O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de out. de 2010

Os últimos dias de República Calamar

CONCEITO DE QUALIDADE - Chico Buarque sempre foi um bom letrista, um razoável compositor e um péssimo cabo eleitoral. Hoje, carcomido pelo tempo, não chega a ser nenhum desses tres personagens.

É apenas um homem que foi bonito e que perdeu o senso estétitco; já não tem o conceito da beleza. Para ele, qualquer bagulho é miss Brasil. Basta ver com que bolsa kelly-sem alça andou à tiracolo ultimamente. Restou a Chcio, apenas o sorriso que agora é assim como aparece aí ao lado.

O BOM LULA DE SEMPRE - Com Lula, sempre foi e sempre será assim: rei morto, rei posto. Do jeito que a coisa vai, Hélio Costa vai ter que voltar aos velhos e bons tempos de correspondente de paz e amor em Nova Iorque.
Depois da lavada que os tucanos lhe deram em Minas Gerais, foi pedinchar o cargo de ministro de volta.

Lula foi até condescendente, ao invés de mandar o perdedor ir procurar sua turma, apenas fez cara de paisagem. E, com a sua histórica cultura geral, tiriricou sem azia, misturando Tio Sam com a Big Apple:

- Já tenho outro em seu lugar. Quem sabe Eliakim Araujo lhe consegue uma boquinha lá na Terra da Tia Maçã



BLINDADO - Lula, cheio de graça: "É importante que nas campanhas eleitorais a gente utilize capacete". Como assim, "utilize"? Capacete é para se usar e não para "utilizar".

Esse verberagem aí pode ser entendida pelos seus discípulos como uma ordem de comando para atirar o capacete em alguém. Mas a piada faz sentido: Lula só enfia capacete para fazer galhofa ao lado de companheiros galhofeiros, não usa capacete em campanha; ele está pra lá de seguro, tem plena consciência de sua blindagem, sabe muito bem quem anda atirando bolotas, fitas crepes e outros objetos não identificados nos outros.

Lula, intramuros palacianos ainda reféns da interminável obra de restauração, justifica o gelo ao pedinchão, alegando que foi obrigado a engolir a candidatura que o próprio Hélio lhe impôs e que o levou a uma fragorosa e acachapante derrota em Minas Gerais.


INCENDIÁRIOS - Há uma fogueira de vaidades acesa entre o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto e seu subordinado, Luiz Fernando Correa, diretor-geral da Polícia Federal.

Lula sopra a favor do xerife. O ministro ameaça, à boca pequena, que tem "fotos comprometedoras" do presideus Lula.

Difícil imaginar que sejam mais "comprometedoras" e piores do que essa. (Clique na foto para ampliá-la - você vai ver do que se trata).