O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de out. de 2010

É de dar pena a cara de humilhação de dona Dilma tendo que bancar agora a surfista que corre atrás da onda verde. Quando era dona da Casa Civil, Dilma não descansou enquanto não tirou Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Nada como um turno atrás do outro.

O PMDB já está dando o ar da graça. Exige maior participação nos espaços de campanha de Dilma. isso é só por enquanto. Depois, Michel Temer já avisou que quer metdae do poder para ele. E assim será daqui pra frente. Ou pra trás.

Fernando Gabeira do alto de sua velha tanga, já declarou apoio incondicional a Zé Serra neste segundo turno que está recém começando. Diz que não vai com isso provocar nenhuma saia justa para Marina Silva. E não vai mesmo. Afinal, marina só recebeu 20 milhões de votos. Não é a dona de 20 milhões de eleitores.

Desses 20 milhões de votos, grande parte foi apenas para provocar o segundo turno. Foi voto de quem quis adiar a eleição para poder analisar melhor em quem votar. Querem ver quem tem laranja madura para vender.

Nesse caso da laranja, Dilma leva enorme vantagem. Ela é a própria... De Lula.

Não é nada, não é nada, já vamos para o terceiro dia sem ouvir a voz de Lula. Não se trata de rouquidão. Rouco ele sempre foi e sempre será. É que ele está engasgado com o segundo turno. O fracasso está atravessado na garganta.
E você viu bem os olhos de Dilma ao entardecer do dia seguinte? O que era aquilo? Ressaca da festa da vitória é que não foi...

O grande problema de Lula e de sua postulante preferida é ter pela frente, ninguém mais nem menos do que Marina Silva. A moeda de troca de Marina não é mesma que salta das gavetas da Casa Civil nem escorre da rampa do Palácio. Marina defende idéias. Isso não é comum no governo do PT.

E, mesmo depois de ver os resultados, os grandes veículos de comunicação ainda insistem em nos fazer acreditar nas pesquisas. Ajoelhados diante das determinações eleitorais descabidas de um tribunal que só existe no Brasil, não conseguem ter opinião própria e, muito menos, imaginação para exercerem o papel de verdadeiros formadores de opinião. As pesquisas estavam todas erradas. As que andaram pelas beiradas, não sabiam por onde estavam.

Se existe algum ponto a favor de Dilma nesse segundo turno é que ela ainda pode, conforme previsto em lei, trocar o seu candidato ma vice. Nem ela nem Zé Serra, no entanto, podem convidar Marina Silva - pois o PV não faz parte das coligações de nenhum dos dois. A vantagem é de Dilma que pode trocar hoje mesmo Michel temer pelo Tiririca.

A próxima candidatura do palhaço Tiririca vai ser para a presidente do... Cirque de Soleil.

Dilma pensa que Marina já esqueceu do que ela disse em 2008, ainda como dona da Casa Civil, sobre a saída do Ministério do Meio Ambiente, daquela que hoje tem uma bolsa de 20 milhões de votos: “É preciso deixar claro que a ex-ministra não representa o projeto do presidente Lula.”. O que ficou claro mesmo naquela hora foi quem teria articulado a saída de Marina do governo Lula. Marina não esqueceu. Pode-se ver isso nos olhos e no tom gélido com que se dirige a Dilma, quando a isso é forçada pelas circunstâncias.

Claro que Lula está preparando o pulo do gato. Mas, por enquanto apenas rumina. Sabe que, pelo passado recente - quando defenestrou Marina a pedido de Dilma - o apoio de Marina Silva e de sua legião de 20 milhões de eleitores é um sonho bem distante. Vingança é um prato que se come frio.

Assim mesmo, os discursos que vem por aí falarão sempre nos grandes feitos de Marina como ministra do governo Lula. A estratégia pode engambelar os eleitores desavisados, mas Marina é gata escaldada.

O pior de tudo é que os comandantes da campanha do poste preferido do Palácio e o próprio Lula sabem que Zé Serra pode fazer algo que o governo Lula não pode nem pensar em fazer, sob pena de se desmoralizar de vez: incorporar o programa de Marina e do PV ao programa dos tucanos. O abatimento de Dilma, Michel Temer e de Lula - o Sumido, é pra lá de compreensível. Faz sentido.

O papagaio de pirata, Sérgio Cabral, palpitou durante a justiticativa de Dilma diante da triste realidade do segundo Turno: - Os 20 milhões de marina significam que eles querem uma mulher na Presid~encia da República. E Dilma pegou carona e jogou no ar o toque do palpiteiro. Mancada. Se é verdade que os 20 milhões de Marina queriam "uma mulher na presidência" - certamente não queriam Dilma. Ou teriam votado nela e ignorado Marina.