O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de ago. de 2010

Brasil de segunda

CUIDADO!
Você está prestando atenção apenas na disputa polarizada entre a postulante Dilma e o desestimulante Serra. Dessa competição você não tem como se sair bem. Paciência. Há o perigo iminente de você se dar mal também na eleição para governador. Ligue-se, você pode ser um dos que vai desencapar o fio para o desastre do seu estado. A maior ameaça, no entanto, está na escolha dos deputados, senadores e seus desvotados suplentes. Não esqueça que a maioria no Congresso é que bagunça o Brasil. Depois não se queixe da volta da CVPMF, o imposto de achaque ao cheque; não reclame dos índices ridículos de aumento de salário; não fique resmungando porque voltou à censura e a perseguição à liberdade de expressão. Não dê um pio. Você merece. Aquele riso deles nos cartazes de propaganda não é para você; é de você. Cuidado!

DIETA
Estamos a pouco mais de trinta dias das eleições e Zé Serra continua de regime. Não demonstra o menor apetite para ser presidente do Brasil. Limita-se a engolir as doses de marketing da campanha de Dilma e suas promessas de fazer em quatro anos o que Lula não fez em oito. Ao invés de virar a mesa e colocar tudo em pratos limpos, prefere ficar à míngua.

VERSÃO
Zé Serra nesta campanha parece a versão desmilinguida de Ronaldo Fenômeno no Corinthians. Acha que entrar em campo e jogar só por jogar já é o bastante.

LIGA PRA MIM
Afinal, o que é mesmo que está acontecendo? Lula ainda não foi até aquela mina chilena para salvar os 33 trabalhadores soterrados. Nem sequer detonou a presença da Nasa no local. Nenhuma mensagem; nenhum e-mail; nenhum bilhetinho; nenhuma ajuda humanimonetária... Parece até que as relações com o Chile nunca mais foram as mesmas depois que o conservador Sebastián Piñera assumiu a presidência...

O ESTILO
Político acredita até nas pesquisas que ele mesmo manda realizar. Agora que alcançou o empate de 36% a 36% com Joaquim Roriz no Distrito Federal, Agnelo Queiroz adotou o mais puro estilo PT de fazer campanha. Disse ontem e não mandou dizer que "Roriz é o político que mais responde processos criminais no Brasil. Se há alguém que deveria estar na cadeia é ele". Tudo bem. Há um pouco de exceção nisso aí e muito de verdade também. A exceção é que a turma toda do Arruda e a "quadrilha" dos 40 mensaleiros de Dirceu também já deveriam estar atrás das grades. Isso Agnelo não disse, limitou-se à verdade que cabe em Roriz. O que há de didático nisso tudo é o estilo de fazer campanha. A turma do Zé Serra, ainda não aprendeu.

INDA QUE MAL PERGUNTE
Zé Serra nem precisaria chegar a tanto, mas umas perguntinhas de vez em quando não fariam mal a ninguém. Ele até pode nem ser curioso, mas muita gente gostaria de saber coisas assim: de onde vem essa amizade com Sarney? Que paixão é essa por Fernandinho Beira-Collor? Já comprou gado de Renan?

Cadê Dirceu e seus 40 mensaleiros? Qual é o próximo dossiê? Qual é mesmo o seu salário, minha senhora? Quando foi seu último concurso público para conseguir emprego? Que fim levou sua lojinha de bugigangas "Pão & Circo" lá em Porto Alegre? Quanto ficou no fundo do cofre da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, quando a senhora resolveu abandonar o governo Alceu/Neuza Collares? E o que foi que restou da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio depois de sua passagem por lá naquele mesmo governo? Essa gente é mesmo "irresponsável e louca"?!?
Por que a senhora abandonou a Diretoria Geral da Câmara Municipal da capital gaúcha, nomeada pelo então vereador Valdir Fraga, antes de terminar seu prazo de contratação?

O que a senhora nos diz da sua atuação na Secretaria de Minas e Energia, onde e quando resolveu incentivar a criação da Térmica Gaúcha, em Montenegro? É verdade que os sócios - CEEE, do governo estadual; Ipiranga; Petrobrás - quebraram a usina antes mesmo de começar e tomaram um prejuízo de R$ 100 milhões? Sim, ou não?

Quantos votos a senhora teve na última eleição? Seu tratamento linfático foi pelo SUS? É bom ser conselheira da Petrobras? O que é mesmo "controle social da mídia"? Você sabe quem é Antonio Palocci? Conhece bem o Zé Eduardo Dutra? Cadê o PAC? E o Fome Zero? Você conhece o Lulinha? E o Vavá? Você é casada, tem filhos? Como foi que a senhora inventou o Bolsa-Família? Traduza por favor, em linguajar popular, esse último pronunciamento que a senhora acaba de fazer.

Quem não tiver curiosidade bastante para saber dessas coisas, não tem perfil nem têmpera para ser candidato à Presidência da República do quinto maior país do mundo em extensão territorial e forte candidato a ser o campeão mundial em chifrudos políticos por metro quadrado.

PAPAPINHA DA VEZ
Essa onda de violação de sigilos que o governo Lula banaliza e a postulante Dilma desdenha como armação de dossiês contra tucanos e outros adversários de somenos importância, vai ser esclarecida. É só uma questão de tempo. Tempo para pensar. Para pensar em quem deve cair a culpa. O Serpro é a papapinha da vez para cair na boca do Leão da Receita.

A MARCHA
Zé Serra, mais do que ser presidente, gosta de ser candidato a presidente. Isso ele pode garantir a cada quatro anos. Pelo sorriso que ostenta, já não tem muito tempo para isso. Daqui a quatro anos, mesmo nessa marcha-lenta de hoje, o corpo-a-corpo vai ser uma grande aventura. Vai ser marcha-ré.

IGUAIS
Pelo visto, o tucano Zé Serra assim como o PMDB, não gosta de ser presidente. Deveria voar para os postes peemedebistas. Assim, ficaria sempre pousado no poder, sem o compromisso de ser presidente, mas aninhado num bando com plenos poderes, inclusive para dissimular que critica os governos.

TESOURÃO
Franklin Martins - o Homem da Tesoura, quer "democratizar" a informação no país. Quem da mídia brasileira teria se queixado de falta de democracia para ele?!? Não se conhece nenhum caso de azia, na comunidade do jornalismo independente e opinativo.

QUIUSPARIU
Chamar hipócrita e deslavadamente a censura de "controle social da informação" é um eufemismo tão safado quanto aquele que se usa quando se manda um filho dessa e daquela ir pra planfa que o lamblanfa.

O VINGADOR
Quanto mais chamarem esse ministro contador da História Oficial de dedoduro, alcaguete, censor, Homem da Tesoura, Tesourão, mais ele ficará à vontade para consumar seus instintos de vingador dos guerrilheiros urbanos e do Araguaia. Enquanto a midia inteira não disser apenas o que ele quer que seus chefes ouçam, ele não descansa.

MAIORIA ESMAGADORA
Se os brasileiros elegerem em outubro a maioria que o próximo governo quer ter no Congresso, a Mulher da Tesoura reinará absoluta para cortar fundo a liberdade de expressão, forma mais antiga de aprisionar o pensamento. Eles só estão esperando as melancias se acomodarem na carroça. Ao invés de atirarem pérolas aos porcos, jogarão a lavagem que estão preparando.

O EXEMPLO
O vírus da corrupção não foi descoberto durante o governo Lula; foi apenas reviogrado. Foi inoculado na população e virou caso fisiológico para a nação: o corpo só faz o que a cabeça manda.