O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de jun. de 2012

Republicanagem

UNS QUE OUTROS
Senadores acham cassação de Demósfones "natural". Mas alguns deles temem a tal de votação secreta. Então quer dizer que mesmo sabendo disso acham muito "natural" que eles próprios continuem sendo senadores.

O REI E OS PLEBEUS
O rei da Espanha, Juan Carlos I, se reuniu nesta segunda-feira com a primeira-presidenta Dilma e vários ministros, no Palácio do Planalto.

Pouco depois, longe da plebe ignara e perto das elites aqui do lado de baixo do Equador, foram para um almoço no Itamarati: rabada, repolho, ovos e batata-doce com farofa; vinho da caseiro com forte aroma de uva; gemada de sobremesa e para encerrar, degustação de um cafezinho requentado.

Esse cardápio, mais cedo ou mais tarde, provoca um efeito de tom inesperado nas conversações. Ou não.

O prato do dia mesmo foi a ampliação das relações econômicas entre os dois países e a tentativa de encerrar o constrangimento causado pelas dificuldades para a entrada de brasileiros na Espanha e de espanhóis no Brasil.
O rei anda por aí, acompanhado por um grupo de empresários espanhóis interessados em ampliar os negócios no Brasil. Não, Lula não foi convidado para terçar talheres com o rei. Nem pra coisa nenhuma.

Mas Lula tá nem aí. Afinal, mais importante do que reinar na Espanha, é mandar num país quase oito vezes maior, como o Brasil. E outra coisa, em caso de guerra, eles são 45 milhões de meros súditos espanhóis, contra quase 200 milhões de valentes eleitores brasileiros.

E tem mais ainda, desde aquele almoço em que Juan Carlos mandou Hugo Chavez calar a boca, Lula nunca mais quis saber de riquefafes com o atrevido soberano.

Vá que ele lhe diga a mesma coisa, assim na lata, né não?!? Nem que fosse convidado, Lula não iria. Nem amarrado. Uma lástima. Pelos dois motivos essenciais: porque não foi; e nem amarrado.

RODAPÉ - Essas regalias do monarga espanhol, só tem um efeito colateral: Lula não pode ver uma foto de Dilma assim desse jeito PT de ser. Quando ela fez isso com FHC deu um forrobodó dos diabos. Agora vem esse caracom olhar de peixe espanhol morto pra cima da nossa presidenta?!? Aguarde, meu rei. A gente vamos aplicar a lei da reciprocidade pra cima de vosmecê. O que é teu tá guardado.