O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de mar. de 2013

Não creio

E os cardeais, menores de 80 anos, estão reunidos com toda a pompa e circunstância que, reza a Santa Madre Igreja, não devem ter os católicos que fazem opção pela pobreza.

Afora as piadas que podem sair de lá antes que a quimera se esfume, nada do que eles estão resolvendo intramuros do Estado sirácido me interessa de verdade.

Há duas coisas na vida que não aceito há bom tempo: governos e religões. E, no entanto, tenho medo dessas duas invencionices humanas. Não temo o  que elas possam fazer por mim; o que me apavora e amedronta é o que ambas podem fazer comigo.

Não acredito que um presidente - seja lá a quantos de todos os sexos ele pertença - possa governar ao mesmo tempo 5.564 municípios e 195 milhões de pessoas que habitam este país.

Não acredito, nem que as vacas de presépio tussam, que um papa, seja lá que Pio ou que João ele encarne aqui na terra, possa pastorear um rebanho de quase 1 bilhão e meio de fiéis, distribuídos por milhões de paróquias e suas respectivas sacrossantas sacristias pelo mundo afora.

Não creio nisso, nem mesmo que o novo papa, ao contrário de Bento XVI, seja vitalício e infalível.