Moisés Pereira
Porto Alegre
Passadas as festas sazonais, uma nova temporada começa no futebolbrasileiro e a tônica deste período são as contratações para reforçaras equipes que disputarão os próximos certames.
Logo começarão os certames regionais espremidos no calendário mascheios de aumentativos. Assim vamos para o gauchão, o paulistão, etc,etc. em busca do primeiro título do ano.
Consultando o gráfico dos sites que tratam de dispensas e contratações nos grandes clubes brasileiros não há nada espetacular em matéria de nomes de impacto quepossam empolgar e antecipar a formação de uma grande equipe para 2010. A tônica tem sido a troca de nomes nas equipes com algumas particularidades.
O Timão corintiano confia na experiência paraencarar a Libertadores e agrega ao seu elenco dos rodados Ronaldo,William e Asessandro, mais Yarley, Roberto Carlos, Tcheco e Danilo.É uma experiência que pode dar certo, especialmente em competiçõescurtas e quando prioriza-se uma competição.
O Campeão Flamengo, sem bala na agulha, e agora dirigido por uma presidente perdeu Airton e namora Vagner Love. Mantém a base, o que já é meio caminho andado.
É o mesmo caso do Inter que importou um treinador uruguaio e confia no seu elenco de 2009. O meu Grêmio negocia Max Lopes, depositou 1,5 mi de euros para comprar uma briga na justiça e tentar ganhar um trôco. O pior seria ter de ficar com a "Barbie" mais um ano. As contratações de Leandro, Hugo e Borges não chegam a entusiasmar, mas trocados por Herrera, Perea e Renato já é lucro.
O São Paulo, que tem tradição de montar grandes elencos também recorre ao veterano Marcelinho Paraíba, além de fichar Fernandinho, este sim uma promessa.
Para começar o ano essas especulações ocupam o noticiário e enquanto a janela de transferências para os mercados fortes estiver aberta, resta esperar porque qualquer Benfica da vida pode levar a todo momento nossos mais destacados "craques". No sul Sandro, Douglas Costa, Rever, estão de sobreaviso.
Fora do futebol as novidades de sempre. . . os quenianos ganharam a São Silvestre; Schumacher vai ser a novidade da Fórmula-1 de 2010; Marta vai ser a melhor do mundo no "naipe" feminino, e Dunga vai ser "campeão moral" na África.