O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de mai. de 2010

Com Todas as Fichas

INFRATOR CONTUMAZ

Luiz Inácio Lula da Dilma está de novo sob os desejos de juizes que resolveram mais uma vez aplicar-lhe uma multa de R$ 5 mil. Seu cargo de cabo eleitoral já está dando prejuizo. Além disso, a condenação sujou mais ainda a sua ficha. Lula é tri-reincidente. Infrator contumaz da lei que trata de eleições no país.

O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que seu discurso, outro dia, na inauguração de prédios na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Cururi, em Teófilo Otoni (MG), foi claramente favorável à pré-candidatura da então ministra Dilma. Adivinhe quem vai pagar a conta.

ERRO MATERIAL
Outro que para o TSE não é mais ficha-limpa é o Instituto Sensus. O tribunal aplicou-lhe multa por por não ter respeitado o prazo de cinco dias entre o registro de uma pesquisa eleitoral e sua divulgação.

Mas não é simples assim. A questão de prazo teve tudo a ver com o período de programação de TV e outros meios de formação de imagem. Uma coisa mais ou menos balançaria o coreto da outra. Pesquisa divulgada no dia 13 de abril apontava empate entre Zé Serra (32,7%) e Dilma Rouchefe (32,4%).

E teve mais ainda: o Sensus registrou pesquisa de intenção de voto para a sucessão presidencial, mas indicou como contratante um sindicato, o Sindecrep que, na realidade, não encomendou o trabalho. Dias depois, o instituto corrigiu o erro e afirmou no TSE que o verdadeiro contratante era o Sintrapav - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de SP.

Sobre isso, o instituto alegou que houve um erro "material" na hora do preenchimento das fichas. É que os dois sindicatos ocupam o mesmo local de trabalho.

Se o Sensus não consegue diferenciar alhos de bugalhos na hora de indicar seus parceiros, imagine o que não faz quando precisa temperar adversários políticos com seus contratantes.

EM FICHA PRÓPRIA
Dê um palpite aí sobre as razões pelas quais o ex-tucano Romero Jucá hoje líder do governo Lula, não quer, nem a pau e nem que a vaca tussa, que o projeto Ficha Limpa entre na pauta de votações. Há quem diga que está advogando em ficha própria. (Foto: Waldemir Rodrigues/AgSenado)