O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de jan. de 2010

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

E tudo começou aqui
Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma

A beleza da mulher brasileira foi cantada em prosa há muito tempo. E como não se leva a sério a Historia do Brasil quantos de nós deixaram de ler a Carta de Pero Vaz Caminha narrando os primeiros dias do descobrimento desta terra?

É nela, na carta não-lida, que encontramos a primeira descrição de uma brasileira nua, ao natural, vista por um português.

“... E uma daquelas moças era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições envergonhara, por não terem as suas como ela”.

Também não é de hoje que se divulgam os intermináveis acessos a cargos de governo por meio de parentes em cargos temporariamente poderosos, como ministros do Executivo, do Judiciário e, mais ainda, dos sempre sorridentes senhores deputados e senadores, independente da sigla que aparentemente defendem ou dependem.

E para mostrar que o assunto aqui é gaiatamente sério, pesquisamos o que muitos já falaram e comprovamos a veracidade: a vergonheira do nepotismo por aqui começou com a chegada dos portugueses em 1500.

No trecho final da Carta de Pero Vaz Caminha um pedido oficial de favorecimento deu inicio a festa. Sirvam-se:

“... E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro – o que d'Ela receberei em muita mercê.
Beijo as mãos de Vossa Alteza.
Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.
Pero Vaz de Caminha.”