O medo
31 de mai. de 2009
BRINCANDO DE AVIÃOZINHO
FICA EM CASA
VELHA RECEITA DE CRIME ORGANIZADO
Por trás da moita, exercitam suas forças submersas que aparecem em forma de guerrilha urbana, rural e narcoguerrilha, drogas, armas, jogatina, criminalidade patrocinada, violência e medo.
Este é o diagnóstico de um governo que, de corpo inteiro, está contaminado pelo vírus mortal do crime organizado. É a própria sociedade do crime organizado. Máfia de cores nacionais.
30 de mai. de 2009
GANDAIA, TEU NOME É PAC
O DIA DO FICA
HIPOCONDRIA POLÍTICA: LULA É MENOS INDIGESTO
Há também uns panos-de-prato que andam se esfregando por aí, mas que não deixam nada em pratos limpos nessa conversa que já chegou na cozinha. O terceiro mandato está cada vez mais quente, apenas aguarda a ordem do chef para ser servido com toda pompa e circunstância.
CABEÇADAS DE PRÉ-FRIO
A SAÍDA DE CARLOS MINC
Minc garante que não colocou "a faca no pescoço" de Lula, mas acha que "alguém solapar a própria posição do governo é a casa da mãe joana".
Como se vê o ministro do Meio Ambiente está sozinho...
Sem ambiente.
Só lhe resta uma saída, pedir socorro ao Kung Fu.
David Carradine já mandou avisar: - Só vou se ele parar de usar aqueles coletes ridículos.
29 de mai. de 2009
LIVRO PARA SER OUVIDO... E BEBIDO
O texto, com trilha sonora, música incidental e sonoplastia, começa a ser gravado (narrado) nos estúdios da Editora Livrosonoro, em SP, empresa pioneira no formato audiobook, no segmento Educação e Cultura, onde já editou clássicos como Machado de Assis, José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Gil Vicente, Eça de Queiroz, Alberto Caieiro, Jorge Amado, Hans Christian Andersen, Conan Doyle, Mahatma Gandhi, e os contemporâneos Elizabeth Gilbert, George Gamow, Moacyr Scliar, Rubem Fonseca, Marcelo Rubens Paiva, entre outros.
Em julho, o CD com o texto em português estará nas lojas e no site da Livrosonoro. Antes do final do ano, a versão em inglês será distribuída para diversos países. Os audiobooks são muito populares na Europa e EUA e começam a ganhar mercado entre nós, onde o formato mp3 vem se popularizando, pois mantém a boa qualidade de som, de forma compactada, e pode ser ouvido na caminhada, na ginástica, no carro, no ônibus, no metrô. Nos EUA, de cada 100 livros vendidos, 15 são audiobooks.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________Marcelo Câmara (Marcelo Nóbrega da Câmara Torres) Jornalista, escritor, editor e consultor cultural.- Consultoria em Cultura, Direitos Culturais, História, Folclore, Artes, Música, Bossa Nova (História real, não oficial), Newton Mendonça, Ipanema, Angra dos Reis, Paraty, Baía da Ilha Grande, Comunicação Social e Cachaça.- Trabalhos de revisão e editoração.- Consultoria Legislativa.e-mail: ilhaverde@ilhaverde.netweb sites: www.ilhaverde.net e www.pingadeparaty.comCidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
JOGO POLÍTICO
DA REUTERS NO JB VIRTUAL
Rodrigo Viga Gaier, REUTERS
Durante a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na favela de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu da plateia gritos de apoio ao terceiro mandato e à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata à sucessão do presidente em 2010. O público, formado por cerca de mil moradores da comunidade, entoou os coros "Fica, fica, fica (Lula)" e "Dilma, Dilma, Dilma".
- Espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta - disse Lula, em resposta aos gritos da plateia.
Mais cedo, o presidente Lula afirmou em seu discurso que estava cansado dos pedidos por mais recursos vindos do governador do Rio, Sergio Cabral Filho (PMDB), e do vice-governador, Luis Fernando Pezão.
- Ele e o Pezão, quando vão a Brasília, eu estou fechando a minha sala e estou dizendo não estou mais lá, só volto em dezembro de 2010 entregar o mandato para outra pessoa - disse Lula. Dilma também agradeceu o apoio popular.
- Gostaria de agradecer a solidariedade e a força que vocês têm me dado - disse.
O presidente Lula reiterou que as famílias mais pobres são prioridade no seu governo devido ao descaso de governos anteriores. Lula afirmou que as obras que estão sendo realizadas no país mostram que o Brasil pode mudar para melhor.
- Esse país pode ser diferente se a gente aprender a não eleger mais vigaristas. Tem que eleger pessoas com compromisso com o povo e que não tenham medo de pegar na mão de um pobre ou abraçar um negro.
ENTRELINHAS - Peralá! Só um pouquinho: como assim esse negócio de esperar que "a voz de Deus esteja correta"?!? Como assim, cara-pálida, está esperando mesmo o trimandato?!? Outra coisa: se é mesmo pra "não eleger mais vigaristas", então nem precisa mais eleições daqui pra frente nesse país.
RODAPÉ - Enfim, uma foto revela por que Dilma nunca aparece de corpo inteiro.
PAGÃO ESCATOLÓGICO
GRIPE LULÁTICA
NEGLIGÊNCIA & CONIVÊNCIA
RODAPÉ - Das duas, uma: negligência ou conivência. Ou as duas... Você decide.
SOMOS TODOS IGUAIS...
DESMORONOU O TERCEIRO MANDATO
RODAPÉ - Desde que Fernando Henrique Cardoso deu esse golpe, plagiando a prorrogação de Sarney, não se pode estranhar que hoje isso tenha virado mania de politiqueiros nacionais. O que se estranha é que Lula não tenha dito ainda que "esta é mais uma herança do governo FHC". A bem da verdade, Lula disse até que nem queria e coisa e tal. Quem tem um olho para Dilma e outro na PTrobrás, não precisa se preocupar com isso.
RUMO A LUGAR NENHUM
28 de mai. de 2009
TIQUITITO, PERO CUMPLIDOR!
CPIada da PTbrás
MÃE DESNATURADA
MENOS, MEU REI, MENOS...
Os dados do censo da educação básica mostram que 27% dos professores de quinta a oitava série não têm diploma de ensino superior com licenciatura, habilitação legal exigida para dar aula a esses estudantes.Segundo o censo, que aponta pela primeira vez dados individuais dos mais de 1,8 milhão de docentes nas escolas públicas e particulares do Brasil, 0,8% do total de professores estudou apenas até a oitava série. Esses profissionais dão aula a cerca de 600 mil alunos (1% das matrículas).
DE JOELHOS, OUTRA VEZ
27 de mai. de 2009
OLHA SÓ OS BABACAS!
RODAPÉ - Claro que os babacas somos nós. Eles, de babaca, não têm nada.
26 de mai. de 2009
LULA, CHÁVEZ & IDOSOS DE RUA
Enquanto Lula repassa, lá na Bahia, dinheiro público - mais de U$ 4,5 bilhões - para o rufião latin lover Hugo Chávez - gigolô preferido dos cofres continentais, mantém o veto à lei que concederia 16,67% de aumento para o salário dos aposentados, desde 2007. Sobre isso, veja o que a Agência Senado assistiu esta manhã na Comissão de Direitos Humanos da Casa do Polvo:
Se o Brasil não se apressar, teremos "idosos de rua", diz gerontólogo social.
Redação Agência Senado
Participando agora de audiência pública, João Batista de Medeiros, que é gerontólogo social, afirmou que o envelhecimento da população brasileira acontece de maneira tão rápida, que, caso esse grupo da população não receba a devida atenção social e de assistência à saúde, o país terá, neste terceiro milênio, "idosos de rua".
O especialista, que participa de audiência conjunta realizada pelas comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS), informou que, apesar de os idosos representarem 23 milhões de brasileiros, não estão tendo a maioria de seus direitos, previstos pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso, respeitados.
Antes de Medeiros, falou a médica geriátrica Elisa Franco de Assis Costa, que enfatizou a necessidade que têm os idosos de um olhar específico e direcionado por parte do sistema público de saúde, porque, nessa fase da vida, os problemas de saúde se intensificam muito.
Elisa, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), explicou que essa condição, comum ao Brasil e a todos os países do mundo, e apesar de ser mais ou menos óbvia, precisa ser sempre lembrada. A doutora falou ainda que a maior mortalidade dessa faixa etária ocorre nos hospitais e em pacientes idosos do sexo masculino.
RODAPÉ - São mais de 23 milhões de aposentados no Brasil. Todos fortes candidatos à próxima sacada do governo, a Bolsa-Idoso de Rua.
CPIada da PTbrás
NEM BUSH, NEM OBAMA... HILLARY!
O APOSENTADO RE/VIVE
Ficou acertado com Temer que, em junho, tão logo sejam votadas as medidas provisórias (MPs), serão colocados em votação o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/07, que estabelece uma política de valorização do salário mínimo de 2008 a 2023 e que pode vir a atrelar o reajuste das aposentadorias aos aumentos do mínimo, além do PLC 3.299/08, que extingue o fator previdenciário , originário do Senado e da autoria de Paim.
Com a intermediação de parlamentares, os aposentados acertaram, ainda, com Temer, que no dia 8 de julho será realizada uma sessão do Congresso Nacional para o exame dos vetos presidenciais considerados polêmicos, entre os quais o que impediu a extensão do reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006 a todas as aposentadorias e pensões.
- Os dois mil aposentados avaliaram que era melhor colocar em votação os dois projetos em junho, para em seguida proceder o exame dos vetos, dando um mês de prazo, período em que vão se mobilizar ainda mais. A firmeza e o entusiasmo desses senhores de cabelos brancos me animam a continuar lutando - disse o senador.
Paim fez questão de homenagear o presidente do Senado pela sua disposição em colocar os vetos em exame o mais rápido possível e esclareceu que a ideia de esperar pela apreciação dos vetos mais tarde foi dos próprios aposentados.
Da Redação / Agência Senado.
REVOADA INÚTIL
Lula, a essa altura está todo furado: de nada adiantaram até agora suas visitas a Venezuela, Bolívia, Argentina e por aí afora e adentro... Perdeu petróleo, perdeu gás, pagou dobrado pelo que importa e exporta para o país dos Kirchners. Lula voa por voar. Para se exibir e fazer as duas coisas que mais gosta: discurso e nada mais. Mais do que Ellen perder a vaga para o advogado mexicano Ricardo Ramirez, o candidato de Lula para o lugar de Ellen no STF o advogado Zé AntônioToffoli - advogado-geral da União, perdeu a vaga que seria deixada pela proba magistrada no Supremo Tribunal Federal.
Com essa, Toffoli vai ter que esperar mais um ano para pegar a boca. Já não será a de Ellen Gracie e sim a cadeira de Eros Grau que deixa o togão por tempo de uso. Mas, ele sabe que o futuro a Deus pertence. E até lá Deus - exausto, coitado - já pode ter desistido de ser brasileiro.
A derrota do Brasil em Genebra veio em razão justamente do que Lula pensou que vinha conquistando até agora: a amizade e o prestígio junto aos presidentes dos países que andou revoando esse tempo todo. Nos últimos dias - se achando - Lula desfechou uma blitz telefônica mundial e pediu a indicação de Gracie. A mendicância lulática irritou os mexicanos que foram só até aonde tinham que ir, à OMC. Pediram que fosse levado em conta no momento da escolha o critério do conhecimento técnico. Ellen Gracie passou pela desconfortável humilhação de ser considerada ignara na matéria.
Lula agora e, como sempre, faz de conta que não foi ele e troca de assunto por um dos seus chavões: -Ah, aquela vaia lá na Bahia, foi o aplauso dos que não gostam...