O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de dez. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

O começo da história dos presépios
Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma

A celebração do nascimento de Cristo vem dos finais do século III,quando os peregrinos visitavam em Belém a gruta na qual ele nasceu.Surgiram no século IV as primeiras representações da cena daNatividade.

A pesquisa mostra que as representações eram ornamentadas em relevos de sarcófagos, instrumentos litúrgicos ou afrescos, quemostram a Virgem Maria, a Adoração dos Reis Magos e o Menino namanjedoura. Desde o século XIV o nascimento de Jesus é ilustrado.

Em 1223 Francisco de Assis montou o primeiro presépio conhecido,levando para a floresta da cidade de Greccio, Itália, uma manjedoura,um boi e um burro, para melhor explicar o Natal aos camponeses ahistória do nascimento de Jesus. A primeira réplica da gruta ondenasceu Jesus foi feita em Roma, três séculos mais tarde.

Durante a Idade Média, o costume chegou às principais catedrais, igrejas e mosteiros da Europa. Os presépios começaram a ser montados nas casas de reis e nobres em pleno Renascimento.

Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos, dos pastores e o cantar dos anjos. No século XVIIIdisseminou-se o costume de montar o presépio nas casas.

Montar um presépio na época do Natal é costume consagrado em várias culturas. Na atualidade vendem-se presépios de todos os tipos, tamanhos e preços.

RODAPÉ - Acredite no Natal, tenha uma noite feliz da passagem do dia 24 para o dia 25 deste mês de dezembro. Procure entender, ainda que superficialmente, a mensagem do presépio. Se achar difícil pense na criança que foi e que ainda deve estar no esconderijo do qual só você conhece a entrada. Estaremos pensando em vocês. Tenham todos um Feliz Natal! Carlos Eduardo Behrensdorf, de Roma (da Ala dos Marcha - Lenta do Sanatório da Notícia)