O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de mar. de 2016

LAVA JATO ABRE O DEPOIMENTO
DE LULA EM CONGONHAS

A Lava Jato disponibilizou, sem vazamento seletivo, o depoimento de Lula à Polícia Federal, na sala reservada à Presidência da República, em Congonhas. É enorme. E nojento. É para regurgitar.

E então é aquilo mesmo que eu venho dizendo há bom tempo: uma coisa é a tal "presença de espírito" de Lula que faz efervescer o suco gástrico até de quem tem estômago para aturar desaforos e vocação para vassalo sorridente e resignado...

Outra coisa, bem diferente, é o perfil transgressor e delituoso que registra a falácia de quem tem o caráter de Lula em um documento jurídico que o identifica legalmente como perversor da lei e da ordem que devem regrar a organização social, respeitar e organizar a convivência humana.

A folhas tantas, com a largueza de sua singela educação feita nas coxas, Lula diz com ares de ostensiva descontração e com as confianças que o delegado que o interrogava não lhe deu: "Duque e Paulo Roberto Costa não nascem com carimbo de filhadaputa na testa".

Ah e Zé Dirceu, Delúbio Soares, Zé Genoíno, Vaccari Neto, será que nascem?!? Lula, por exemplo, nasceu sem carimbo na testa... Por que será?!?

Mas, a coisa é muito porca, repulsiva e, como diria dona Dilma nos seus melhores dias, nauseabunda! Daria para ir destrinchando por aqui, momento a momento. Mas, seria aumentar o mar de lama que sufoca esse país. Dou-me por satisfeito. Por enquanto.

É que, com esse depoimento na gaveta do sanitário, sempre posso dar um puxão na descarga, quando me sentir incomodado por um desses labéus ultrajantes que Lula usa quando está mais para Malzebier do que para Brahma.

O que a Polícia Federal precisava saber de Lula para o processo que corre na Lava Jato, Lula disse - da forma hilária e escrachada que ele gosta e sabe fazer - disse mesmo sabendo que tinha o direito de ficar calado; disse e assinou embaixo.

Lula pode até estar pensando que ficar calado numa hora dessas poderia parecer pra todo mundo que o silêncio é mais um direito para quem é bandido. Ledo engano.

Lula, como qualquer pessoa que passe algumas horas sendo interrogado por um delegado de polícia - como ele passou em Congonhas - e falando sobre coisas que não fez porque poderia ter estado no lugar errado na hora errada, pode muito bem falar melhor do que algo que possa ser usado contra ele.

Lula tinha todo o direito de permanecer calado. Resolveu bancar o fanfarrão, o gabola parlapatão. É da sua natureza. Lula vive de puxa-sacos e de aplausos. E porque foi assim é que assim tudo pode estar começando.

Uma coisa é o riso do populacho, a claque dos seus sectários companheiros; outra é o ânimo sério da lei e o esgar sisudo da justiça. O que Lula falou para a Polícia tá falado.

MIRANDA RIGHTS - "Você tem o direito de permanecer em silêncio; tudo o que você disser poderá e deverá ser usado contra você no tribunal. Você tem o direito de ter um advogado presente durante qualquer interrogatório. Se você não puder pagar um advogado, um defensor lhe será indicado. Você entende os seus direitos?"

RODAPÉ - Lula sempre fez de sua vida um roteiro tipo assim bangue-bangue caboclo. Uma coisa de mocinho contra bandido. O xerife sempre enfrenta os homens de preto; acaba com eles e no fim beija a mocinha.