O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

6 de mar. de 2015

A BARAFUNDA ESTÁ APENAS COMEÇANDO
Começa, com os empreiteiros delatores premiados, a fase graúda da Operação Lava-Jato.

Essa barafunda toda que está revirando o Congresso Nacional de cabeça pra baixo, é fruto dos depoimentos de apenas dois delatores premiados: o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Nada mais do que dois meros operadores do esquema.

A listagem que rola por aí, com 54 nomes de citados - dos quais 45 são políticos - deixa nove deles para a Vara comum. Esses vão entrar no pau, não vai demorar muito. Pelo menos não vai demorar tanto quanto a caterva que pode se valer da Corte de Lewandowski.

Mas, o que assombra os corredores do Palácio, o que amedronta os intramuros de institutos de palestras fantasmas, é que agora está começando a fase graúda da Operação Lava-Jato.

É a vez de ouvir os empreiteiros que se promoveram a delatores premiados. Eles não têm foro privilegiado. Mas tem a palavra garantida pela coerção da lei. Os empreiteiros - uma espécie de patrões dos operadores e sócios da Petrobras e suas circunstâncias - vão para a Vara comum.

E na pesca de vara comum a operação vai dar não só lambari aos montes, mas tubarões também, já que a vara é a mesma, só que será usada como arpão, para capturar os tubarões.

Está apenas começando a barafunda e, dentre os maiorais de velhos carnavais, o pavor abunda.