O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de dez. de 2011

PI do B

Projeto do senador Cristovam Buarque - aquele que era ministro da Educação e foi demitido por Luiz Erário da Silva por telefone nos primórdios do primeiro governo lulático - quer acabar com os partidos de aluguel.

Reprodução/Portal iG
Vai dar com os burros n'água. A bagaceirada da politicália não vai deixar. O que Buarque propõe é que os filiados aos partidos recém-inventados só possam ser candidatos cinco anos depois da data de fundação. É um esticão. Mas a reforma política passa sim, pelo fim desse excesso de balcões de negócios.

O Brasil é uma farra partidária. Um banda bandalha. Há quatro ou cinco partidos de verdade e o resto é o resto. Peguem aí o PSDB, o PMDB, o PT e até o PDT e o DEM... Separem. Os outros, mais de vinte ou trinta, são todos farinha do mesmo saco.

Uma pandilha ambiciosa se fixa numa ideia e coloca-lhe um P na frente. Pronto, eis aí o PIdoB - Partido da Ideia do Brasil. E logo sai angariando seguidores e vendendo alianças e coalizões. Ponham todos no mesmo pacote. São todos eles a mais perfeita e legítima imitação.

Nem poderia ser diferente. Quantas ideologias políticas há pela face da terra: direita, esquerda, centro-direita, centro-esquerda, extrema-isso, extrema-aquilo, extrema-unção?!? Mais do que isso não há. Tudo o mais é derivação barata. Que nos custa os olhos da cara.

Os partidos sem ideologia, sem voto, sem eleitores que proliferam nesse carnaval de políticos de ocasião formam o tradicional bloco dos sujos que pulam e dançam na rabeira das grandes escolas que desfilam imponentes nessa grande avenida de ilusões, nesse interminável e momesco balcão de compra e venda que é o Brasil da Silva.

RODAPÉ - Você está vendo que não se falou em democracia, socialismo, nazismo, fascismo, anarquismo, essas coisas... Então, o que você está esperando? Funde logo o seu partido e leve a vida numa boa. Como eles.