O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de dez. de 2009

QUE CLIMA

Foto: R. Stuckert/PR
Copenhague no clima: Dilma, Lula, o tradutor e dois papagaios de pirata.

GRANDE COISA - Lula do Brasil Da Silva, descobriu em Copenhague que é só um reles deus brasileiro. Aí, sob o clima de desencanto, soltou mais uma de suas pérolas: "Estou rindo pra não chorar". Como todo contribuinte brasileiro, há muito tempo.

OS BONZINHOS - A cara de tristeza de Lula - O Acabrunhado de Copenhague revelava apenas que ele foi a Dinamarca para cupular e ninguém queria nada com a coisa. Foi um encontrão só para os países pobres tirarem uma lasquinha da grana dos ricos. Pensavam que as nações desenvolvidas chegaram aonde chegaram por que são bonzinhos que nem os brasileiros.

MENOS MAL - Lula ficou entre a cruz e a espada lá na Dinamarca. Foi com pose de país rico e viu que era um pobretão infeliz. Até foi bom. Menos mal, porque na hora de dar dinheiro para Hugo Chávez, Fernando Lugo, Evo Morales e outros pés-rapados latino-americanos, o governo Lula acaba tirando do salário dos aposentados.

VALEU - De qualquer forma essa viagenzinha à Cúpula de Copenhague valeu. Não é todo dia que se toma um café da manhã com Dilma na Dinamarca.

INTROMETIDOS - No Brasil agora tem manifestante para tudo, só não há reação contra escândalos e desmandos. Grupinho de rebeldes sem causa abriu uma faixa diante do tribunal: "Sean é brasileiro e quer ficar no Brasil". O menino tem nove anos de idade, tem pai e os manifestantes não têm nada a ver com isso.

SERRA - Aécio Neves desiste de ser pré-candidato dos tucanos à presidência da República. Foi serrado.

O ESPAÇO - Os tucanos dizem que agora, sim os mineiros ganham a eleição de 2010; os mercadantes de Lula dizem que a sargenteação foi aberta para dona Dilma Roucheffe que agora para eles "é mineira" - de fato, nasceu lá, mas preferiu desde cedo ser "gaúcha"; os paretidários(?) de Ciro Gomes dizem que já sentem o sabor dessa nova ftia do bolo. Quer dizer, com a saída de Aécio, a única coisa que parece não vai acontecer é a tal chapa puro-sangue Serra/Aécio. Justamente aquela que correria uma barbada no ano que vem.

ELE FICA - Arruda fica no governo até o fim desse triste mandato da propina. Tem 20 mil cargos vagos para garantir sua "governabilidade por coalizão". Perguntem a Lula só para ver o que ele acha.

REMORSO - Já vem tarde a "bondade fiscal" do governo descartando, nesta antevéspera das eleições, o Cofins para o mercado de motos no país. Por que, então, tanta maldade até agora?!? Deve ser remorso.

CARNAVAL - O carnaval dos propineiros é muito maior do que o desfile da Beija-Flor, da Baixada Fluminense. A farra dos parceiros de Arruda começou há muityo tempo, quando resolveram que a escola de Nilópolis deveria saudar na Sapucaí os 50 anos de Brasília. O cuequeiro Leonardo Prudente - ousado presidente da Assembléia do DF - está enrolado tambvém nessa: segundo porta-voz da escola e de Joãosinho Trinta, o projeto para o financiamento da "homenagem" passou a fluir com rapidez quando ficou certo de que 30% iria para o fundo de participação dos negociadores dessa, digamos, coalizão. Os pioneiros de Brasília, não sabem o que será de sua história se Brasília não fopr destaque no carnaval carioca do ano que vem. Especialistas acham até que a capital do Brasil pode voltar a ser o Rio de Janeiro.

A CULPA DOS OUTROS - Se um governante tiver a insensatez de acabar com as repetitivas tragédias das enchentes, alagamentos, desmoronamentos urbanos e pelas rodovias afora, acabam as notícias e seus vôos rasantes pela áreas alagadas. Esses caras vão ter que vender seus chapéus de Indiana Jones e nem poderão mais colocar a culpa nos governos que sucederam. No caso de Lula a coisa é meio complicada: o governante anterior era ele mesmo.

O PASSADO - Senador Pedro Simon disse, num de seus habituais discursos de fins de semana - hora de prover a mídia com pronunciamentos que têm os devidos efeitos bumerangue - que "olhar para o passado permite descobrir o país que não queremos". Esse país que não queremos está entre aspas das aspas. Se a gente olhar para trás vai ver que o senador está sempre por lá. Pelo menos nos últimos 60 anos.
PURO-SANGUE - Você prefere ser senador ou vice-presidente da República? Se é por questões de trabalho, tanto faz como tanto fez. Mas Aécio é neto de Tancredo. Vai ser o vice de Serra e formar a tal chapa puro-sangue, com os dois governadores brasileiros de maior conceito administrativo nesse brasilzão que não acaba nunca.