O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de jul. de 2009

DEZ ANOS DE GOLPES

A crise política em Hon-duras que levou à deten-ção e ao exílio do presidente Manuel Zelaya pelo Exército em 28 de junho teve origem no descumprimento do mandatário à decisão dos outros poderes estabelecidos do país: o Congresso, o Exército e o Judiciário.

Detido então pelos militares Zelaya foi levado contra a própria vontade à Costa Rica. A recusa das Forças Armadas de colaborar com o presidente na consulta popular convocada para aquele domingo - com Zelaya querendo reformar a Constituição - mantinha Honduras em uma situação de crise política há muitos dias. A oposição alega que a iniciativa tem o propósito de perpetuar o presidente no poder pelo já corriqueiro Golpe do Referendo que se espalha e infesta as republiquetas latino-americanas.

Ancorado em Manágua, Manuel Zelaya deu ontem como "esgotado" o diálogo para resolver a crise no país. Ele vituperou de lá o início de uma "insurreição". Quer que a comunidade internacional "endureça as medidas" contra o governo de Roberto Micheletti - que também é outro que o trem não pega.

IN MEMORIAN
Golpes de Estado ocorridos no mundo nos últimos dez anos:

Ano de 1999

NÍGER- Em 9 de abril, militares assassinam o presidente Ibrahim Mainasara, em um golpe de Estado.

No dia 29 de abril, nas ILHAS COMORES, o Exército promove um sangrento golpe de Estado nesse arquipélago do Oceano Índico. A crise foi provocada pela secessão da ilha de Anjuan. O chefe do Estado-Maior anulou a Constituição e dissolveu instituições.

Em 7 de maio, na GUINÉ-BISSAU, oExército derrubou o presidente João Bernardo Vieira, já então refugiado na Embaixada de Portugal.

No dia 12 de outubro, no PAQUISTÃO, o Chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, Pervez Musharraf, derrubou o Governo de Nawaz Sharif.

Ano de 2000

Em 21 de janeiro, no EQUADOR é dado o golpe cívico-militar, por lideranças indígenas e oficiais que depõem o presidente Jamil Mahuad.

No dia 5 de junho, nas ILHAS SALOMÃO, a milícia rebelde "Malaita Eagle Force" tomou a capital Honiara e forçou a renúncia do primeiro-ministro Batholemew Ulufa'alu. No dia 30 daquele mês, a Assembleia Nacional elegeu o novo primeiro-ministro.

Ano de 2002

De 12 a 14 de abril, na VENEZUELA, Hugo Chávez é afastado do poder por 48 horas, após um fracassado golpe cívico-militar. A reação dos "chavistas" na rua contribuiu para derrubar o anunciado governo de transição do empresário Pedro Carmona.

Dia 3 de outubro - BRASIL - Lula é eleito constitucionalmente em eleições dignas e corretas. Estava dado o que hoje se conhece como o Golpe do João-Sem-Braço. Lula virou pelo avesso e botou de cabeça pra baixo a sua biografia . Ao invés de erradicar a "herança dos governos anteriores", estabeleceu de forma sistemática e organizada tudo aquilo que não tinha inventado mas que dizia combater: corrupção, falcatrua, engodo, uso e abuso da coisa pública, desemprego, descaso na saúde pública, insegurança, instabilidade, injustiça, miséria e desigualdade social. Lula golpeou aqueles que não têm partido político e nepotismou a nação transformando os milhões de desempregados em seus bolsa-familiares. Esse golpe faz jus ao nome: não tem ombro.

Ano de 2003

Em 16 de março, na REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA, o general François Bozizé se autoproclamou presidente depois de os rebeldes que liderava terem tomado no dia anterior a capital do país, Bangui, à revelia do então presidente Ange-Félix Patassé.

No dia 14 de setembro, na GUINÉ-BISSAU, um golpe militar destituiu o presidente Kumba Ialá, em razão de suas arbitrariedades. Henrique Rosa foi nomeado presidente interino.

Ano de 2005

Dia 1º de fevereiro - NEPAL - O rei Gyanendra dissolveu o Parlamento pela segunda vez desde 2002, declarou estado de emergência e assumiu todos os poderes com a alegação de que iria enfrentar rebeldes maoístas. Em abril de 2006, protestos populares o forçaram a restaurar o Parlamento.

Em 3 de agosto, na MAURITÂNIA, o presidente Maaouya Ould Sid'Ahmed Taya foi deposto enquanto viajava pelo exterior.

Ano de 2006

Dia 19 de setembro - TAILÂNDIA - Golpe militar depõs o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra que participava da Assembleia Geral da ONU.

Em 5 de dezembro, em FIJI, o comandante das Forças Armadas de Fiji, Frank Bainimarama, tomou o poder, derrubando o governo do primeiro-ministro Laisenia Qarase.

Ano de 2008

Dia 6 de agosto, de novo na MAURITÂNIA. Militares tomaram o poder e detiveram o presidente Sidi Mohammed Ould Cheikh Abdallahi e o primeiro-ministro Yahya Ould Ahmed El Waghef, logo depois que o governo anunciara a destituição do Estado-Maior do Exército. No dia 14 do mesmo mês, a Junta Militar nomeou Moulay Ould Mohammed Laghdaf como premiê.

Ano de 2009

Em 17 de março - MADAGASCAR - Líder opositor Andry Rajoelina, apoiado por um setor golpista do Exército, se autoproclamou presidente da "Autoridade Suprema da Transição" em Madagascar.