O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de fev de 2013

RESSENTIMENTO: BENTO É O SERRADizem assessores mais chegados que, ressentido porque não foi convidado pra nada lá no Vaticano, O Deus de Rosemary diz agora que Bento XVI é o Zé Serra de São Pedro: - Assume os compromissos e sai antes pra fazer outra coisa...
RESSENTIMENTO: BENTO É O SERRADizem assessores mais chegados que, ressentido porque não foi convidado pra nada lá no Vaticano, O Deus de Rosemary diz agora que Bento XVI é o Zé Serra de São Pedro: - Assume os compromissos e sai antes pra fazer outra coisa...
RESSENTIMENTO: BENTO É O SERRADizem assessores mais chegados que, ressentido porque não foi convidado pra nada lá no Vaticano, O Deus de Rosemary diz agora que Bento XVI é o Zé Serra de São Pedro: - Assume os compromissos e sai antes pra fazer outra coisa...
Rumo à Baviera, distante paraíso rural

Outro dia, faz bem pouquinho tempo, recomendei a leitura diária do Diário Oficial da sua região. Matei a cobra e fui procurar o porrete - que aquele troço eu não pego nem a pau.

Pois eu peguei o D.O.U. N° 39, de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013. Deparei a páginas tantas com um catatal de "autorizações" emanadas da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura & Coisa & Loisa. Tudo em forma de "despacho" e sem medo nenhum que o feitiço vire contra o feiticeiro.

Dentre o mundaréu de concessões, bati os olhos em quatro notórias e agora públicas autorizações de viagens para a Alemanha. Tudo bem, o mundo hoje é logo ali. Tá, o mundo é mesmo logo ali, mas... Tudo bem, não! Tudo bem, uma privica!

Sabe o que é que esses quatro neófitos viajores vão fazer lá, em nome do Ministério da Agricultura do Brasil Dilma da Silva?!? Pois nem sou eu quem lhes vai dizer; quem lhes diz é o Diário Oficial que, em parágrafos exclusivos dedicados a cada um dos fiscais federais agropecuários, justifica a andança nos mesmos e repetitivos termos:

"Autoriza o(a) Fiscal Federal Agropecuário... do quadro permanente deste Ministério, exercendo a função...a afastar-se do País, na forma do disposto no Art. 1° - inciso IV, com o único objetivo de visitar e conhecer "in loco", na Baviera, o Ministério da Agricultura da Baviera, a Universidade Weinhenstephan-Triesdorf(Rural) a Universidade da Defesa da Alemanha, o setor produtivo e as entidades privadas relacionada (sic), com a finalidade de adquirir experiências sobre o funcionamento das áreas estratégicas e operacionais bem como o método de capacitação de profissionais em Munique, República Federal da Alemanha, no período de 3 a 9.3.2013 com ônus para o(a) PI: INSUASA (Processo patati, patatá, trololó, e coisa e e loisa)...

Pronto. Dei de cara com isso aí: quatro fiscais neófitos que, pelo visto, nada sabem pois vão viajar para Alemanha, mais precisamente para a Baviera, em notável expedição de aprendizado. E de lá, por certo, voltarão sem saber coisa nenhuma a mais do que seus superiores descobriram que não sabem.

E sabe por que tanta a/ventura? Porque ainda não foi sequer fundado um país chamado Baviera! Baviera é só um dos 16 estados livres da Alemanha. Tá bom, é um estado grande e tudo mais, porém é só. Uma coisa tipo assim Minas Gerais, capital: Belo Horizonte. Assim é a Baviera... Capital: Munique. Mas nem é só por isso que a gente se espanta.

O que surpreende é que a Alemanha rural não tem nada a ver com o Brasil; porque a Baviera ou outro naco qualquer da Alemanha não têm nada a ver com o clima, com a temperatura, com o solo, com a fauna, com a flora, com a cultura, a agricultura, as agruras e firulas do Brasil que atura o Ministério que Wagner Rossi deixou de herança para Mendes Ribeiro.

Se essa viagem - que não sai por menos de miseráveis R$ 50 mil para o quarteto - ainda fosse rumo ao México, à Austrália, ao Texas no País de Abraham Lincoln o Lula deles lá, ou à Nova Zelândia, até que os nobres e diligentes fiscais poderiam bebericar algum conhecimento diante de algumas afinidades agropecuárias e peculiares.

Partindo daqui, assim, como partirão dia 3 por autorização explícita no Diário Oficial da União desta gloriosa terça-feira, eles voltarão dia 9 com as mãos abanando, trazendo na mala apenas saudade de um breve sonho de verão brasileiro gozado às custas das burras públicas no frio do mundo encantado da recém-criada República da Baviera.

RODAPÉ - Se, por exemplo, esta excursão a Baviera fosse para a Grã-Bretanha, o descalabro e a perda de tempo e de dinheiro seriam a mesmíssima catilinária. É como se o seu filho quisesse ser profissional de tênis e, ao invés de você mandá-lo observar a técnica e a habilidade de Rafael Nadal, mandasse ir aos jogos do Santos para ver como é que o Neymar joga.

PENA

Palanqueando na CUT, Lula se comparou a Abraham Lincoln e, como sempre, criticou seus adversários e "formadores de opinião". Para ele, "formadores de opinião" são aqueles que não pensam como ele quer que pensem. Lula é assim, seus companheiros não têm defeitos; seus adversários se não os têm, ele põe. No fundo, no fundo, ele gostaria de ser o que Lincoln foi. Pena que não é.

SEM NOÇÃO
Lula já não sabe mais quando mente ou quando pensa que fala a verdade. Agora mesmo lá na CUT, enganou a companheirada dizendo que esteve "lendo a biografia de Lincoln"... Conversa, se fosse ler mesmo, levaria um tempão e não entenderia. O que Lula fez mesmo foi assistir ao filme que a Festa do Oscar botou em cartaz esta semana. E, pelo visto, não entendeu o enredo. As partes em que não pegou no sono, ele está usando agora como arma na sua caravana como cabo-eleitoralde Dilma Vana que não lhe deu chance - ainda - de habitar o Palácio do Planalto em 2014.

SINTOMAS
A defesa da médica Virgínia Helena Soares de Souza, 56, presa sob suspeita de provocar a morte de pacientes, entrou ontem com pedido de habeas corpus para que ela seja libertada. A Justiça está entre a cruz e a espada. Não sabe se manda soltá-la, ou se a transfere para outro lugar qualquer. É que os companheiros de cárcere de Virgínia Helena já começam a revelar sintomas de dor de estômago, de cabeça, ânsia de vômito e até uma sensaçãozinha assim de querer dormir e acordar no céu...

27 de fev de 2013

VOTANDO O FIM
Os deputados estão votando hoje o fim dos seus 13° e 14° salários. Poderiam aproveitar e votar o seu próprio fim. O Brasil teria mais ordem e progresso.

BRASIL REPUBLICANO
O Brasil é um país tropical, dito democrático e cuja forma de governo é constituída por três repúblicas independentes: República do Executivo, República do Legislativo e República do Judiciário. A vida pública que seus integrantes levam, não tem nada a ver com a privada em que se encontra o resto da nação. As três repúblicas se dedicam a dar descarga e desanuviar o ambiente em casos de convulsões intestinas.

ERRO CERTO
"É o maior erro judiciário", afirma advogado de médica no Paraná. Ah, então está de bom: o maior erro médico merece um erro do mesmo tamanho.

CHUVA PAU
Voltou a chover no Rio. A cidade está que é um verdadeiro rio. E em São Paulo a chuva também não pára. A turma já está pensando que mora no Rio. E diz isso com o maior sotaque carioca de caipira.

SINDICATO DE ONGs
Brizola Neto resolveu acabar com a herança da indústria de sindicatos fabricados no Ministério do Trabalho por Carlos Lupi. Vai termina a contribuição sindical obrigatória. Pronto, os sindicatos agora vão virar ONGs, organizações não governamentais e viver às custas do governo.

Pré despedida de Bento XVI
Papa não aguentou chegar a XVII

Eia pois, santa galera nossa, salve, salve que então Bento XVI fez sua pré-despedida na praça de São Pedro, às portas da Basílica e na entrada principal do Vaticano.

E coisas notáveis estão por acontecer: o anel do papa vai ser destruído, como manda a tradição. Destruído, mas não jogado fora; Bento só vai usar batina branca; não mais vestirá sapatos vermelhos; será chamado de Papa Emérito ou até mesmo de Pontífice Emérito.

E eis então que não se vê nisso aí nenhuma vantagem, posto que existe dentre nós simples mortais um presidente-adjunto aí que não é emérito, mas é honóris, pô.

Ali mesmo na Praça do Vaticano, Bento XVI disse que enfrentou "águas agitadas e ventos fortes" durante o seu pontificado. O que isso quer dizer no mundo sacudido e mal bafejado de hoje, todo mundo sabe. Nem precisava repetir.

Ele não disse, mas apressou-se a deixar o pontificado porque ele achava que a carga era pesada demais para um Bento XVI e ele não aguentaria quando fosse XVII.

E assim é que veio a hora que o planeta mais esperava: Bento XVI falou em português. Decepção no Brasil. Ele nem tocou no Deus de Rosemary. "Pô, o que é isso companheiro Bento?!?" - ressoou uma voz rouca e ressentida nas ruas de São Paulo.

"Deve ser porque é período pré-eleitoral e a Igreja não se mete nessas coisas" - ponderou conciliador e cinicamente conformado O Filho do Brasil para seus fiéis do instituto que lhe pertence.

O cerimonial impecável do pré-adeus de Bento XVI foi bem como deve ser o próprio papa: infalível. O Instituto Rio Branco, usina do Itamaraty, deveria fazer um cursinho intensivo de eventos e riquefafes, lá no Vaticano. Dilma Vana olharia menos atravessado para Antonio Patriota nos próximos momentos solenes da República.

Tá cerimonial, tudo bem, mas impecável mesmo estava Bento XVI, podre de chique e pra lá de fashion naquele jaquetão branco à moda Zé Sarney, também vitalício como o papa, já que imortal.

Então tá, depois de amanhã, Bento continua sendo Sua Santidade, Papa e Pontífice Emérito, mas sem qualquer poder. Fica tipo assim Rainha da Inglaterra do Vaticano.

Ah sim, pelos cálculos da polícia militar brasileira que observava atenta a cobertura do evento em todos o canais de TV da face da Terra, aquela multidão olhando para o altar tipo palco iluminado onde estava Bento XVI era toda constituída de paparicadores.

Amanhã é outro dia; é despedida de verdade. E enquanto Bento XVI antes que vire XVII vai de helicóptero para seu barraco sem trinco em Castel Gandolfo, os cardeais com menos de 80 anos iniciam o conlave que elegerá o novo Pontífice que vai virar Sumo.
TRADUÇÃO
Em sua última audiência pública antes da renúncia, o papa Bento XVI se destacou hoje quando falou um trecho em português. Foi traduzido no Brasil pelo narrador de TV. Nunca antes na história desse país um intérprete havia traduzido uma fala em português para o português.

BERNARD SHOW
O Atlético de Minas Gerais goleou na noite desta terça-feira, o Arsenal da Argh!entina pela Taça Libertadores da América. O Galo meteu 5x2 no time de Sarandi, nas cercanias de Buenos Aires. O jogo foi pela fase de grupos da competição. Destaque para o garoto Bernard que fez três gols. O Atlético-MG é líder do Grupo 3 com 100% de aproveitamento. Ronaldinho Gaúcho foi atração e, de quebra, perdeu um pênalti. Já o menino que deu espetáculo agora é chamado de Bernard Show.

OBA!
Oba! Hoje tem Corinthians contra o Milionários, pela Libertadores. Oba! É com os portões do Pacaembu fechados. Oba! Os corintianos fanáticos esta noite estão dando ao clube um prejuízo de R$ 2 milhões.

SAFO & PATETA
Lula não gostou de saber que FHC chamou Dilma Vana de "ingrata" que "cospe no prato" e já deu o seu pitaco: - Fernando Henrique devia ficar quieto! Ele também esbravejou dizendo que o Príncipe dos Sociólogos é "ridículo" porque o chamou de "presidente-adjunto". E, já trocando de assunto, defendeu a sanção da Conmebol ao Corinthians pela morte do menino boliviano. Quer dizer, Lula voltou a ser o Lula de sempre: o Cara safo que dá palpite em tudo, mete o nariz em tudo onde não é chamado. A gente só está esperando agora que deixe de interpretar o presidente mais pateta da História desse País e fale sobre a Rosemary e o governo Série-B que ele instalou em São Paulo. Diga aí Lula, cadê Rose, cadê?!?

QUEM DIRIA?
Maradona, na Itália, explicando que não tem dinheiro para pagar 40 milhões de dólares ao Fisco italiano, aproveitou para dizer que era melhor que o Messi e do que Pelé. Tá certo o Maradona. Se ele não dissesse, quem diria?

TROQUE-OS POR MORADIAS
Pois então, pelas contas feitas de que um parlamentar que habita o Congresso Nacional - seja deputado ou senador - custa R$ 40 mil diariamente aos cofres públicos, isso quer dizer que um só desses senhores de anéis, gravata e colarinho branco é igual a uma casa popular por dia, ou 365 unidades do Minha Casa, Minha vida por ano. Eles são 594 ao todo - 81 senadores e 513 deputados - o equivalente a 206.810 casas populares por ano. Se eles tirassem férias anuais - e isso não faria a menor diferença para a República - acabariam as favelas no Brasil.

CONDOMÍNIO ESPLANADA
Se você fizesse o mesmo cálculo com o custo-benefício republicano de cada ministro e seus séquitos, chegaria à conclusão que a Esplanada dos Ministérios poderia ser usada como condomínio residencial. O Brasil ganharia muito mais. Claro, essa reforma ministerial precisaria ter o Alvará de Funcionamento do Corpo de Bombeiros.

26 de fev de 2013

Corinthinas barra a imprensa no Pacaembu

Depois que a sua torcida mais organizada matou um torcedor boliviano de 14 anos na Bolívia e agora que a Conmebol proibiu a presença dos torcedores em seus jogos, o Corinthians dá o troco e barra a imprensa no Pacaembu. Eis a nota que está no site do clube:

Com base na decisão da Câmara de Apelações da Conmebol dando conta que a partida entre Corinthians x Milionarios (COL) será disputada "com portões fechados", o Corinthians comunica que apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao estádio do Pacaembu nesta quarta-feira (27).

As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians.


Pronto, chegou a hora da imprensa esportiva criar vergonha na cara. Basta deixar o Corinthians de lado até o fim do ano. Ninguém vai morrer e nem perder os cotovelos por não saber o que está acontecendo ou deixando de acontecer com um clube que, por falta de civilidade e de controle, não pode sequer botar seus torcedores na arquibancada.
Temer vai de replay na Vice-Presidência
Div/PR

O anúncio de renovação da parceria entre a primeira-mulher-presidenta da República e o vice-presidente da mesma propriedade nacional, Michel Temer deve ser feita na convenção do PMDB, neste sábado, em Brasília. Dilma Vana já confirmou que vai estar por lá. Ainda mais que não há perigo nenhum de Zé Dirceu se apresentar como papagaio de pirata. Mas, assim é que se comprova a verdade mais disfarçada nesse país: ninguém manda mais que Lula nesse país do que Michel Temer. Cá pra nós é o tipo de mais um campeão de audiência que não vale a pena ver de novo.
BAT-PROBLEMA PARA A OAB
O advogado Ricardo Cabral que atende à serena torcida organizada Gaviões da Fiel é um caso estranho de defensor do seu próprio cliente. Ele está fazendo o possível e o impossível - e diz isso com todas as letras - para provar que o menor H.A.M. seu constituínte é o único culpado pela morte do menino boliviano Kevin Espada que torcia pelo San José. Decerto, este é um Bat-problema para a super-OAB resolver. Mas, num país em que a ética é ditada pelos fanáticos adeptos do Deus de Rosemary, tudo pode acontecer. Inclusive, nada.
Vai comemorar sozinho

Zé Dirceu, na base do "não tá morto quem peleia!" usa seu blog e as cloacas infestadas de companheiros a soldo para dizer que ainda está vivo: - Tucanos caminham para a quarta derrota! Acertou uma e omitiu outra.

A oposição, sem renovação e sem apelo popular, caminha mesmo e a passo largos para mais um universo em desencanto. Mas o que o quadrilheiro e corrupto condenado pelo STF não diz é que, quando isto acontecer, ele não vai estar nas ruas para comemorar.

 E, se a democracia que construiu para ele mesmo e seus cúmplices usufruírem ainda lhe der o benefício de gozar o sol da liberdade, não vai ter com quem celebrar. Na última cerimônia pública do PT ele foi tão isolado que parecia ter lepra.

Se alguém tiver uma foto dele com Dilma Vana ou até mesmo com o Deus de Rosemary, mostre.  Ganha uma caixa de fósforo vazia. Tem que ter a data de 20 de fevereiro de 2013, dia da coalizão do 33º aniversário com os 10 Anos de Poder do PT.
Não adianta atirar laranja nos bolivianos

Pronto, o fiscal do Ministério Público da Bolívia diz que o menor da torcida corintiana que confessou ter disparado o sinalizador mortal no rosto do garoto boliviaano só fará parte do processo se confessar o crime em Oruro.

Abigail Saba, fiscal do Ministério Público boliviano, explica que o brasileiro só será parte no processo se fizer a confissão no distrito do crime cometido. Ela - sem dizer que lá na Bolívia los brasileños no desmoralizan y no brulan a las leyes - acrescentou ainda que, em princípio, as declarações do menor no Brasil são insuficientes para a libertação dos doze corintianos presos.

Abigail Saba, acrescentou também que a confissão no Brasil apenas indica a existência de mais cúmplices no ato criminoso.

Então estamos conversados. Na Bolívia não é bem assim como os mensaleiros luláticos acostumaram o brasileiro a pensar.

O golpe de atirar lanranja nas leis bolivianas não colou. É que por lá eles estão sabendo que do velho jeitinho brasileiro que os malfeitores do mensalão inculcaram no povo daqui eles podem esperar de tudo, até que amanhã ou depois, apareçam mais uns três ou quatro laranjinhas, dizendo-se exímios atiradores de artefatos pirotécnicos em torcidas adversárias.
Oruro não fica no Paraguai

Nem todo lugar no mundo usa a lei como veículo blindado do jeito que o brasileiro esperto vem usando para chegar incólume e altaneiro aos lugares mais escusos da sociedade em que vive, deita e rola. Lá na Bolívia, na famosa vila de Oruro, a delegada Abigail Saba já deixou bem claro que por lá o andar da carruagem é outro. E que não tenham a falsa ideia de que seja o Paraguai.

Não colou e nem grudou em nada, lá pelas paredes da sua delegacia, a confissão cuspida na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos pelo menor H.A.M. uma "sigla" que não diz nada e nem mostra a cara de um matador eventual e confesso.

Para a lúcida e atenta delegada Abigail, o fato de o garoto brasileiro, corintiano, estudioso, e trabalhador ter assumido a autoria do disparo que matou o jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán, na semana passada, não significa que aqueles 12 torcedores do Corinthians engaiolados  vão responder ao processo em liberdade, ou retornar ao Brasil.

Abigail Saba que cuida da investigação pelo Ministério Público em Oruro já disse que vai usar o depoimento do laranjão para reformar o inquérito e colocá-lo com o 13.º indiciado no processo.

Pronto, o advogado e os patrocinadores do desastrado corintiano acaba de entrar no padrão internacional da leitura dos direitos de qualquer cidadão: "tudo que você disser poderá ser usado contra você!".

Para a delegada Abigail a coisa é simples: "Todos são cúmplices, pois trouxeram o menino e o deixaram sair de Oruro. Por que fizeram isso? Esperamos que o tragam para responder às acusações na Bolívia, de acordo com as leis bolivianas, e assim será indiciado como todos os outros".

E agora, só você e a torcida do Corinthians e do Flamengo juntas sabem que pelas leis bolivianas, a maioridade começa as 16 anos. Sabe quando o H.A.M. vai voltar a Oruro? Pois é.

Abigail agora está esperando apenas a confirmação da confissão e os documentos que lhe chegarão do Brasil para definir o rito das investigações.

De qualquer maneira, a coisa tá feia para aquela dúzia de fiéis prisioneiros corintianos. Abigail quer mantê-los "ao menos" como cúmplices, se a genial e proverbial versão brasileira for confirmada.

Ela pergunta com simplicidade: "Como o jovem saiu da Bolívia? Há várias interrogações que têm de ser esclarecidas em Oruro. As autoridades daqui não têm de levar em conta provas produzidas em outro lugar. Quem garante que este garoto não foi pressionado?", quer saber a delegada boliviana.

Esse renha-renha deve durar pelo menos cinco ou seis meses de desconfortável cadeia para os bravos e destemidos fanáticos que, acostumados a agitar a massa e balançar estádios, vai ter que se adaptar a sempre unidos jamais serem vencidos pela falta do radiante sol da liberdade, ou pelo aconchego grupal de noites mal dormidas na penitenciária do vizinho país amigo. Muy amigo, como siempre; o para siempre, hermanos - como já teria dito há bom tempo Evo Morales para Lula, ambos enrodilhados em vistosos colares de folha de coca.

O advogado das torcidas organizadas do Timão já prepara um mebrulho de jornais, uma dúzia de radinhos de pilha e pacotes de cigarros legítimos para levar a sua clientela na Bolívia. Alguém, por favor, avise ao nobre causídico de que lá não é o Paraguai.

RODAPÉ - Nada como um dia depois do outro. Taí ó, com medo do seu pé-frio não convidaram Lula para ir ao Japão e nem sequer lhe ofereceram um camarote nos últimos jogos do Coringão, agora não têm cara para nomeá-lo embaixador emérito a fim de mediar mais esse conflito internacional.

AVIVE-SE
O governo vai oferecer um lucro de até 15% no pacote de concessões. Avive-se! Não perca pois, a próxima edição do Diário Oficial de sua região. Saiba o que o governo concede para os outros e não deixa nada pra você.

GRANDES TEMAS
Mantega é orientado a falar só de grandes temas. Deve ser sobre a eleição do novo papa; o crime do Oscar Pistorius; o abalo sísmico na Malásia... Se sair diss, Mantega resvala.
 
MALAS
Acusador de Chalita diz ter visto "malas de dinheiro" em sua casa. Primeira coisa, trata-se de uma coisa tipo assim, muito íntima; segunda, não deve ter nada a ver com aquelas velhas malas do Gilberto Carvalho: aquelas apareciam lá em Santo André e já faz tempo
 
SEM-CERIMÔNIA
Pensando bem, esse conclave dos cardeais vai ser uma cerimônia de beija-mão, lava-pés ou de roupa suja lá no Vaticano?
 
PAU TORTO
Renan Calheiros: "Se eu fosse jovem eu também teria participado das manifestações. Na minha jucventude eu participei muito desse tipo de mobilização"... Elas vão me servir como mensagem para que eu seja um presidente cada vez melhor no Senado". Besteira, pau que nasce torto, morre torto. Esta é a terceira vez que Renan Calheiros domina o Senado. Se não aprendeu até agora, não aprende mais. O que o Brasil precisa é transformar protesto em ação.
IN MEMORIAN
E então, como já se esperava, a tragédia da boate Kiss em Santa Maria da Boca do Monte já foi à Missa de 7º Dia. O assunto está morto e sepultado. E não se fala mais nisso.

PISTORIUS QUER TREINAR
O velocista paraolímpico sul-africano, Oscar Pistorius, solto mediante fiança, diz agora que só pensa naquilo: voltar aos treinos. Tá, mas em que modalidade, tiro esportivo?!?

INGRATA E MAIS UM POUCO
Fernando Henrique Cardoso disse lá nas suas Minas Gerais que Dilma é "ingrata" ao negar herança de tucanos. Com Aécio à tira-colo, FHC acusou a primeira-mulher-petista-presidenta da República de - ai que nojo! - "cuspir no prato que comeu". Então ele não quis dizer que ela é apenas "ingrata"; uma senhora que "cospe no prato" antes de tudo é indelicada, descortês, grosseira, malcriada. Políticos são assim mesmo quando dizem uma coisa estão dizendo outras tantas que não têm coragem nem sinceridade para dizer.
Faça hoje mesmo sua assinatura do Diário Oficial
Conheça o Brasil que você paga e não bufa

De Norte a Sul, do Oiapóque ao Chuí, de cima abaixo, de fio a pavio, de cabo a rabo nesse Brasil brasileiro, mulato izoneiro, medicamentos que custam R$ 49 a caixinha, são comprados por módicos R$ 3 mil; um simples mapa geográfico de parede que sai para você por R$ 600 é vendido na Esplanada dos Ministérios por R$ 8 mil a unidade;

um assessor terceirizado sem outra qualificação que não seja a carteirinha de aliado e que não mereceria uma remuneração de R$ 1 mil mensais ganham salários de R$ 20 mil, fora o alho e o bandalho;

um estádio que sairia por R$ 300 mil para qualquer clube de futebol, sai para o governo por R$ 1 bilhão e 500 mil; a Copa do Mundo que não custaria "um centavo aos cofres da nação" está saindo pelos olhos da cara; puxadinhos de aeroportos custam para esse mesmo governo 100 vezes acima do que deveriam custar;

a transposição do Rio São Francisco que nem era para ser feita, ao invés de custar R$ 1 ou 2 bilhões custa 10 bilhões para não sair do discurso; a aliança com um partido nanico qualquer que nem deveria valer nada, sai pelos tubos para o Palácio, custa dinheiro e ministérios que não acabam mais;

como arte "não tem preço", qualquer peça publicitária de R$ 5 ou 6 mil para particulares, vale de R$ 500 ou 600 mil para os governos que precisam dizer porque nos cobram impostos; qualquer campanha de marketing orçada em R$ 50 ou 60 mil para a clientela comum, pula para R$ 500 ou 600 milhões para os partidos políticos e seus nobres candidatos;

O trem-bala que nem o Rio e nem Campinas precisam seria orçado por R$ 15 bilhões em qualquer país civilizado, mas está avaliado em R$ 45 bilhões para o Brasil Dilma da Silva; uma ponte, um trecho de estrada, uma casa da sua vida, toda e qualquer obra, coisas e loisas que valeriam isso para qualquer um de nós, valem para as burras públicas até mil vezes mais disso e daquilo.

A caixa preta do superfaturamento precisa ser aberta. Tome nota: onde houver uma concorrência pública, uma licitação, uma tomada de preço no governo - em qualquer dos Poderes constituídos, suas vinculações e seus tentáculos - é ponto de referência para um achaque, uma fraude, um desvio, uma roubada de bola e um gol contra o Brasil que tem a maior e mais deslavada arrecadação de impostos do mundo e não devolve nada à população em serviços essenciais como saúde, educação, segurança pública, qualidade de vida, justiça e equilíbrio social.

Quer pauta de escândalo? Assine o Diário Oficial - da União ou do seu Estado - leia os editais e a publicidade oficial da sua cidade; veja as letrinhas pequeninas dos singelos convites para tomadas de preço, concorrências públicas, licitações, similares e genéricos.

Ali você vai descobrir o fio da meada; ali você vai encontrar as cloacas, os canais do esgoto da corrupção; por ali escorrem, em meio a raras exceções, dejetos da contração de serviços porcos, empreiteiras corrompidas, especialistas em canalhices, velhacarias e pirataria deslavada. Faça hoje mesmo a sua assinatura. Você vai descobrir o Brasil que você paga e não bufa.

25 de fev de 2013

Virgínia Helena é inocente!
As evidências estão na cara

Está ali, estampada na página da Folha de S. Paulo on line: "Ela é Deus", diz ex-funcionário de hospital sobre médica acusada de mortes. Epa! O que é mesmo então que Virgínia Helena tem que Rosemary não tem?!? Ou vice-versa... Mais uma vez, o Deus de Rose não vai ter como explicar.
 
A matéria é, na realidade, consequência da reportagem do "Fantástico" exibida na noite deste domingo (24) pela Globo. Foi ali que um ex-funcionário do Hospital Evangélico de Curitiba afirmou ter presenciado diversas vezes o desligamento do respirador de pacientes da UTI pela médica Virgínia Helena Soares de Souza.

O técnico de enfermagem Sílvio de Almeida disse ao programa dominical da Globo e não mandou dizer: "Eu já a vi várias vezes desligando o respirador". E emendou: "Ela é Deus. Ela desliga o que quiser". Vejam que Almeida não foi capaz sequer de aventar a hipótese de que, abrindo os olhos e deparando com Virgínia Helena, os pacientes tenham morrido de susto.

Nesta segunda-feira, 25, pela manhã viu-se na infalível edição de mais um programa "Bom Dia, Brasil" sempre da TV Globo, o ex-marido da médica falando, ao vivo e em cores, sobre o caso. E, na corrida, apareceu nos jornais da semana que apenas começa, a figura da médica em carne e osso.

Pronto!Chega-se logo à conclusão que ela é inocente. Inocente, meus caros Watsons! Se fosse mesmo tudo que andam dizendo dela, Virgínia Helena não seria hoje uma divorciada; seria uma viuva.  E não se fala mais nisso. Pois então que Virgínia Helena volte logo à ativa que o Hospital Evangélico está sentindo a sua falta.
O Sinalizador Naval Corintiano
O direito formal aniquila o direito moral

Apareceu um corintiano roxo, de 17 anos, que se confessa apaixonado pelo Timão e por comemorações pirotécnicas. Casualmente ele foi ao jogo contra o San José, na Bolívia e, eufórico e apaixonado pelo Coringão disparou um singelo sinalizador na direção da torcida adversária. Um sinalizador que teria adquirido numa banca de camelôs no centro de São Paulo e que passou despercebido pelos fiscais de aeroportos que ligam o Brasil à Bolívia.

Por acaso, esse jovenzinho tão frágil e inocente quanto fanático pelo Corinthians matou um garoto de 14 anos no outro lado da arquibancada. O advogado da Gaviões da Fiel, contador da comovente história, diz que o garoto inimputável vai se apresentar hoje à polícia. Orra, meu, um delegado que se preze prenderia esse advogado.

No fundo, no fundo essa farsa é apenas mais uma demonstração debochada do que os patifes andam fazendo com a lei e a justiça no Brasil. Nunca antes nos 10 anos de poder escrachado nesse país se revelou de forma tão indecente e explícita o quanto as leis ruins podem ser uma das piores formas de tirania.

Os brasileiros são submetidos a um verdadeiro império de aproveitadores das leis que aprenderam a legalizar seus malfeitos sem que falcatruas, engodos, fraudes precisem ser legitimados. O direito formal aniquila, arrasa, esmaga o direito moral.

O Brasil é um país fora de controle. As leis se tornaram inúteis para os homens de boa vontade que há 10 anos delas não dependiam. Hoje as pessoas de bem precisam se prevenir das leis antes até de obedecê-las As leis se tornaram uma arma com silenciador na mãos dos ruins; com as leis como munição, os maus se fazem melhores em sua crueldade, em seus instintos ruins.

O crime organizado oficial que se instituiu na estrutura dos três Poderes constituídos consagra, a cada dia, a cada momento, a cada ocasião - até num jogo de futebol - o uso e o abuso das leis  como o agente mais eficaz de desmoralização da sociedade.

Hoje o Brasil é refém dos sequestradores da Constituição e das leis que são criadas para sua própria blindagem. As leis são o escudo protetor das piores figuras republicanas que transformam em aberração o espírito da lei que um dia foi a alma do Estado e o digno caráter dos governos. No Brasil de hoje, a lei permite o que a honra proíbe.

Esse pobre menino que o advogado apresenta como comprador de um sinalizador naval na rua de comércio popular 25 de Março estava apenas comemorando um gol. Ele sozinho vai livrar a cara da torcida corintiana em peso. É só mais uma edição do jeitinho brasileiro de usar a lei para debochar de um crime. Cá pra nós, se na política é assim, porque nop futebol não poderia ser? Isso é só uma coisa à-toa, uma história banal na História do Brasil que já perdeu a graça.
Depois de perder o sobrenome de Academia, o Oscar deste ano mostrou a preferência pelo cinema, digamos, mais humanizado. Os efeitos eletrônicos e computadorizados perderam o charme e as preferências voltaram a recair para uma arte cinematográfica mais pé no chão, coisa mais próxima da realidade. Afora isso, uma grande surpresa: venceram todos os favoritos. The winners are ...

Filme: "Argo"
Direção: Ang Lee, por "As Aventuras de Pi"
Ator: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Atriz: Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida"
Ator coadjuvante: Christoph Waltz, "Django Livre"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, "Os Miseráveis"
Roteiro original: "Django Livre"
Roteiro adaptado: "Argo"
Animação: "Valente"
Filme estrangeiro: "Amor" (Áustria)
Trilha sonora: "As Aventuras de Pi"
Canção original: "Skyfall", de Adele, "007 - Operação Skyfall"
Fotografia: "As Aventuras de Pi"
Figurino: "Anna Karenina"
Documentário: "Searching for Sugar Man"
Curta de documentário: "Inocente"
Edição: "Argo"
Maquiagem: "Os Miseráveis"
Direção de arte: "Lincoln"
Curta de animação: "Paperman"
Curta-metragem: "Curfew"
Edição de som: empate entre "A Hora Mais Escura" e "007 - Operação Skyfall"
Mixagem de som: "Os Miseráveis"
Efeitos visuais: "As Aventuras de Pi"

24 de fev de 2013

DE NÓS PRA NÓS
Você pegou bem a careta dos "militantes" do grupelho agitador que andou fustigando a dissidente e ativista cubana Yoani Sánchez por onde ela andou no Brasil? Pois, em breve, você os verá de novo em franka atividade empunhando pirulitos e cartazetes contra a imprensa maldita e mal-vista pelo guerrilheiro suburbano Franklin Martins, braço direito da luta "da esquerda" dos luláticos que promovem a volta da censura à liberdade de expressão. Já se ofereceram de mão-beijada - melhor, de mão molhada - para agitar a vida de todo e qualquer jornalista que não pense, não diga ou escreva aquilo que o PT quer que seja pensado, dito e escrito. A democracia dessa pandilha é assim mesmo: da pandilha para a pandilha.
METAMORFOSE AMBULANTE
O Cara é um pré-frio ambulante. Foi só anunciar que iria botar o pé na estrada em suas caravanas eleitorais e olha só o que aconteceu. A ligação de São Paulo com o resto do Brasil começou a desabar; a natuireza revoltada matou 2 pessoas - uma criança foi levada pela água em São Sebastião, uma mulher morreu pelo deslizamento na rodovia; o mau tempo bloqueou as saídas de Cubatão; túneis bloqueados. O Cara é mesmo, como ele próprio diz, uma "metamorfose ambulante", mas desta vez ele excedeu e mudou até o tempo e a temperatura. É da sua natureza. E esse vai ser o clima até outubro de 2014. Prepare-se.

O MEDIADOR
Esse silêncio de Hugo Chávez é que mata. Ele só fica lá escrevendo, escrevendo e não diz nada. O índio velho, Evo Morales até foi lá ver o que estava acontecendo, mas deu com a cara na porta. Fidel Castro que o devolveu são e salvo para a Venezuela, não dá um pio. Bolas, já está passando da hora de O Filho do Brasil, vestir o seu manto sagrado de grande mediador, dar um pulinho até lá e resolver este conflito de interesses entre o céu e a terra que Chávez não ata nem desata. Se o Deus de Rosemary não meter o dedo, essa agonia não vai acabar nunca. Tá na cara que Hugo Chávez precisa urgente de um bom discurso para levantar o ânimo. Amigo é para essas horas.

PACIFICAÇÃO?!?
Nunca antes na história de todo e qualquer país, uma polícia de pacificação trocou tanto tiro com bandidos e mocinhos como esta do Rio de Janeiro. O governo do Rio já era para ter se dado conta de que o conflito que provocou com essa ideia de invasão sistemática e organizada de morros e favela jamais será uma missão de paz. Na troca de tiros entre polícia e malfeitores morrem a sociedade e a democracia. Comecem a organizar o Brasil pela família; pela educação; pela lei que deveria punir com o mesmo rigor traficantes, usuários e governantes viciados em crimes sem castigo.

23 de fev de 2013

O APAGÃO
Em matéria de boletim de saúde, esta do vice-porta-voz venezuelano, Nicolas Maduro, é imbatível: "O presidente Chávez está enérgico"! Com isso ele quis mesmo dizer o quê? Que Chávez está assim, tipo Dilma Vana desancando seus ministros quando a mídia não tá olhando, ou seria "enérgico" em redução deformada de "energético", de energia?... Vai ver que é isso mesmo, Hugo Chávez está à beira de um apagão.

VERDE
Nicolas Maduro ainda está muito verde para esses pronunciamentos oficiais à nação. Ao dizer que Chávez está "enérgico" ele tentou explicar que seu patrão estava forte e rijo e que inclusive "determina ações por escrito". Caramba, se Chávez está escrevendo, então por que não assinou o documento de posse do seu segundo mandato?!? Desse jeito, vai ficar escrevendo bilhetinhos a torto e direito e vai acabar batendo as botas sem assumir a presidência.


Eduardo Campos e Lulalá

E foi então, quando Lula transformou o 33º aniversário do PT na celebração dos "10 Anos de Governo" que se concretizou, com pleno domínio e de fato, a ditadura que ele impõe ao partido e quando também se revelou às escâncaras a sua irresistível vocação para a autolouvação.

Falar mais nos 10 anos de poder petista do que nos 33 anos de vida  do PT é a mais nítida e eficaz forma de promover a volta de Lula ao Palácio. E o que poderia ser uma sombra de dúvida quanto ao golpe que ele já iniciou rumo à rampa, dissipou-se quando ele se apresentou luminosamente como cabo eleitoral de Dilma para 2014. Quem o conhece bem sabe melhor ainda: sempre que Lula diz uma coisa está dizendo outra.

Lula vai usar os 10 Anos de Governo do PT como catapulta para andar pelo Brasil de fora a fora, contando causos e mostrando como é que se fez e se faz com uma nação quando se conta com um presidente como ele, pai do PAC, Pai dos Pobres e Filho do Brasil.

Com o slogan "10 Anos de Governo do PT" no mais alto estilo Bye Bye Brasil, Lula vai mostrar em caravana com quantos paus se faz uma canoa para se transpor as águas do São Francisco, enquanto se tempera um país com Pré-Sal.

Agora que caiu a ficha, Dilma Vana - a mineira mais gaúcha do Brasil está, como se dizia no tempo dos carreteiros, "na ponta dos cascos". É que, imediatamente ao anúncio de Lula em prol da reeleição de Dilma, o pernambucano Eduardo Campos virou candidato também.

Dilma, jogando pra torcida, até diz que acha a pretensão de Eduardo Campos "legítima" e coisa e tal. No entanto, com uma ponta de mágoa encravada no peito, a primeira-presidenta faz saber entredentes que a sua permanência como presidenta diligenta do Brasil seria o caminho mais curto para Eduardo Campos, um cara de olhos transparentes, moço e que se acha bonito, ser presidente em 2018.

Dilma não diz, mas quem anda ao seu derredor sabe que ela vê a candidatura de Eduardo Campos como uma manobra para enfiar a volta de Lula pela sua goela abaixo. Na súmula desse jogo duro, o governador pernambucano e dono do PSB estaria escalado no time dos lulistas que só pensam naquilo: a volta de Lula já!

RODAPÉ - Ainda pelo início dessa corrida ao Palácio, ficará demonstrado que a reeleição de Dilma sem o PSB de Campos como aliado poderá balançar e até acabar sob as asas dos tucanos, um delírio que só a imaginação fértil de Lula poderá fazer brotar. Mas brotará. E então será chegada a hora de dizerem a Dilma que "para o bem do povo, pelo povo e para o povo" só o Divino Mestre nos salvará. Eduardo Campos trocará sua sonhada candidatura a presidente pelo honroso e lucrativo lugar de vice, ao lado do Deus de Rosemary. E Dilma então, nem segunda-dama será, eis que mandou fechar a versão do governo federal em São Paulo.

22 de fev de 2013

O Mediador da Gangue do 12 do Rojão
 

A coisa está tão feia lá na Bolívia pros lados da gangue Os 12 do Rojão que a diretoria do Corinthians já estuda correr o risco de afundar na maior urucubaca, mas é capaz de convidar o presidente aposentado, jamais inativo, Lula da Silva para mediar o conflito com a Justiça boliviana.

Depois que tirou o corpo fora para bancar o cabo-eleitoral da reeleição de Dilma Vana, o Cara tem tempo de sobra para exercitar a sua vocação de grande mediador internacional. Especuala-se que um certo instituto já se mobiliza para acertar os custos de uma conferência com o uru-aimará Evo Morales, presidente do país amigo. Em dois tempos e com dois bons colares de folha de coca, tudo se resolve numa boa. E a Libertadores nunca mais será a mesma.

Republicanagem

CABO ELEITORAL
Lula: "Resposta à oposição será reeleição de Dilma". Pronto, acabou de lançar a candidatura do conterrâneo Eduardo Campos.

RETRUQUE
Retruque do PSDB: Tucanos preparam QG para campanha de Aécio. Tá, já é uma grande coisa não ter o pé de Serra nesse ninho, mas daí a fazer cócegas no pé quebrado da Dilma, ainda tem muita estrada pela frente. Minas Gerais sozinha não elege ninguém.

CUSTO COPA
Abrindo a Copa: Governo pode punir hotéis por aumento abusivo de diárias. Besteira, as diárias não chegam nem a pagar o cafezinho com pão de queijo em qualquer aeroporto brasileiro.

MEU PAIPAI
Veja só a manchete: "Namorada de Eike está grávida de um menino". E esse menino é maior de idade, Eike já sabe o nome dele? Bolas, pra não deixar a menor dúvida, melhor seria dizer "Eike vai ser pai outra vez".

PRONTO, É ELE
Na África do Sul: Investigador do caso Pistorius é acusado de sete tentativas de assassinato. Pronto é ele! Pistorius é inocente.

SEM TEMPO
Papa estuda publicar documento que pode antecipar conclave. Hii, não vai dar tempo para o Hugo Chávez chegar até lá. Não, à Basílica de São Pedro, não. Hugo Chávez não vai ter tempo de chegar a São Pedro.
 
COMO ASSIM?
Governo bolivariano: Hugo Chávez sofre de insuficiência respiratória. A recuperação do egresso dos hospitais de Cuba, dizem os porta-vozes bolivarianos, "não tem sido favorável". Como assim, "não tem sido favorável"? Pergunta para o povo venezuelano o que é mesmo que ele acha.
 
MALDADE
Augusto Nunes, da Veja: Se o PT não teme corrupção, que tal Lula falar do caso Rose? Pura maldade, todo mundo sabe que Lula não viu nada, não ouviu nada, não sabe de nada. Desde que malufou, Lula incorporou o espírito do novo companheiro: - Que caso? Que Rose?
 
EXTRA, EXTRA!
Homem das comunicações da Venezuela anuncia que melhorou a infecção respiratória de Hugo Chávez. Pois então, a infecção melhorou, mas Chávez piorou.
 
O PREÇO DA LIBERDADE
Decisão sobre liberdade mediante fiança de Pistorius será anunciada nesta sexta. Essa coisa de pagar fiança é uma cavalice. Quer dizer que quem não paga não bufa? Se o cara ainda tem chance de ser inocente, ou pelo contrário, tem tudo para ser culpado, o que é e no que é que o dinheiro pode mudar alguma coisa? É a Justiça cobrando para ser boazinha durante o tempo em que a sentença não transitar em julgado. Liberdade, por curta que seja, não pode ter preço.
 
Fraude Paraolímpica
 
O astro paraolímpico (paralímpico, uma ova!), Oscar Pistorius ganhou fama e tudo quanto foi prova que disputou, como um velocista fenomenal. Suspeita-se agora que ele seja protagonista de uma fraude de dimensões pra lá de olímpicas!

Acusado e acuado pela morte de sua namorada Reeva Steenkamp ele se defende da imputação - isso aí, imputação - de crime doloso jurando de pé junto - Epa! - que matou a sua namorada porque, imagine, ele a confundiu com um ladrão.

Caraca! Pistorius não é um velocista de pernas mutiladas... É um corredor cego. Só pode ser cego

Para "confundir" Reeva com um ladrão, só mesmo quem não enxerga bulhufas. E pelo visto, Pistorius também não tem o sentido do tato. Ele não via o que andava pegando.
O FENÔMENO DA ALTITUDE
Taí, foram elogiar o comportamento da torcida corintiana no Japão... Olha só a meleca que deu lá na Bolívia. Em todo caso, os advogados de defesa do Coringão já estão creditando o petardo que matou o garoto boliviano de 14 anos, aos 3.700 metros da altitude de Oruro "um fenômeno que desvia até a trajetória da bola, imagina se não desviaria o disparo de um inofensivo sinalizador".

Os nobres causídicos, com o silente amparo do Itamaraty, já pensam até em arrolar Tite e o goleiro Cássio como testemunhas, pelas entrevistas que deram a respeito da influência do ar na velocidade e no desfio incontrolável de qualquer passe, ou chute a gol. Coitado do cândido torcedor corintiano que disparou aquele singelo artefato pirotécnico. Foi mais uma vítima da natureza, desculpa da moda para as tragédias no Brasil Dilma da Silva.

JOGA!
Fidel mandou, Raul Castro ordenou e o PT servil obedeceu: "Joga bosta na Yoani"!

SEM TORCIDA?
A Conmebol, dona da Libertadores, decidiu: o Corinthians jogará sem torcida até o fim da competição que mais atiça os ânimos do futebol latrino-americano. Em contrapartida, a turma toda está com o pé que é um leque para lotar o Morumby e tumultuar o clássico Santos x Corinthians pelo reles Paulistão. Se houver repressão nos portões do estádio a porte de arma branca, pistolas de pequeno e grande calibre, ou até inofenbsivos sinalizadores pirotécnicos, a turma tá pulando e andando. Sempre pode atirar uma pilhazinha lá que outra na cabeça de Neymar. Nada pra machucar; só para arrepiar aquele penteado de alta periculosidade que ele tem mania de usar, ao invés de jogar bola, como reclama Pelé.

ONDE FICA?
O pior da política está aqui no Brasil. Diga lá, onde fica o outro país neste mundo que aceita dois malfeitores de contumazes malfeitos presidindo o Senado e Câmara dos Deputados? Em que buzanfan do mundo fica o outro país que tem um presidente aposentado que continua governando escandalosamente a nação?!? Se você souber, me avise. Preciso fugir de lá também.

DE CORPO PRESENTE
Tá feia a coisa na Venezuela. Os porta-vozes do além bolivariano dizem que "está muito difícil a recuperação do comandante Hugo Chávez". Está em plena crise respiratória. Dito assim, parece até que eles não estão no palácio do governo; dá a impressão de que estão numa missa de corpo presente.
BRIZOLA E MENDES
A primeira-presidenta Dilma telefonou a Brizola Neto para dizer-lhe continua ministro do Trabalho. no cargo. Ligou por causa das especulações que o apontam como uma das bolas da vez na Esplanada. Dilma, de acordo com as vozes palacianas, teria esclarecido ao neto do caudilho que nem sequer pretendia fazer qualquer reforma ministerial e disse mais ainda: não está em seus planos substituí-lo no cargo. E para não perder a chance, bravateou que mesmo que fosse sua intenção, ela jamais seria pautada pelos jornais.

Bom, se Dilma fez isso com Brizola Neto, há duas conclusões emergentes: primeira, ele não vai ser demitido... agora. É só uma questão de tempo; segunda, se ela telefonou só para Brizola e não fez a mesma coisa com Mendes Ribeiro, então o gaúcho da Agricultura pode ir arrumando as gavetas e fazendo as malas.

A OUTRA FRASE
A baboseira coaxada por Lula, presidente de honra do PT chamada de "10 Anos de Poder" chupou uma frase de Abraham Lincoln, o lenhador que estudou e virou presidente dos Estados Unidos: "Do povo, pelo povo, para o povo". Esqueceu uma outra do mesmo frasista que nem foi usada no filme que é sucesso de bilheteria no Brasil: "Pode-se enganar a alguns por algum tempo, a muitos por muito tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo".

O IMBATÍVEL
Quando Lula esbraveja que "não tem medo nem mesmo de debater a corrupção" ele sabe do que está falando. Nisso, Lula é imbatível. Quem, afora qualquer presidente que essa República já teve, pode apresentar uma experiência tão vasta na matéria? Beirando os 200 escândalos, seu currículo faz inveja a qualquer ditadorzinho tipo Papua Nova Guiné ou Somália, dois dos países mais corruptos no ranking mundial da Transparência Internacional.

SURPRESA!
O Senado aprovou pedido de Fernandinho Beira-Collor para o TCU investigar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Isso é amarrar cachorro com linguiça.

CADÊ A FOTO?
Cadê a foto de Dilma com Zé Dirceu na festa do PT? E cadê a foto de Michel Temer, vice-presidente da República e dono do PMDB maior aliado do PT? Cadê a foto de Eduardo Campos, com os festeiros dos "10 Anos de Poder"? A coisa tá ficando mal parada. Ao anunciar Dilma como candidata, Lula tornou Eduardo Campos em um franco e incomodativo concorrente à presidência da República. O governador pernambucano e presidente nacional do PSB só não seria candidato ao Palácio se fosse vice do próprio Lula em 2014.

O PROSCRITO
Essa festança do PT serviu para aumentar a distância oceânica entre Dilma e Zé Dirceu. Os anos de chumbo estão voltando nessa guerrilha intestina. O guerrilheiro das balas perdidas humilhou-se ao ir à festa mendigar um sorriso sincero, um abraço da velha companheira de luta, mas ela foi batuta e não lhe deu sequer o ar da graça. Dirceu está um lixo. Já se sente mesmo como um proscrito. Mas, como sempre diz, está "preparado para ser preso".  E Dilma, cá pra nós, foi cruel... Afinal, o que é que Dirceu tem de mal que os outros convivas não tinham?

21 de fev de 2013

REALITY SHOW CORINTIANO
O diligente departamento de relações esportivas do Itamaraty informou que aqueles 12 inocentes torcedores corintianos presos na Bolívia pelo incidente que causou a morte do garoto boliviano atingido no olho pelo disparo de um inofensivo sinalizador durante a pelada Corinthians 1 x 1 San José, seis deles estão saindo da cadeia. A perícia realizou a perícia para detectar vestígios de pólvora nas mãos dos caras e deu negativo. Amanhã a outra meia dúzia será testada também. Essa coisa está parecendo até um daqueles paredões do Big Brother Brasil. A turma vai sendo eliminada aos poucos. Só falta o Bial aparecer por lá. Mas aí, o reality show corintiano perderia toda a graça.

SE PUDESSE...
Na coletiva de imprensa, Tite, melodramático e com os olhos rasos d'água, disse com voz embargada que "se eu pudesse daria o meu título mundial em troca da vida desse garoto". Respirou fundo, fez uma pausa para meditação e balbuciou compungido: "...Eu trocaria". Ora bolas, se houvesse a mínima possibilidade de Tite ter tamanho poder nas mãos, melhor seria ter trocado o mando de jogo. Bastaria ter marcado a primeira partida contra o San José no Brasil e pronto. Quem sabe até se o rojão não seria disparado pela torcida boliviana em direção aos torcedores do Timão. Pelo que se vê, Tite nem pensou nisso. Se pudesse, certamente, ele trocaria a ordem dos jogos... "Trocaria". E não perderia o tão precioso título mundial.
INDA QUE MAL PERGUNTE
Inda que mal pergunte: cadê a foto de Dilma com Zé Dirceu, na festa de aniversário do PT? Os guerrilheiros já nem são companheiros bons e batutas? Qual é o mal de Dilma andar por aí de braços dados com Dirceu e Genoíno? Ela não aparece com Lula à toda hora?... Que coisa mais esquisita. Cadê a foto, cadê?!?

PAIXÃO CORINTIANA
Um grupo de cinco loucos corintianos está preso na cidade boliviana de Oruro. Eles dispararam sinalizadores contra um jovem torcedor do San José. O garoto de 14 anos foi atingido no olho e morreu. Edu Gaspar, dirigente do Corinthians, mostrou toda a sua preocupação: "Tivemos que sair do camarote. Não conseguimos ver o jogo. A partida perdeu o sentido". Isso é que é paixão por futebol.

MILAN GANHA DE MESSI
O Milan acabou com a alegria do Barcelona. Ontem meteu um folgado 2 a 0 no time de Messi que esteve num dia de Neymar. Quando Messi não joga bem o Barcelona vai mal. Bem como acontece com o Santos por aqui, em dia que Neymar sente a falta de Ganso.

PELÉ, O POETA
Pelé é mesmo um poeta quando fica calado - como observou há mil anos o animal social Romário hoje nas cercanias da bancada da bola na Câmara.

Agora deu um pitaco em Neymar que, nos tempos do seu reinado futebolístico, ficou devendo à educação e formação de Edinho, seu filho que preferia as más companhias a uma boa atuação no gol do Santos.

Pelé disse - diante da avalanche de comerciais, tatuagens e penteados do craque-menino que "Neymar está mais preocupado com holofotes do que com futebol".

Peralá, meu rei! O garoto é um moleque, tem 21 anos, joga bola como você jogou 40 anos atrás, tempo em que tatuagem era autoflagelo e um bom topete usava Gumex e pente de osso, marca Flamengo.

Pelé tem hoje 73 anos, 52 a menos em relação à moda dos meninos como Neymar, já podre de rico. Não vai entender nunca que aquela coisa de que "Pelé, Eterno" é só um documentário de 2004, do cineasta Anibal Massaini Neto.

E outra coisinha mais: 99% dos comentaristas que hoje insistem em fazer comparações entre Pelé e Neymar, quando encontram com um septuagenário pela frente percebem que todos eles já chegaram na sua idade. Os outros nunca viram Pelé chutar uma bola. São críticos de ouvido.

A realidade é que Pelé, como comentarista esportivo, não deu certo nem mesmo como colega global de Galvão Bueno. Ainda bem que nunca precisou nem quis ser treinador de futebol. Não teve topete para tanto.
Pronto, acabou a miséria!

Nunca antes na história desse país um ciclo de governo foi tão lépido e faceiro quanto este do PT. Bastou estalar os dedos para a primeira-presidenta Dilma Vana acabar com a miséria no Brasil. Foi só meter a mão na bolsa e dar um canetaço, distribuindo R$ 70 mensais para milhões de cabeças marcadas para fazer o povo feliz.

Como é que os outros 191 países do mundo não pensaram nisso antes?!? Mais grave ainda: como é que Lula não se atinou para esse milagre brasileiro durante os oito anos em que governou o Brasil oficialmente e no curso desses dois últimos quando administrou por telefone o governo Série-B, lá em São Paulo?

Para isso só a uma conclusão também lépida e faceira: Rosemary poderia até governar com mais charme e veneno do que Dilma, mas nunca teve a perspicácia. o tirocínio e os dotes milagrosos que a primeira-dama da República, faxineira e fada-rainha da Esplanada dos Ministérios hoje revela com sua canetinha Montblanc de condão fazendo do Brasil assim, da noite pro dia, uma nação em que, até que enfim, somos todos iguais.

RODAPÉ - Pelo jeito como Dilma resolveu a questão dos miseráveis, a partir deste próximo fim de mês, deputados, senadores, ministros, consultores, aspones e terceirizados que tomaram de assalto este país, terão todos um polpudo salário de R$ 70, sem direito a mais nada que não seja o simpático e popular atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde.
Nem tudo está perdido no futebol brasileiro
São Paulo 4x2 São Caetano, Grêmio 3x0 Flu e Corinthians 1x1 San José; que noite e que sonhos...
 
Sou meio são-paulino desde os bons tempos do jogo de botão quando meu time principal era o Vasco da Gama, Expresso da Vitória. Hoje, só hoje, sou torcedor do Tricolor paulista de coração: joga o Ganso e o adversário é o São Caetano, do ABC paulista, território onde Lula tem completo domínio dos fatos.

Tá, vou encurtar as coisas: o Ganso não jogou nada, mas o São Paulo venceu por 4x2 e o Rogério Ceni não tomou nenhum frango. Outra coisinha só: ao 13' em ponto, o Luiz Fabiano abriou o placar. Acho que foi em homenagem ao Partido N° 13 que amanhã celebra 33 anos, a mesma idade de Cristo quando foi pregado na cruz.

E deu pra minha bolinha. Jantei e fui para a frente da TV.

Com o Corinthians fazendo 1 x 0 logo de saída, não tive alternativa: passei para Fluminense x Grêmio. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o jogo continuava chato.

O que de melhor um profundo conhecedor de futebol pôde observar até aqui no plano tático dessa pelada de luxo no Engenhão é que aquele chiclete do Abel Braga deve ser o mesmo que ele mascava no Brasileirão do ano passado.

Fui bisbilhotar San José x Corinthians. Continuava 1 x 0 para o Coringão. Tite tem uma tática infalível. Bota amarelo naquele goleirão de cima abaixo. O Cássio parece uma gema de ovo de dinossauro. Isso distrai qualquer atacante.

Alguém precisa chamar o Lula, urgente, para a sala da TV. Do contrário esse timeco vai ganhar e ficar nas alturas.

Volto para o Engenhão. Caraca! Já está 3 x 0 para o incrível, fantástico, extraordinário Tricolor dos Pampas. Pronto, o Luxemburgo está ali na orla do gramado com cara de que foi ele quem fez os três gols do Grêmio...

Vou dormir... Mas antes, vou até o Fox Sports ver como andam as coisas por lá. Acaba de acabar!  O San José empatou. Empatou! Empatou!!... Obrigado, mil vcezes obrigado a você amigo que telefonou pro Lula, o Rei da urucubaca e o mandou assistir a mais um jogo do Timão.

Enfim, uma noite de sonho. O Grêmio meteu 3 x 0 naquele timinho do Pó de Arroz, em pleno Engenhão e o Corinthians empatou em 1 x 1 com o Lula!

Nem tudo está perdido no futebol brasileiro.

20 de fev de 2013

POR QUE GANSO?
A crônica esportiva paulista só pensa naquilo: - Por que o Paulo Henrique Ganso não é titular do São Paulo?!? Elementar, meus caros. Há duas grandes razões par Ganso estar na reserva: 1ª) Os dirigentes compraram o craque por R$ 25 milhões, fora o alho, por pura birra. Afinal o que é mesmo que aqueles outros clubes atrevidos queriam, ao entrar no leilão que o Santos armou pra cima de todo mundo? 2ª) Ganso no Tricolor paulistano era tudo o que o técnico Gilson Kleina queria para esta temporada: só assim ele não joga contra o São Paulo.



From Russia with love
País de dona Dilma pode ficar de pé quebrado

Os russos estão chegando from Russia with love. Essa visitinha que fizeram hoje ao Palácio do Planalto pode deixar o país de dona Dilma Vana de pé quebrado.

O vice-presidente Michel Temer, é o mais indicado a bater papo com os emissários de Putin. Não faz nadinha que ele esteve por lá tratan do embargo da carn, rolo que começou em 2010 ainda nos áureos tempos de Wagner Rossi.

Podem crer, aí tem estratégia de coalizão no meio. Só lá pelos jardins da vida do Ministério da Agricultura e Agropeculiaridades tem, desde o último Carnaval, nada menos que 19 russos falando a mesma língua da turma que Rossi deixou quando deixou apressado e de vez a Esplanada. E olha que os brasileiros não falam russo e os russos não falam português. U

Um detalhezinho de somenos: de acordo com levantamento realizado pela Transparência Internacional, em 2012, a Rússia é o país mais corrupto tanto entre os BRICS quanto entre todos os países do G20. O Brasil só perde, em matéria de corrupção para a Venezuela, o mais corrupto da América Latina pelo estudo da Transparência Internacional. Mas isso é como o gol para o futebol de Zagallo: apenas um detalhe.

VENDAM O NEYMAR
Manchester City pode desembolsar R$ 170 milhões para contratar Neymar. Só falta agora  os dirigentes do Santos fazerem com Neymar o que fizeram com Paulo Henrique Ganso. Ficar com ele até se quebrar. Do jeito que apanha dos seus adversários - jogadores e árbitros - suas canelas não resistem a mais duas ou três rodadas do Paulistão. Neymar é hoje o único craque brasileiro com futebol compatível com aquele dos velhos tempos em que o Brasil morria de vergonha quando não estava no 1º lugar no ranking da Fifa.

A GALOPE
Brasil empurrava carne de cavalo para a Nestlé como se mugisse e não relinchasse para os clientes. E a bronca agora cai no colo dos invasores que têm suas baias no Ministério da Agricultura e Agropeculiaridades. Não é de se estranhar a completa inocência de Mendes Ribeiro. Afinal, ele não sabe a diferença entre montar um cavalo e tirar leite de vaca- louca. De qualquer maneira, deve sair a galope da pasta que Dilma Vana quer passar para um novo aliado.

Brasília, convite encaixotado à tragédia
O Brasil incendeia na chamas da Prevaricação

Não se trata de paranóia, nem de uma cena dantesca dé-jàvu. O ligeiro incêndio no prédio dos ministérios do Transporte e das Comunicações nesta terça-feira é a dura e pirotécnica crônica de uma tragédia anunciada tipo assim Santa Maria na Esplanada dos Ministérios e no Distrito Federal de ponta a ponta.

Atravessei a vida sem saber o que é ficar um minuto sequer trancado em um elevador por pane, queda de energia ou falha de manutenção. Não sou claustrofóbico, mas Santa Maria da Boca do Monte ligou em mim sinais de alerta para a criminosa negligência dos que têm a missão e o compromisso de zelar pela segurança da população. Com a triste lição da boate Kiss, percebe-se no ar o sinistro e consentido descaso das autoridades competentes (?) que se alastra por Brasília e pelo Brasil afora.

Na rotunda desse palco de tragédias iminentes que são Brasília em particular e o Brasil por extensão, os governos de todas as dimensões têm culpa no cartório - desde burocratas que assinam alvarás de funcionamento, certificados de "habite-se" e similares até ao menor contingente de Bombeiros que vêm tirando o Corpo fora.

Eles parecem não olhar como a gente olha; parecem não ver como a gente hoje pode ver com aflita nitidez, o risco que se corre não só em boates que, por exposição aos holofotes, vêm sendo fechadas em nome da segurança pública; pode-se ver com a clareza da realidade, o risco de perigos de incêndio e de desgraça a qualquer momento em boates, cinemas, casas de espetáculo desfiles de carnaval, estádios esportivos, queimadas na mata ou à margem das estradas e da vida, prédios comerciais, edifícios em forma de caixotes em conglomerados humanos com perfil de arapucas.

Brasília, então, com suas quadras residenciais e entrequadras comerciais é uma cidade descuidada com o tempo e envelhecida pelos anos que já gastou desde sua fundação. Um constante prenúncio de tragédia. Os centros nervosos de cada grande cidade são todos assim; todos correm o mesmo perigo de entrar de roldão num repentino estouro de pânico, pelo fogo ou pela fumaça que burocratas e bombeiros não previnem.

E assim é que a nação tão desavisada quanto acostumada enfrenta de aparência calma, serena e submissa a iniquidade dos desatentos e prevaricadores ir/responsáveis. Mas a sociedade já padece de uma síndrome do pânico que está mais para reprimida do que para stand by.

Pois agora antes que a vaca enfumaçada tussa, é mister que voltemos à vaca ainda fria: o prédio onde aparentemente funcionam os ministérios dos Transportes e das Comunicações, teve o que os arautos tardios chamaram de "um princípio de incêndio" na tarde desta terça-feira (19).

Bolas, incêndio é que nem distensão muscular: não tem "princípio", quando começa já é distensão; pode ser grande ou pequena, mas é distensão. Incêndio é assim mesmo, começa pequeno, mas pode logo ser enorme.

E cheguemos então e de uma vez à vaca, enquanto é fria: o prédio dos tais ministérios não tem sistema de alarme de incêndio. Você entra numa fria e pode se queimar. Simples assim.

A evacuação dos funcionários foi feita boca a boca, de acordo com o chefe da Brigada de Incêndio do prédio, Wodirley Lopes, ou coisa parecida: “O alarme está em fase de aquisição, não tem no prédio”, disse. Lopes, mais um profeta de ocasião, informou que os dois ministérios têm aproximadamente 1.500 servidores e que bem mais de 500 pessoas passam todos os dias por lá.

O quadro de risco é o mesmo em toda a Esplanada dos Ministérios, um convite encaixotado a céu aberto para uma catástrofe mais que previsível; uma fatalidade em regime latente, 365 dias por ano ou mais um, se bissexto é o ano - como bissexta é a preocupação oficial para com essa faixa do tecido social pontilhada - como estimam os senhores relapsos - de paranóicos e alarmistas

A origem do "princípio" de incêndio foi uma pequena e boba explosão na subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no subsolo do edifício.

É aí que surge, com a agilidade dos que chegam depois, o chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Mauro Sérgio de Oliveira Francisco, e assume o posto de comentarista para banalizar o "pequeno" incidente: "O incêndio foi controlado rapidamente, mas a fumaça subiu pelos tubos de ventilação entrando em vários andares. A CEB desligou a energia do local para o trabalho dos bombeiros, que usaram exaustores para retirar a fumaça" - disse, assim como dizem sempre aqueles quem têm pleno domínio do fato.

Como se Brasília fosse a edição federal da desgraça de Santa Maria, o comunicador da Corporação, corporativamente, nada disse sobre a data da última inspeção feita ali pelo seu inerte batalhão de revisões de sinistros e de infaustas e corriqueiras ameaças da mesma natureza. Imitou, pura e simplesmente, o comandante bombeiro gaúcho que tirou o corpo fora. E logo será imitado pelo profeta da próxima atração fatal. É a Síndrome da Defesa Civil, organismo inventado para explicar o que já era, prometendo o que vai fazer.

Agora é só esperar que demitam o fiscal do motor de "pequena explosão" e pronto! Com a culpa do mordomo, o caso dos ministérios está encerrado. Envolto na tradicional cortina de fumaça.

O espírito de corpo salva o simpático e sempre bem-visto Corpo de Bombeiros, responsável, diante da força da lei, pelas vistorias que não são feitas em Brasília, capital de um Brasil que incendeia nas chamas da prevaricação.

19 de fev de 2013

INDIVIDUALISMO DE QUEM?
Descobriram o furo da bola: "Individualismo atrapalha Palmeiras". O Gilson Kleina agora conta com  o psicólogo Gustavo Korte para "trabalhar" a confiança da equipe. Só se for trabalhar o técnico, a diretoria, a torcida, porque dentreo de campo, não tem um jogador palmeirense que consiga dar mais de dois passos com a bola dominada.

DIFERENÇA
Assassinos do casal Richthofen, os irmãos Cravinho ganharam direito a prisão em regime semiaberto. Grande coisa. Além de serem unha e carne com Lula, o que é que Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha, Pedro Henry e os mensaleiros têm que os irmãos Cravinho não têm?!?

INOCENTES
Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta em 2004, se disse inocente ao chegar ao fórum para o 2º dia do seu julgamento. Lá na África do Sul, o velocista sul-africano Oscar Pistorius negou tudo, assim de cara, já no início do julgamento do processo no qual é acusado de matar a namorada. Bolas, nada demais. Isso é só outra mania. Os caras estão vendo todo santo dia o corrupto e quadrilheiro condenado, Zé Dirceu, dizer que é inocente... Isso pega.

MAIS UMA
Pronto, foi só um brasileiro se meter no negócio que não deu outra: "Teste detecta pelo de rato em ketchup Heinz; a empresa nega". Taí, a Heins também foi contaminada. Pegou a febre do Zé Dirceu. A saída agora é pedir para o Renan Calheiros o endereço daquelas duas estagiárias  do Senado que elas são ótimas em matéria de encontrar ratos.





Michel Temer sai da toca
Como vice-presidente vai à Rússia pelo desembargo da carne

Depois da saia-justa em que foi metido pela Justiça por suas ligações com Wagner Rossi, o laranjão que mandava nas docas do Porto de Santos, Michel Temer chega agora - depois de muita água ter passado por baixo da ponte - o mais perto possível de seus contatos de primeiro grau com o ramo dos negócios agropeculiares do Ministério da Agricultura e Peculiaridades, hoje nas mãos tremelicantes de Mendes Ribeiro, já de malas prontas para ceder lugar - que desaforo ao PMDB - para Gilberto Kassab, dono do PSD, partido imune a propostas indecorosas tipo assim a lulática "estratégia de coalizão", vulgo toma-lá, dá-cá.

Michel Temer, o animal político que mais entende do lucrativo mundo de importação e exportação, pontos de ida e vinda da produção nacional, tem um ousado encontro - explícito demais para o seu estilo - com o primeiro-ministro da Rússia, Dimitri Medvedev.

Michel Temer usa o seu cargo de vice-presidente para chegar tão longe. Ele disfarça, dizendo que "há indicativos de que o país europeu colocará fim ao embargo a carne brasileira". Esse embargo é um renha-renha que já tem quase oito anos de festejada existência.

E, no cúmulo de sua exposição pública, justifica-se: “Há indicativos, mas não há ainda nenhuma certeza; nós temos que esperar. Nessa reunião, vamos levar com o ministro Mendes Ribeiro todas as medidas, até sanitárias, que foram tomadas”.

E se anima a explicar porque botou o fundilho na janela: “Nosso desejo é que se consiga fazer isso, pelo menos parcialmente, em relação a frigoríficos de alguns estados brasileiros”.

Se você não tá lembrado, dá licença de explicar: as carnes são o principal produto de exportação do Brasil para a Rússia, que é o maior comprador dos nossos cortes bovinos. A suspensão, eufemismo para o embargo, foi adotada em junho de 2011. O prejuízo é tão grande que até o vice-presidente da República saiu da doca. Epa! Saiu da toca...

RODAPÉ - Nas entrelinhas o que se está dizendo é que a exposição do vice-presidente hoje é mais audaz do que nunca. Afinal, embora quase 13 anos distante, a  história de Michel Temer com a Companhia Docas do Estado de São Paulo, ainda não foi de todo morta e sepultada. Ela tratava apenas da suspeita de pagamento de propina na gestão de Marcelo de Azeredo. O caso de Michel Temer com a Companhia remonta ao fim dos anos 90, em pleno Governo FHC, quando ele Temer indicava o presidente da Companhia. E indicou então, ninguém mais nem menos, do que Wagner Rossi que, com as bençãos temerárias virou ministro justamente da Agricultura, de onde saiu a jato pela porta dos fundos, deixando sua pandilha especializada em negócios agroperdulários comodamente instalada na Casa da Fartura Nacional, na cândida, ingênua e muito bem resguardada Esplanada dos Ministérios.
De Lincoln para Lula
10 Anos de PT "para o povo", ou a voz de Abraham Lincoln é a voz do Deus de Rose

Nesta quarta-feira voc|ê já vai começar a ser injetado pela euforia do mandachuva do Brasil. Lula volta a discursar ao vivo e a cores para reverenciar e benzer os 10 Anos de Poder do PT.
 
Reprodução
Lula, ainda menino, decorando a frase do mestre lenhador "of the people, by the people, for the people" que vai usar na celebração dos 10 Anos de Poder do PT. Há controvérsias.

Ele escamoteia no bojo da gabolice uma das frases mais famosas do ex-presidente americano Abraham Lincoln, o lenhador que depois se formou em direito. Ele usa o trecho que fala de um governo "do povo, pelo povo, para o povo".

Lincoln, na versão americana do discurso, mostra a compra de votos, o mensalão deles lá, na emenda que aboliu a escravidão nos Estados Unidos. Adivinhe se Lula vai tocar no assunto.

O chocante mesmo da festa vai ser o encontro, nesta Era Pós-Rose, da agora única primeira-dama da República, a mineira mais gaúcha do país, dona Dilma Vana, com o corrupto e quadrilheiro condenado pelo Supremo, Zé Dirceu - velho companheiro de guerrilhas urbanas, o maior investimento privado na coisa pública.

Pelo volume de merchandising em cima do notável acontecimento, você vai ser obrigado a ver esta cena tão comovente quanto constrangedora que revela a promiscuidade governamental com os malfeitores mais proeminentes da Nação.
Os 10 Anos de Poder Petista
Celebração mostra para que serve o Instituto Lula

O PT deixou para este dia 20 a celebração dos seus 33 anos de vida e aproveitou para comemorar e exaltar os seus 10 anos de governo. É um catatal, tipo acervo, ou coleção de figurinhas manjadas que honra e dignifica as gestões de oito anos de Lula e pouco mais de dois anos de Dilma, apontando qa "queda real" do salário mínimo na gestão do eterno fantasma lulático FHC. O tópico pode ser usado como base para a campanha presidencial de 2014.

A louvação dos 10 anos de PT no poder foi produzida pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo. A peça que o PT prega nesta quarta-feira à nação pela TV e em forma de cartilha - uma das manias do partido - não toca nem de leve no julgamento do Mensalão.

Também não dá um pio a respeito do "fator previdenciário" - criado no governo FHC - instalado por Lula e consagrado por Dilma - que condena à miséria mais de 12 milhões de aposentados com mais de um salários. Quem, nestes 10 anos de PT, ganhava o equivalente a 10 salários mínimos, hoje não chega a receber três e meio.

A comemoração do poder petista serve, fundamentalmente, para deixar bem claro ao brasileiros para o que é mesmo que serve o Instituto Lula.
SEM NOÇÃO
A curriola subsidiada de oito "manifestantes" no aeroporto de Recife contra a presença da blogueira cubana Yoani Sánchez no Brasil, agora aumentou para dez gatos pingados em Feira de Santana, na Bahia. Sem noção, eles protestaram - nem sabem contra o quê - e, comandados por um ex-vereador do PT, vestido de Chê Guevara, impediram a sessão de cinema em que seria lançado o filme "Conexão Cuba Honduras" do cineasta baiano Dado Galvão. No meio do assalto, Yoani ainda conseguiu dirigir-se ao grupo que nem sonha morar em Cuba: "Vivo numa sociedade onde opinião é traição". O petista de chapéu com estrela de Guevara, nem sabia que Chê saiu de Cuba para outras "conquistas de liberdade" porque levou um chega-pra-lá de Fidel. Cuba não era suficientemente grande para os dois.

POR QUÉ?
Ainda que mal pergunte aos gatos pingados que protestam contra Yoani Sánchez: "Si Cuba les da la gana, ¿por qué no viven allí?"

ENTREMENTES...
O partido Rede de Sustentabilidade que está sendo criado por Marina Morena Silva virou piada. A Rede não pega nem lambari, o que dirá peixe graúdo. Marina agora já sabe que Rede é uma furada.

O GRANDE GOLPE
Justiça quebra sigilos bancário e fiscal do ex-judoca Aurélio Miguel. Vereador em São Paulo pelo PR, o partido de Costa Neto, é suspeito de ter recebido mais de R$ 1,1 milhão em propina. Este foi, sem dúvida, o grande golpe de sua carreira.

A FUGA DE PISTORIUS
Promotoria acusa o velocista Oscar Pistorius de assassinato premeditado. Aquele taco de beisebol com manchas de sangue não tem nada a ver com isso. Seu esporte é corrida. Pistorius está preso sob forte vigilância. Vá que ele resolva fugir correndo...
 
CHÁVEZ NO CONCLAVE
Discretamente, a "campanha" para escolha de novo papa já começou. Uma notícia absolutamente desnecessária. Basta saber que Hugo Chávez já saiu de Cuba. Chegou lépido e faceiro, pronto para assinar o ato de sua posse como presidente da Venezuela. Depois, é só pegar a bicicleta e pedalar até o aeroporto, rumo ao Vaticano. Chávez, assim com outros pequenos ditadores do continente, acha que pode influenciar o conclave dos cardeais a ponto de eleger um papa latino-americano.

18 de fev de 2013

Gatos pingados moram no Brasil
 
A multidão que foi apupar Yoani Sánchez. Na verdade a meia dúzia era de inumeráveis oito gatos pingados.

Como tem ocorrido com as últimas tentativas de manifestações populares promovidas pelo PT e seguidores de "fidelidade canina", os protestos contra  presença da cubana Yoani Sánchez, conseguiu levar ao delírtio nada mais que meia dúzia de gatos pingados. Devem ser os mesmos que não comem os ratos do Senado, casa de Renan e Zé Sarney.

Com cartazes de protesto e pirulitos acusando a blogueira que mais enfrenta o regime castrista, eles tiveram que ouvi-la dando-lhes o troco calma e serena ainda no aeroporto de Recife: "Será uma grande alegria para mim se em um dia, em Cuba, as pessoas puderem se manifestar desta maneira".

Yoani está perdendo tempo. Deveria apenas convidá-los para morar em Cuba. Lá é que essa pandilha ia ver o que é bom pra tosse.
Correa é Bi no Equador
Lula vai ser tri
Lá no Equador, Rafael Correa foi eleito de goleada no primeiro turno. É bipresidente folgado. Aqui, no ano que vem, vai ser a mesma coisa. Seja Dilma, ou Lula, o Palácio do Planalto tá no papo. Mas Dilma não será, já era.

Não vai ser preciso nem primeiro turno, basta uma prévia do Ibope e pronto. Lula é tri, de barbadinha. E então Dilma, até que enfim, poderá - com seu temperamento indomável e sua bravura indômita - dar um jeito na Petrobras e, como a grande musa das Minas e Energia, gritar da sua mais alta plataforma: "Brasil, apagão nunca mais!".

E dessa vez, de novo, você vai acreditar. Ah sim, a oposição... A oposição está esperando sentada a edição de revistas e jornais do próximo fim de semana.

A Lição do Rato Senatorial
Reprodução/Facebook
 
Duas estagiárias do Senado Federal publicaram no Facebook a foto de um rato que mora no Senado. Elas fizeram a maldade de associar o bicho a Renan Calheiros, presidente da Casa. Maldade com o bicho, é claro. Mas por isso foram demitidas. Não pelo bicho; por Renan Calheiros.
Elas escreveram na legenda do flagra: “E a gente achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”. Uma das estagiárias faz administração. A outra cursa direito e é sobrinha do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF.

Disso tudo, as garotas aprenderam a grande lição que os estudantes de jornalismo não recebem em seus cursos e que os donos de veículos dissimulam com permanente hipocrisia: liberdade de expressão só existe fora do jugo dos patrocinadores que determinam a linha editorial.
REPÚBLICA DE ROSEMARY
São cada vez mais fortes os rumores que zunem pelos corredores do governo de que Dilma Vana só espera uma boa desculpa para passar o bastão para Lula na corrida que leva ao Palácio do Planalto. É a consagração do império da falta de pudor. A reabertura da República de Rosemary.

CAMPOS & MARINA
Entrementes... O muso pernambucano, Eduardo Campos, enviou carta a Marina Morena cumprimentando-a pela criação de uma legenda e afirmando que "os socialistas compartilham dos mesmos anseios que a nova agremiação vem apresentando". Para Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB, o lançamento de dois nomes fortes pode balançar o coreto de Dilma Vana e levar o pleito de 2014 para um segundo turno, onde tudo poderia acontecer. Inclusive nada. Na realidade, essa jogada de Campos pode ser a cama de gato preparada por Lula pra cima de Dilma Vana. Se ela cochilar, cai o cachimbo.

A QUEDA
Marina Morena saiu das eleições de 2010 com 20 milhões de eleitores; volta agora com três deputados. A isso é que se chama queda para o alto. Salto alto.

REPETECO NO EQUADOR
Rafael Correa revenceu as eleições no Equador. No vácuo de Lula, e com a mumificação do eterno bolivariano, Correa quer ser o Hugo Chávez das Américas. Logo terá o olhar enviezado do Deus de Rosemary que não admite concorrência.

ZOOLOGIA SENATORIAL
Renan Calheiros botou pra correr as estagiárias que judiaram de um rato, comparando-o ao ínclito presidente do Senado. Ainda vai aparecer alguém que bote pra correr os gatos da Casa. Afinal aquilo lá, pelo seu conteúdo, é o paraíso das moscas.

PATIFARIA EM SOBRAL
Acaba de desabar, em Sobral, no Ceará, uma marquise do Hospital Regional Norte (HRN). É nada mais, nada menos, que o recém-inaugurado nosocômio pelo debochado governador Cid Gomes (PSB) com show de Ivete Sangalo. O hospital foi inaugurado há um mês, com um cachê que rendeu R$ 650 mil à bolsa da "musa do axé". O Ministério Público Federal quer o dinheiro gasto na patifaria de volta aos cofres públicos.




Harrison Ford na favela carioca

O ator Harrison Ford veio para o Carnaval e aproveitou para visitar favela da zona Sul do Rio. Agora é assim mesmo: visitar o Rio e não passar numa favela é como ir a Roma e não ver o papa. Uma diferença é que, de tempos em tempos mudam os papas, as favelas cariocas é que não mudam; outra diferença é que, de quando em quando, sai fumaça da chaminé do Vaticano; na favela, a fumaça sai do cano.

17 de fev de 2013

OUTRO ERRO
Dia 27 deve ser o primeiro passo para o lançamento da campanha de Aécio Neves a presidente da República em 2014. Vi lançar, em discurso no plenário do Senado, "Os 13 Fracassos do PT". Perda de tempo. A oposição se equivoca e feio, uma vez mais. Aécio e os tucanos ganhariam muito mais se o neto de Tancredo lançasse "O Sucesso dos 200 Escândalos".
TÁ CHEGANDO A HORA
Vi on line que a Ponte Preta está tocando uma trigina no Santos. Acho que já está chegando a hora de Muric Ramalho pegar o lugar de Felipão na seleção da CBF.
Bola Dividida
 
Domingo no País do Futebol que ostenta o 18º lugar no ranking da Fifa merece tratamento de opereta, coisa mais curta que uma ópera bufa. Se alguém se dedicar a todos os jogos que se arrastam pelos gramados, dorme no primeiro ato. Vamos ao arremedo de resumo da opereta bufa - que mais do que isso não merece:
 
Corinthians x Palmeiras
 
 
Como o Palmeiras vencia por 2 x 1 e dominava o jogo, Gilson Kleina resolveu mostrar serviço. Tirou os seus três melhores jogadores em campo. Conseguiu o que queria: empatou com o Corinthians. Pano rápido.
 
Ponte Preta x Santos
 
 
Primeira observação: se o Neymar continuar oxigenando o cabelo daquele jeito, vai sair do time. A cota racial na Vila já está estourada.
 
Segunda observação: a pintura no cabelo não está fazendo ao futebol de Neymar. Ele tá parecendo o loiro burro do Santos.
 
Agora o jogo: é isso aí, a defesa santista se distraiu com o cabelo do Neymar e levou o gol da Ponte. Neymar, por sua vez, não consegue fugir da marcação. Todo mundo vê o cabelo dele a quilômetros de distância.
 
Segue o jogo: Neymar foi completamente anualdo pelo árbitro afro-descendente. Ele está deixando bater à vontade no Loiro da Vila. Puro preconceito.
 
 
Depois de levar coice de meio time, Neymar levou tapa na cara do time inteiro. É expulso de campo. O juiz não gosta mesmo do loiro  da Vila. Tirou de campo o único craque dessa herança maior que Mano Menezes deixou. Já não adianta ao Santos clamar. O árbitro discriminador cabou com o jogo. Não, acabou comigo. Desliguei a TV. Vou saber o resultado do jogo pela internet.
 
E domingo que vem, nem quero saber se o Santos vai jogar ou não. Neymar vai estar suspenso mesmo... É de arrepiar os cabelos de qualquer torcida. Alguém precisa dizer a esse garoto que o futebol que ele tem nos pés não pode subir pra cabeça