do Palácio, sempre às segundas-feiras, quando o presidente toma café com ele mesmo, o que sobra é tudo declaração e comunicado oficial: Lula diz o que quer, como quer, quando quer, para quem quer, aonde quer, porque quer e nada responde, porque nada lhe é perguntado. Lula é um artista. E já que o é, vale a analogia: um quadro qualquer de um desses pintores mambembes que tivesse na mídia um único e extraordinário décimo da exposição de Lula, seria mais conhecido que o sorriso de La Gioconda, de Leonardo da Vinci – que, para efeitos de pesquisa popular, atende pelo apelido de Mona Lisa. O quadro, não o Leonardo.