
Não, não é por causa da prisão perpétua para Dirceu, nem por que a Dilma tossiu e foi pro brejo; não é sequer pelo simples fato de que já sente na pele os cotupicos da Vara de Sérgio Moro...
Lula anda assim depressivo, tão irritadiço e mal-humorado quanto desanimado e apático, mais pateta do que sempre fingiu ser, por que ele agora olha pra frente e pra trás, para todos os lados e já não vê mais ninguém em quem possa botar a culpa.

Vendo-o assim desse jeito carcomido, aquela expectativa enorme dos brasileiros de boa vontade de mal poder esperar a hora de ver o japonês da Federal bater à porta do Lula e presenteá-lo com um bracelete chaveado, já está passando.
Há quem prefira ver Lula pagando seus pecados assim desse jeitinho mesmo que ele está: sentindo o fracasso subir pra cabeça.

O brasileiro de boa índole deseja essa temporada para Lula lá do fundo dos seus instintos mais primitivos, até que a Vara de Sérgio Moro seja o desmancha-prazer dessa fase de purgação e, afinal cumpra seu desiderato, mandando Lula ir conversar de perto e para sempre
com Zé Dirceu e o resto da pandilha que arrombou e deixou arrombar esse país.
RODAPÉ - Não se avexe, não. Lula pode estar apenas padecendo do Mal de Lula: mostra uma coisa e é outra. Pode ser arte e manha para se, por ventura, acabar numa cela comum de um desses complexos de alta periculosidade, poder se tratar pela equipe do SUS num dos corredores do Sírio-Libanês.