O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de set. de 2010

LEI DO MAIS FORTE
É comomovente o empenho dos institutos de pesquisas de opinião eleitoral para mostrar que as denúncias contra o governo não causam nenhum efeito na campanha de Dilma. Sem revelar até hoje com precisão a faixa social em que as enquetes são realizadas, os institutos fazem bem ao fígado de seus patrocinadores. A estratégia surte efeito, já que a mídia dá efeito multiplicador aos números apresentados e o público se deixa levar pelo velho espírito da lei do mais forte; pela tendência natural de sempre acompanhar os "vencedores". O povo gosta de ser submisso, de ser mandado; precisa ter patrão.

PROIBIDO PROIBIR
A OAB quer impedir a exposição da série "Inimigos" na 29ª Bienal de São Paulo. A obra é do artista plástico pernambucano Gil Vicente. Traz um conjunto de imagens do próprio artista executando personalidades como o presideus Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, George W. Bush, Ariel Sharon e o Papa Bento XVI. Agnaldo Farias, um dos curadores da Bienal, não se conforma com a atitude da OAB: "Claro que isso é um exagero, um absurdo, um retrocesso. O fato de partir da OAB é ainda mais desalentador". Farias garante que a série será exposta. "Dizer que se trata de uma apologia à violência é o mesmo que dizer que Édipo Rei incentiva o parricídio e o incesto". É proibido poibir. Se, de fato é incitação à violência, o Código Penal pode muito bem tratar disso. Por enquanto, deixa expor... Cadê a prova, cadê?!?

AMAPÁ
Pedro Paulo Dias, depois de mais de uma semana de cadeia, voltou ontem ao governo do Amapá. E voltou nos braços do povo. Taí ó, quanto mais denúncias, quanto mais acusações, mais popularidade.
Mais de mil funcionários fantasmas estavam à espera do governante ideal no aeroporto de Macapá. A terra do manganês e de Sarney, merece.

REVOLTA - Nem a natureza aguenta mais o que os políticos fazem com Brasília. E olha que eles não são filhos da terra. Eles vem de todas as partes do Brasil. Vem aí da sua cidade, do seu estado. Ficam por Brasília de terça a quinta-feira e retornam sempre, lépidos e faceiros, para as suas "bases eleitorais", onde aprenderam a arte e manha de não terem medo de ser felizes.

Agora, o Distrito Federal está em estado de emergência pela seca. Um incêndio de enormes proporções já consumiu 25% do Parque Nacional de Brasília. Há 115 dias não chove e a secura favore incêndios. As chamas de verdade ainda não atingiram a Câmara Distrital nem o Palácio Buriti. Mas a natureza está revoltada. Sempre resta alguma esperança...

MOTIVO NADA FÚTIL
Mais de um ano depois, a Polícia Civil pediu, nesta segunda-feira, a prisão preventiva de cinco suspeitos de envolvimento na morte do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, de sua mulher, Maria Carvalho, e da empregada Francisca Nascimento da Silva. Entre os suspeitos está a delegada que primeiro investigou o crime, Martha Vargas.

O pedido feito ao Ministério Público atinge a filha do casal, Adriana Villela, essa delegada Martha, o policial José Augusto Alves, a vidente Rosa Maria Jaques e o marido dela, João Tochetto.

O ministro, a esposa e a empregada foram assassinados com 73 facadas em 28 de agosto do ano passado no apartamento onde moravam, situado numa quadra nobre de Brasília. O crime não teve nada a ver com questões políticas, nem eleitorais. Foi cometido por um motivo nada fútil para os padrões morais de hoje: um patrimônio de R$ 10 milhões. Uma loteria de segunda-feira.

AH, BOM...
Dilma, enfim, contou uma "novidade" e fez uma declaração de peso: "Ninguém sabe tudo no governo". Isso tem que ser bem analisado pelos contribuintes que, de vez em quando, votam.

Como assim, "ninguém sabe tudo no governo"? Quer dizer então que o governo que indica, nomeia, terceiriza ministérios, cargos em comissão, assessorias aos borbotões, não controla o que a sua gente escolhida a dedo anda fazendo por aí? Quer dizer então, que Lula não estava dissimulando quando fez cara de paisagem para o Mensalão e disse que não sabia de nada? Quer dizer que ela mesma, dona Dilma, não está nos passando pra trás quando garante que não sabia o quê e quem era a famiglia Guerra? Quer dizer que ninguem sabia da turma do Amapá, do bando de aloprados, dos dossiês, dos cuequeiros, dos sanguessugas?!? Quer dizer, então, que se ou quando chegar lá no Palácio, Dilma vai continuar não sabendo tudo no governo?...Ah, bom.

O OUTRO
Só há uma salvação para um eventual governo de Lula no ano que vem: o PT ultrapassar o número de candidatos eleitos pelo PMDB. Com a maioria no Congresso Nacional, o PT vai tirar metade da empáfia que os peemedebistas tem de ser um partido feito para estar em segundo lugar em todo e qualquer governo desse país. Se não for assim, quem vai governar é o PMDB ao invés de dona Flor e seu falecido marido trabalhador.