O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de jul. de 2014

ARGENTINA  X  BÉLGICA
Copa de Rico não é pro seu bico, ou, você não me engana, rico não come banana.

Copa bem estranha essa. Você viu, por acaso, no meio dos loiros de olhos azuis e óculos de grife, alguém comendo banana nos estádios? Pois é. Banana nessa Copa, só no entorno das arenas: banana de dinamite.

Estou de ouvidos atentos ao meu informante - que à Copa eu não assisto mais - mas, uma coletiva do Felipão é imperdível.

Olha só ele ontem, descrevendo a agressão ao Neymar, bancando o bonzinho: "foi um lance casual". Casual pra ele, um reconhecido e perigoso zagueirão de granja.

O que Felipão não percebeu ainda é que esse colombiano Zuñiga quebrou a carreira de Neymar.

Nunca mais o esse garoto prodígio vai se antecipar a um marcador truculento, raça que não falta no futebol atual. Pode tomar nota aí: Neymar nunca mais vai dividir uma bola como fazia até hoje, quando foi atropelado por um cavalo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Credo, 7 minutos de jogo. Gol da Argh!entina. Higuaín. De trivela, só pra chatear. O time de los hermanos cresce em campo. Argentino quando ganha, cada um vale por dois.

De bom, me murmura o porta-voz, só o Messi. Ele não joga futebol. Joga futsal. Melhor, joga showbol.

Sabe o quê mais? O Messi pelo que me diz o auxiliar de TV que me deixa atualizado, é como um show que assisti da Elis Regina, há mais de 30 anos, no Canecão, o "Falso Brilhante".

Ela cantou 90 minutos sem errar uma nota, sem errar um gesto, sem errar nada. O Messi é um show. Brilhante.

Já é segundo tempo. Ah, não consigo torcer para a Argh!entina.

Meu coração até gosta dos tangos de Astor Piazzolla, mas nem os argh!entinos gostam dele. Acho que é só porque ele nasceu em Mar del Plata e o Carlos Gardel, nem se sabe bem se foi no Uruguai ou na França. O que vale é que minha alma não é argh!entina.

Talvez até o venha a ser se, por um desses descalabros do mundo, a final desse Copázio colocar o escrete de los hermanos contra a Seleção Felipeña.

Decorridos já, 30 minutos de jogo.  os colombianos deveria aprender a lição.

Até agora nenhum zagueiro quebrou as costelas e nem mesmo a coluna vertebral de nenhum jogador belga.

Viu só, como é barbada jogar bola?!?

Foi só dar ouvidos ao que meu araponga copeiro falou e um tal de Lucas Biglia, zagueiro de granja pampeana, quase demoliu um atacante da Holanda.

O cara chegou a ver pás de moinho girando diante de seus olhos esbugalhados. Mas não foi nada que chegasse a atar as chuteiras do delinquente Zuñiga, da Colômbia.

Se o bandeirinha fosse juiz do STF e não desse jogo que estão me contando, ele sairia do estádio Maná Garrincha do mesmo jeito que Joaquim Barbosa teve que dar no pé pra não ser alvo das balas de festim e bombas de efeito moral daqueles dois petistas fanáticos que o ameaçaram de morte. Acaba de ver mais um impeachment belga que ninguém viu.

Pronto, ganhou a Argh!entina. Ganhou no primeiro turno. Nem precisou do gol feito que o Messi perdeu no fim do tempo regulamentar. Goleada de 1 a 0.

Querem saber duma coisa? Eu não tinha informante coisa nenhuma me contando o jogo. Quebrei minha promessa - se Lula e Dilma podem, à toda hora, por que eu não poderia, de vez em quando? Quebrei a promessa e fui pra frente da TV, ver a Copa de Rico que não é pro meu bico.