O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de mar. de 2016

LULA NÃO VAI PRESO E FICARÁ A
IMPRESSÃO DE QUE ELE GANHOU

Tá, outro dia levaram Lula em condução coercitiva para depor na sede da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. Eu até gostei. Mas foi um troço tipo assim meio Cazuza: exagerado.

Agora, o Ministério Público pediu à 4ª Vara Criminal de São Paulo a prisão preventiva de Lula. Eu até gostei da ideia. Mas houve precipitação.

É que a preventiva deve ser pedida por quatro razõe: 1) garantia da ordem econômica; 2) conveniência da instrução criminal; 3) assegurar a aplicação da lei penal (possibilidade de fuga); 4) garantia da ordem pública. Este último item é que estaria embasando a petição dos promotores, dadas as recentes bazófias de Lula com relação aos seus exércitos de baderneiros.

Mas, isso já passou. Lula se amedrontou e parou com as bravatas. A juíza não vai acatar o pedido. E vai ficar parecendo que, com Lula, o buraco é mais embaixo. Vai parecer que ele saiu ganhando nesse início de quebra-de-braço.

Em todo caso, eu continuo torcendo para que, uma dia, na hora certa, Lula seja preso. Não por mera antipatia ou birra; espero que ele seja preso pelo que vem causando a esse país e de maneira tão insistente e dissimulada que, a gente tem que conviver com essa espera injusta e já demorada demais.

Consola-me saber que o vírus da Lava Jato está, picadura a picadura, contaminando de morte a República do Petrolão. A luta continua, meus camaradinhas!

PEDIDO REVELADOR
Por precipitado e açodado que tenha sido o pedido de prisão preventiva de Lula, o fato me reforçou a convicção de que é nessas horas que Lula é 5% de Getúlio Vargas, o Simpático Ditador e 95% de Fernandinho Beira-Collor. Não, não tem nada de JK; só um pouquinho do caudilhismo de Brizola.

NEM NAS ENTRELINHAS
Sabe o que foi que me deixou com um pé atrás naquela "coletiva" de ontem dos promotores paulistas? Eles não terem falado, em momento algum, no pedido de prisão preventiva de Lula. Bolas, era a notícia principal e eles não a deixaram sequer nas entrelinhas. Gosto mais do jeito Lava Jato de dar entrevistas.

AH, O SÍTIO
Tá bem, já tem gente que até acredita que o sítio de Atibaia é dos amigos dele, mas Lula vivia visitando a adega que, há bom tempo, ele descobriu que tem por lá.

MEDROSO
Coragem é uma das virtudes que Lula mais gosta de alardear em seus discursos e suas palestras bem-remuneradas. É justamente a virtude que ele perde nos momentos de perigo,por pequenos que sejam os riscos.

ENFIM, SINCERIDADE
Ontem, na saída daquele café da amanhã com Renan Calheiros et caterva, pela primeira vez eu percebi um sinal de sinceridade na cara de Lula: medo.

DISQUE SOLIDARIEDADE
Zé Dirceu mal pode esperar pelo momento da prisão de Lula. Precisa lhe devolver um telefonema solidário: "Tamo junto nessa, companheiro!".

REVISTA E CIGARRO
Os promotores garantem que juntaram ao pedido de prisão preventiva de Lula uma maçaroca de provas testemunhais e documentais. Rui Falcão, genial como sempre, profetizou: "confio que a juíza da 4ª Vara Criminal de São Paulo não vai acatar o pedido de prisão preventiva de Lula". Bem, a juíza pode negar a prisão por qualquer outra razão, mas se fosse por falta de provas e documentos, pode deixar que amanhã mesmo o Rui Falcão já estará levando revistas e cigarro para o Lula passar o tempo na sua doce vida de cárcere.

EFEITO DOMINÓ NO MINISTÉRIO

E então não vai ter golpe. É que o golpe está saindo do Palácio pra fora. A equipe da Dilma analisa botar Lula na Casa Civil e mandar Jaques Wagner para a pastacoada da Justiça.

Claro que não é por meritocracia; é por pura e criminosa cumplicidade.

E então, vai se dar o seguinte: se Lula tiver a hombridade de aceitar, na próxima semana Dilma Vana nomeia dona Maria Letícia para o Ministério Minha Casa Minha Vida; o Lulinha vai ser nomeado para a rentável pasta das Comunicações e o Luiz Cláudio também Lula da Silva, vai para o Ministério do Esporte. A Lurian, aquela do dedo em riste, vai enfiar a mão no Ministério A Bolsa ou a Vida. E assim, sob efeito dominó, caminha a humanidade.

CARGO DE CONFIANÇA
Nem tudo está perdido, meus camaradinhas! Foi na Casa Civil que Zé Dirceu acabou promovido a ilustre e permanente inquilino do Complexo Penitenciário da Papuda.

RESUMO DA ÓPERA BUFA
Uma vez concretizada a manobra que começa pela Casa Civil da Presidência da República:

1) Lula só virou ministro para escapar da prisão;
2) Lula será mais um péssimo ministro;
3) Lula salva a própria pele e abandona a família aos caprichos da sorte;
4) Dilma consagra-se como cúmplice;
5) Dilma revela-se não apenas cúmplice, mas articuladora de uma descarada burla à lei;
6) Dilma usa o cargo republicando para obstruir a Justiça, crime idêntico ao de Delcídio Amaral;
7) Lula e Dilma já não conseguem mais esconder seu profundo desprezo pela ética e pela moral;
8) A crise brasileira é só para trabalhadores honestos, vaga para  ministro nesse governo tem de sobra; tem pra dar e vender.

Caso Lula sabe-se lá por que razões estapafúrdias e enigmáticas não aceite a acolhida na Casa Civil da Dilma, eu descubro que a esperança é mesmo a última que morre: a qualquer momento posso ver Lula vestindo algemas e calçando reluzentes tornozeleiras eletrônicas - o GPS oficial da Justiça que "tarda, mas não falha".