O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de set. de 2009

Um Hino Nacional de língua estranha

Corre pela Câmara dos Deputados que não têm mais nada para fazer, projeto que torna obrigatório o Hino Nacional nas escolas. Até parece que, entoando o hino, os brasileirinhos não sairão iguais aos políticos dessa nossa pátria amada, idolatrada de hoje.

Primeiro de tudo é necessário fazer cumprir o que o carcomano do Senado chamaria de "liturgia interpretativa": uma série de regras que precisam ser seguidas no momento da execução do hino.

Ele deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É entoado em situações específicas, como sessões cívicas, cerimônias religiosas de cunho patriótico e eventos esportivos internacionais. Já descambou também para o campeonato nacional.

Apenas uma detalhezinho: antes de mais nada é preciso obrigar os professores a traduzir para os alunos a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. Quanto à música de Francisco Manuel da Silva, cante-se como der cabeça, assim como fez Fafá de Belém no velório de Tancredo Neves, o melhor presidente que o Brasil quase teve. Cante e traduza você também. Faça isso que a gente quer ver:

PRIMEIRA PARTE

OUVIRAM DO IPIRANGA ÀS MARGENS PLÁCIDAS / DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, / E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, /BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE. / SE O PENHOR DESSA IGUALDADE / CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE, / EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, / DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE! / Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO / DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, / SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, / A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. / GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, / ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, / E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA. / TERRA ADORADA, / ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU,BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! / DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA,BRASIL!

SEGUNDA PARTE

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, / AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO, / FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, / ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO! / DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, / TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES; / NOSSOS BOSQUES TÊM MAIS VIDA, / NOSSA VIDA NO TEU SEIO MAIS AMORES. / Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA,SALVE! SALVE! /

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO / O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO, / E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA / PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO. / MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, / VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, / NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE / TERRA ADORADA, / ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! / DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!

Glossário

Plácidas: calmas, tranqüilas / Ipiranga: Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 / Brado: Grito / Retumbante: som que se espalha com barulho / Fúlgido: que brilha, cintilante / Penhor: garantia / Idolatrada: cultuada, amada / Vívido: intenso / Formoso: lindo, belo / Límpido: puro, que não está poluído / Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul / Resplandece: que brilha, iluminidada / Impávido: corajoso / Colosso: grande / Espelha: reflete /Gentil: Generoso, acolhedor / Fulguras: Brilhas, desponta com importãncia / Florão: flor de ouro / Garrida: Florida, enfeitada com flores / Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo / Lábaro: bandeira / Ostentas: Mostras com orgulho / Flâmula: Bandeira / Clava: arma primitiva de guerra, tacape.

(A postagem resultou de busca pelo Google que mostrou a transcrição da letra de domínio público do Hino e a inserção do glossário no www.suapesquisa.com).