O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

3 de nov. de 2008

DOSE GENÉRICA
Moisés Pereira

FLANELINHA

Nesta fórmula consagrada do Campeonato Brasileiro de futebol, por pontos corridos, temos este ano um desfecho muito equilibrado e emocionante. Na disputa do título cinco times ainda lutam com esperanças de conquistar o caneco e principalmente assegurar vaga para a Libertadores de 2010.
Por outro lado, nas últimas posições, quando faltam cinco rodadas para o final, sete equipes continuam ameaçadas, e a rigor não dá para afirmar que já tenha algum clube rebaixado. Em temporadas passadas tivemos os campeões consagrados ao longo da competição e poucas vezes ameaçados pelos escudeiros que se revezavam ocupando as vagas do torneio continental. A exceção foi em 2005 quando houve jogos anulados e o título do Corinthians foi discutido até pelo seu ex-presidende réu confesso de ter comprado o título.
Em 2008 coube ao Grêmio, surpreendentemente, liderar a competição durante 18 rodadas, e ninguém liderará por tanto tempo o campeonato. O São Paulo, atual líder, pela primeira vez chega nesta posição, e chega no momento decisivo, em rítmo ascendente, pintando como favorito. É certo que o equilíbrio no campeonato continua o que é justificado pela constatação de que não há uma grande equipe no nosso futebol, pelo contrário a distância entre os extremos , tecnicamente, não é significativa. A frase mais ouvida no momento é de que "o campeonato está em aberto".
Neste perde e ganha onde não há previsões se confirmando penso que, embora o São Paulo seja o favorito da hora, alguma surpresa ainda pode estar por acontecer. Ao Grêmio que, como zebra, liderou por tanto tempo, resta a façanha de manter a vaga na Libertadores e o consolo de ter guardado a vaga, como um bom flanelinha, para quem realmente fizer por merecer. (Moisés Pereira - Porto Alegre).