O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de dez. de 2014

PRESO, O PRESIDENTE DA OAS
SÓ PENSA NAQUILO

Com a Síndrome da Valentia de Zé Genoíno, o Papagaio do Araguaia, o prisioneiro provisório, Zé Aldemário Pinheiro Filho, presidente da empreiteira OAS, só pensa naquilo: delação premiada.

Leo Pinheiro, como é conhecido nas altas rodas do mais baixo mundo da propina institucionalizada, desde que foi preso passa chorando, deprimido e com uma vontade louca de bater com a língua nos dentes.

Ele quer contar tudo que sabe, para pegar uma cana mais leve. Se abrir a boca, ele até pode escapar, mas vai enfiar o pé na base do castelo de cartas marcadas.

Isso é bem do tamanho do jeito de agir do babalorixá Antonio Carlos Magalhães, o temido ACM da Bahia de São Salvador, terra do Nosso Senhor do Bonfim.

Todo o poder de ACM se baseava no medo que as ameaças de mostrar os dossiês provocavam nos seus desafetos. De dossiê em dossiê, o político baiano comandava a massa e balançava a pança.

Ao revelar-se um dedo duro em potencial, Leo Pinheiro desenha o perfil de seu caráter de alcaguete; traça o que é integridade moral para a pandilha de sevandijas com a qual sempre fez os melhores e mais rentáveis negócios. Mas ele não é nada do que os seus parceiros de falcatruas também não o sejam. Uns merecem os outros nesse cartel de usurpadores dos cofres públicos.