O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

8 de nov. de 2008

SABATINA

SEGUNDA É DIA
Quando, por uma dessas eventualidades, Lula está aqui pelo Brasil, a coisa de que mais gosto é ouvir o Café com o Presidente. Segunda-feira é dia. Vou me ligar no rádio. Afinal, a vida não é só trabalho; a gente também precisa se divertir.

DURA LEX
A Justiça, enfim, foi dura com Daniel Dantas. Vendo-o atrás das grades, dirigiu-se a ele e bradou: - Rua! Você agora vai pro olho da rua! E ele foi. Já anda por aí...

MARIONETE DE LUXO
O poder de Dantas é também a sua fraqueza. Para fazer tudo de bom que sempre fez foi obrigado a obedecer aos grandes senhores da República. Sem o aval e o amém dos maiorais, jamais chegaria a tanto. Agora Dantas é refém da história oficial. Continua forte pelo poder dos outros. Detém, na verdade, a força invisível dos Intocáveis, a polícia americana justiceira que estava acima da polícia e da justiça.

PROTÓGENES
O delegado que algemou Dantas, Nahas e Pitta e que agora virou alvo fixo do governo invisível – com o beneplácito de genros e outros parentes ou afins – desabafou sob o peso de mais uma devassa na sua vida: “O poder desse bandido, Daniel Dantas, já chegou ao extremo nesse País”. O que será que ele quer dizer com isso?!?

SORRIA, MEU BEM...
A cesta básica subiu em até 8 por cento; subiu o preço do arroz, do feijão e da carne: subiu a mensalidade nos colégios; subiu o aluguel, o preço dos imóveis, dos carros; dos artigos pra presente; tudo subiu nas prateleiras do supermercado; os planos de saúde estão pela hora da morte; custam mais os ingressos do futebol e do cinema... E vamos ter ”um Natal extraordinário”!?! Lula e Mantega têm tudo para sorrir. Melhor: para rir a bandeiras despregadas.

FUSÃO
Você está feliz da vida com essa fusão do Itaú com o Unibanco: devia para os dois; agora deve para um só.


O CARA
O cara ainda nem sentou na cadeira do Salão Oval da Casa Branca e Lula não pára de encher a bola de Barack Obama. Eu só quero ver quando Barack se acomodar por lá e começar a bancar Obamba.

O SUPER-PODER DA PALAVRA
Falando sobre a crise e suas conseqüências, Lula foi explícito e incisivo, como sempre: “Antes a gente tinha as maiores relações econômicas e financeiras com os Estados Unidos e com a União Européia, agora as nossas maiores relações são aqui mesmo, com o nosso continente; com o México, com os países latino-americanos...”! É nesses momentos que Lula abre mão da Presidência da República, para ser o super-herói latino, capaz de numa simples frase deslocar o eixo do globo terrestre: tirou os Estados Unidos do continente americano. Só não disse aonde colocou o país do Tio Obama.

ESTILO
Sei, não... Mas se Obama quiser mandar no mundo, Lula já vai avisando bem ao seu mais otimista estilo: “Vai quebrar a cara”!


EL SOMBRERO
Deu no Estadão e em todos os jornalões do mundo: “Obama quer fazer história também em Cuba”. E deu mais: “Novo líder quer facilitar viagens e envio de dinheiro para a ilha”. Quer dizer: logo, logo estaremos cantando e dançando boleros em Havana.