O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

8 de dez. de 2009

BOLA GENÉRICA

Mais espaço para o Esporte.
Moisés Pereira

Porto Alegre

Grata surpresa após uma viagem rápida e algumas horas longe da web. Eis que o incansável editor do Sanatório da Notícia, Sergio Siqueira cria mais um espaço livre, agora para discutir, divulgar e prestigiar o esporte em geral.

Admiro o fôlego e a produção literária do Sérgio que na velha Remington da redação da Rádio Cultura dePelotas em 1964, já era "exímio datílógrafo" (alguém sabe o que é isso?) e tentava igualar-me no domínio das teclas ruidosas contra o rolo com raiva e determinação.

Agora o Sérgio continua dominando o teclado e exercitando seu talento com produção de textos de qualidade também na seara política, com críticas contundentes e opiniões polêmicas, porque no esporte desde sempre dominou como poucos e sua abordagem é brilhante.

Congratulo-me com o "novo rebento" ESPORTE POR ESPORTE e tenho certeza de que muita coisa boa vem por aí. Sei o quanto esse jornalismo sem patrão, anárquico e livre pode acrescentar à opiniãopública .
Ainda repercute no sul a jornada de domingo quando encerrou ocampeonato brasileiro. O surrealismo da torcida do Inter torcendo parao Grêmio e comemorando por 70 minutos um título que não veio é algo que nunca acontecera e possivelmente tenhamos que esperar mais umséculo para que se repita.

Com isso o Inter comemorou o penta-vice e 30 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro. Convenhamos não é pouca coisa.

Cheguei hoje da praia e me surpreendi com o número de funerárias na orla. Possívelmente para esperar o Colorado gaúcho viciado em morrer na praia.
Flauta à parte está o Inter procurando treinador. O sonhode ter Vanderlei Luxemburgo não colou. Será isso bom ou ruim? A bola da vez é Murici, outro derrotado de 2009 e que já esteve no Beira Rio onde dizia que era mal-humorado por estar distante da família.

O problema é que continuou ranzinza em São Paulo, e somente agora depoisde algumas derrotas está mais humilde. Nessa busca por treinadores que sucumbiram em 2009, até Nei Franco o mineiro que enterrou o Coritiba poderá ser cogitado.
E o Grêmio após namorar Adilson e Dorival Junior assustou-se com o "dote" exigido e terminou ficando com o emergente Silas, festejado no Avaí em Santa Catarina. Além de custo bem menor terá a companhia de Paulo Paixão consagrado preparador físico.

As restrições que se faz a Silas são quanto a sua religiosidade às vezes interferindo no vestiário. Aliás a esperiência com atletas de Cristo já foi vivida negativamente pelo Grêmio quando o centro- avante Macedo jejuou três dias antes de um clássico e confirmou isso durante a preleção para"incentivar" os seus companheiros.

A época é propícia para a dança dos técnicos e a minha dúvida é saber como o mercado tratará os questionáveis Celso Roth, Leão, Geninho e Nei Franco.

Quem terminou o ano flanando em águas tranquilas é Cuca de façanha incrível que derrubou os matemáticos e sem dúvida, também o Andrade que de interino do Flamengo chegou à maior consagação.