O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de nov. de 2008

L'OSSERVATORE PIANÍSSIMO
Carlos Eduardo Behrensdorf


MAROLA, MAROLINHA, VAGALHÃO!

Como já era esperado, a Europa começa a sentir os efeitos da “marolinha” gerada pelo destempero norte-americano a tal da chamada economia de mercado. Há, inclusive, um movimento ainda não muito conhecido para mudar o nome da Wall Street para Street 171. Realmente, uma boa sugestão.

No que se refere à Itália, a União Européia informa que o país vive a chamada recessão técnica que determinará um índice zero de crescimento. Estes fatores conduzem a uma posterior perda de produtividade.

No Brasil, nunca antes nesse país uma marolinha virou onda para ministros das áreas econômica e do planejamento. O da Fazenda, Guido Mantega, sugere ao Congresso não conceder aumentos ao funcionalismo público. O do Planejamento, Paulo Bernardo, diz que não é bem assim, vale o que está escrito. O presidente Lula falará – se é que ainda não falou – após regular o fuso horário.

Falando em fuso horário, Lula chegará Roma este fim de semana para uma visita oficial a Itália. Só para que os internos e futuros pacientes declarados deste Sanatório fiquem mais nervosos, informo: a visita de um chefe de estado a Itália – no caso, Roma – mobiliza no esquema de segurança cerca de dez mil homens (e mulheres também, é lógico).

LEONARDO DA VINCI

No domingo, mesmo com preguiça, visitei no complexo da Igreja de Santa Maria do Povo a sala do Bramante, da Galeria Agostiniana, a exposição O Gênio de Leonardo da Vinci. A boca ficou mais aberta do que o habitual, de fazer inveja a um jacaré...

Lá estão os resultados da curiosidade, busca, criatividade e genialidade de um ser humano chamado Leonardo. Quem visita vê asa delta, bicicleta, máquina para testar o desgaste de peças com o atrito, metralhadoras, canhões, equipamento para respiração artificial, pára-quedas, salva-vidas como os de hoje, esqui para caminhar sobre a água, pedalinho e muita coisa mais.

Quando terminar de ler este blábláblá, aproveite melhor o seu tempo e leia coisa séria! Pesquise no site de sua preferência e veja quem foi Leonardo da Vinci. Depois me diga alguma coisa.
Passe bem, obrigado, e às ordens!

SINOS
Em Roma, no sábado, tivemos o feriado do Dia de Todos os Santos. As igrejas tocaram várias vezes os sinos chamando os fiéis. Uma melodia que ecoa nos campanários das igrejas do centro histórico. Fico pensando na festa sonora do anúncio de um novo papa. (Carlos Eduardo Behrensdorf - Roma, La Nostra Fontana Azzura).