O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

31 de jan de 2011

Sanatório da Notícia

SUCESSORES - Hosni Mumiabarak vai sair embalsamado do governo do Egito. O povo ainda não decidiu quem vai entrar no lugar do Obama egípcio. Há três velhas opções: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

A PRAGA - Mumiabark enfrenta a praga das vacas magras. Não tem volta: seu nome é Hosni, nada a ver com Zé do Egito.

TUCANO AMERICANO - A crise no Egito serviu até agora apenas para mostrar que Barak Obama é tucano. Está em cima do muro.

ROMBO - O rombo no INSS diminuiu este ano. A arrecadação foi maior do que o pagamento feito aos trabalhadores da empresa privada. O rombo diminuiu; e o roubo?...

BOA NOTÍCIA - Foi dada na TV como "boa notícia": Caiu o número de assassinatos no ano passado em São Paulo.  A "boa notícia" mesmo nunca vai ser dada: Não houve assassinatos este ano!

SANATÓRIO DA NOTÍCIA

Chuva atrasa chegada de Dilma para encontro com Cristina Kirchner. Mas nada assim parecido com as águas da região Serrana do Rio de Janeiro.
Foto: Ag.Brasil


Dilma Rousseff chegou com uma hora de atraso no encontro com Cristina Kirchner, a presidenta de lá. As duas tricotaram por cerca de uma hora a portas fechadas. Deixaram do lado de fora os súditos de Dilma, Antonio Patriota (Relações Exteriores), Nelson Jobim (Defesa); Aloysio Mercadante (Ciência e Tecnologia); Fernando Pimentel (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior); Iriny Lopes (Mulheres); Mário Negromonte (Cidades); Paulo Bernardo (Comunicações), além do interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o assessor especial, Marco Aurélio sargento Garcia.

Depois das futricas e nhenhenéns de praxe, elas se dirigiram a uma sala da Casa Rosada, onde se encontraram com mães e avós da Praça de Maio.

A primeira-presidenta brasileira foi presenteada com uma caixa e um livro. Dilma também ganhou um lenço, mas não o colocou na cabeça. Pronto, já começou o acervo de mimos da presidenta. Até chegar a 11 caminhões, vai ter que esperar pelo menos oito anos. É pouco provável que Lula permita que isso aconteça. Não, os presentes, não; os oito anos.

RODAPÉ - No último dos seus primeiros 31 dias de governo, Dilma viajou para o exterior. Nesse mesmo período, Lula já tinha ido e voltado quatro vezes lá fora. A diferença não fica só nisso: Dilma ganhou um livro. Não deu sinais de azia.

Esporte por Esporte

FANATISMO - Desde que Ronaldo Fenomeno chegou ao Parque São Jorge que os corintianos superlotam os estádios, mas não torcem pelo time; torcem pelos patrocinadores. O torcedor do Timão trocou o amor ao futebol por uma louca paixão pelo marketing. Hoje, corintiano fanático não conta títulos, coleciona boné e camiseta.

ALGO MENOS - Sem ter o Neymar com quem brigar, o Dorival Junior nunca mais foi o mesmo.

FOGUEIRA DAS VAIDADES - Gilberto e Roger disputam beleza para jogar no Cruzeiro. Cuca perdoa, sabe que isso é da idade; são apenas dois velhos ranzinas. Só tem uma coisa: o Roger não é culpado de ter "cabelos loiros e olhos azuis".

MÁGOA - A torcida do São Paulo vai ao delírio toda vez que Rogério Ceni se escala para cobrar uma falta. O goleirão acha uma injustiça a galera tricolor não aplaudir quando ele bate tiro de meta.

O CONTRATO - O fundamental na contratação do Rivaldo é que ele assinou como jogador e não como presidente do São Paulo.

CABO ELEITORAL - Nem é tanto pelo amor à camiseta do Mogi Mirim, time que preside; mas é muito mais para não atrapalhar, amanhã ou depois, a candidatura de Rogério Ceni à presidência do tricolor paulista que Rivaldo assinou ainda como atleta e não como cartola.

A CARA DA MORDAÇA - O Felipão deveria fazer a mesma coisa que ele determinou para os jogadores do Palmeiras: não dizer nada da boca do túnel pra fora. Só as caretas que ele faz já dizem tudo. Pena que, pela lei da mordaça imposta aos atletas, a torcida esteja perdendo a chance de morrer de rir.

O MELHOR - Para a paz e tranquilidade de Felipão, o Valdívia continua no estaleiro. Por enquanto, nesse campeonato, o Valdívia continua sendo o melhor jogador do Palmeiras. Não errou um passe até agora.

Presidenta de Primeira Viagem

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Presidenta Dilma despede-se de Michel Temer, o vice-mais presidente da história desse país, antes de embarcar para Buenos Aires, Argentina. Todo emperequetado, ele esboça aquele ar de quem diz meio entristecido: - Até a volta!

Esporte por Esporte

REVOLUÇÃO INTESTINA - Esse time de múmias do Vasco pode ser o fim da revolução intestina no Egito. Desclassificado da Taça Guanabara, deve disputar o campeonato na terra dos Faraós. Dinamite contrata o ditador como técnico vascaíno. Na quarta rodada, os egipcios derrubam Hosni Mubarak. Revolução intestina é com o Vasco, nenhum time anda mais desarranjado que ele.

INSÔNIA - Os jogadores corintianos já não dormem direito. Há rumores de que Lula vai assistir ao jogo de quarta pela Libertadores, lá na Colômbia.

TREINO É TREINO - Quando vai haver a primeira "Corrida Contra a Corrupção" em 2011? O governador de Brasília já não aguenta mais passar o tempo todo treinando.

CANAL ADULTO - Brasil Sub-20 joga hoje contra o Chile, em Arequipa. Vai em busca do sonho olímpico. Há quem duvide. Pela hora em que a TV brasileira vai transmitir a partida, os torcedores já saberão se lá em Londres é como aqui: onde há fumaça há fog.

O MASSACRE - Djokovic fatura Aberto da Austrália de novo. Sérvio massacra Andy Murray. Mais do que conquistar o primeiro Grand Slam do ano, Djokovic está feliz porque, até que enfim, um sérvio foi auotr e não vítima de um massacre.

BASQUETE - Boston bate Lakers no clássico da NBA. Quer dizer, boston mesmo é o time do Lakers.

Esporte por Esporte

BILHETERIA
Torcedores do Flamengo vão lotar o Engenhão nesta quarta-feira para o jogo Ronaldinho Gaúcho x Iguaçu. Mais de 20 mil bilhetes já foram vendidos. Só de ida. Depois do jogo tem pagode.

O TREM
Afora futebol, Flamengo prevê R$ 200 milhões em retorno de marketing com Ronaldinho. Então, está provado: Ronaldinho não é um bonde; é um trem pagador.

O JEITO
Pronto, Ronaldinho é o velho menino do Rio. Vai ser o Ronaldinho Cariucho. Ele tem mais jeito de carioca do que de jogador do Flamengo.

NAUFRÁGIO
Com Dinamite não há caravela que não afunde. Pelo visto a solução é Ricardo Teixeira autorizar Eurico Miranda a contratar Arthur Nuzman para as obras de transformação do túnel de São Januário em caverna. Futebol sério no Brasil é a pior viagem.

CRUZ
A cruz do Vasco não é de Malta; é o time. Cruz, credo!

FULANOS
O Santos é líder do campeonato paulista. Sem Neymar e sem Ganso. Resta saber o que será de Elano, com a volta de sicrano e beltrano.

PÉ FRIO
Em jogo que tinha Lula na tribuna com a camisa modelo pizza mista do E. C. São Berinthians, nem São Bernardo nem Corinthians tinham qualquer chance de vitória.

OPERÁRIO
Já como um dos primeiros colocado do campeonato paulista, Felipe Scolari diz que seu time é "operário". Só falta querer agora que o Lula vire a casaca.

ESTAVA LÁ
Naquele Cruzeiro 3 a 0 Caldense, a torcida viu nesse domingo que a vitória veio pela mão de Cuca. Ele não sossegou no banco. Onde a bola estava o Cuca ia.

REFORÇO DE PESO
Tite vai fazer de tudo para o Corinthians não ser eliminado da Libertadores. Nesse jogo contra o Tolima, lá na Colômbia, ele vai reforçar o ataque. Ronaldo Fenomeno fica no banco.

30 de jan de 2011

Agito contra Mumia

Presidente Mumiabarak não vai resistir. O Egito tá um agito!

O Brasil é uma bola

O MESMO PÉ FRIO...

São Bernardo 2 x 2 Corinthians
Lula e dona Marisa foram ao estádio 1° de Maio vestindo a camisa do E.C. São Berinthians: metade de um e metade de outro. Uma tentativa de anular o pé-frio.
Reprodução
O Cara
Lula como torcedor é um razoável e bem remunerado presidente de honra do PT; como corinthiano é um Vicente Matheus azarado.

A Luva
Essa camisa mista caiu em Lula como um luva: parecia uma pizza.

Premonição
Com Lula de camisa mista só poderia dar no que deu: ninguém venceu.

Lá e cá
Com que distração Lula prestava atenção ao jogo. Se tivesse ficado em casa não teria visto nada da partida da mesma forma.

Reforço
Mesmo desfalcado de Ronaldo, o time reserva do Corinthians é bem melhor que o titular quando joga reforçado pelo Fenomeno.

Um ou outro
Se quiser ter mais sorte, o Corinthians agora vai ter que decidir: joga com Lula na arquibancada, ou com Tite no banco. Os dois ao mesmo tempo é peso demais.

Contas
Só nas contas de chegar é que um time sai vencedor quando, ao invés de somar três pontos, perde dois.

OUTRAS DE DOMINGO
Por rapadura
Grêmio 2 x 1 Internacional.  Renato Gaúcho jogou de sangue doce, o Gre-Nal era de reservas.

Santos 2 x 0 São Paulo
No clássico Sansão, o Peixe fez barba e... cabelo. O colosso do Morumbi perdeu a força.

Um pintor!

O Vasco não precisa de treinador. Tem que contratar um pintor. É o único jeito daquele time ver a cor da bola.

O resto
Vasco é Vasco, o resto é o resto. Mas muito melhor.

29 de jan de 2011

Da revolta à revolução

Você acha que há em todo brasileiro um espírito de corpo de bombeiro para sair por aí buscando justiça com as próprias mãos? Pois está obesamente enganado. Cada revolta processada no Brasil foi sempre por indução de grupos subterrâneos que se atiravam de corpo e alma contra o poder dominante, ao desassombro da mais pura versão feminina da expressão popular "a torto e a direito".

O governo cometido no Brasil há mais de oito anos descobriu que toda convicção tem seu preço. Foi só abrir o balcão de oferta & procura.

Vendeu a alma, mas em contrapartida comprou todos os espíritos de corpo e de porco que poderiam projetar sombras pesadas em seu regime dietético de democracia.

Os negócios frutificaram de tal forma que hoje o governo não tem opositores. Numa democracia light no fluxo de seus princípios não basta ser oposição, tem que participar. E assim é que o Estado atual tem status de sócio do Congresso, dos sindicatos de amos e súditos, da UNE que faz a força, do MST que plantando tudo dá e tira, da CGT e da CUT, do código da barra dos tribunais, de ONGs excencialmente governamentais, de fundos perdidos, de institutos sem instintos, de estatais estateladas.

Desse cesto básico de ofertas de ocasião, a OAB ainda permanece incólume na gondola dessa demolidora "estratégia de coalizão pela governabilidade". Nesse jogo de compra e venda a OAB é ainda o antigo e amortecido clube de São Januário: Vasco é Vasco, o resto é o resto.

Tomara que não se deixe contaminar pela pressão da torcida que só gosta de vitórias, a qualquer custo.

Assim é que um dia você ainda vai descobrir que indignação é um sentimento individual, que nasce em cada um de nós e que, para chegar a ser revolta, precisa da indignação dos outros. Vai entender também que para uma revolta chegar a ser uma revolução, os outros - tanto quanto você - não podem ter preço; seja qual for o valor de mercado: de uma simples bolsa Kelly a uma valiosa bolsa-família.

Sair da revolta para a revolução é mais ou menos assim como trocar o Corpo de Bombeiros pelos corpos do bombeiro.

É quando a capacidade de indignação rompe todos os limites da tolerância. É quando a arte de conviver não tem mais nada a ver com a saga de viver. É quando o homem deixa de ser justo para ser justiceiro.

É porque as revoltas que viram revoluções jamais são feitas com a ternura dos espíritos desarmados.

Boca de Ouro

Com Lula cobrando R$ 200 mil por palestra, quem foi o imbecil que disse que o silêncio vale ouro?!?

28 de jan de 2011

O Mínimo que se poderia esperar...

Dilma assume o seu ar de Jack Nicholson: "Se querem o aumento, será de R$ 545".

As Múmias


Olhando bem, esse Mubarak do Egito parece a múmia francesa do Sarkozy.

Showbizz da Politicália

Quem, antes de FHC criar o fator previdenciário, se aposentou com 10 salários mínimos, hoje ganha menos de cinco por mes. Lula consolidou a injustiça e agora Dilma nem fala no assunto.

Fernando Henrique, autocognominado o Príncipe dos Sociólogos, recebe por palestra no Brasil a bagatela de R$ 180 mil; no exterior o cachê é de US$ 170 mil, isso passa de R$ 300 mil por nhenhenhém...


Rico ri à toa.
Lula acaba de reassumir a presidência de honra do PT e, por isso, já está recebendo um salário mensal de R$ 13 mil que pode pular logo ali para R$ 21 mil; Lula recebe ainda R$ 9 mil por duas aposentadorias - uma pelo dedo perdido num momento de desatenção ao serviço e outra por 31 dias de porão sob os olhares bondosos de Romeu Tuma. Mas Lula já se anunciou: quer R$ 200 por palestra no Brasil e R$ 300 mil para cada futrica lá fora.

Quanto eles ganham por palestra interessa menos do que saber quem paga esse caminhão de dinheiro por tamanha conversa fiada. Vai ver que é alguma rede de lavanderias... Puro marketing só para lembrar que roupa suja se lava em casa.

Resta a esperança de que o Leão do Imposto de Renda consiga morder pelo menos a cueca de chitão desses verdadeiros xororós do showbizz da politicália.

Os Corpos do Bombeiro

Reprodução
Coronel Jorge Luiz Thais Martins

Ex-chefe dos bombeiros acusado de nove mortes se entrega no Paraná. Série de assassinatos seria em vingança pela morte do filho, ocorrida em outubro de 2009, em Curitiba. Começa assim a ser elucidado o tenebroso caso "Os Corpos do Bombeiro".

O Brasil da Silva

Estadão Online:

Salário de Lula como dirigente do PT pode chegar a R$ 21 mil

Partido estuda reajuste de 61,83% aos executivos da legenda, mesmo índice aprovado para deputados e senadores

Vera Rosa - O Estado de S.Paulo

O salário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como dirigente do PT poderá chegar a R$ 21 mil, caso o partido conceda aos seus executivos o mesmo aumento de 61,83% aprovado pelo Congresso para deputados e senadores. Há forte pressão na seara petista por um reajuste na remuneração dos integrantes da Executiva Nacional, mas o valor ainda não foi definido.

Depois de deixar o Palácio do Planalto, Lula retornou à condição de presidente de honra do PT e já ganhou, neste mês, salário de R$ 13 mil, pago pelo partido, conforme informou ontem o jornal Folha de S. Paulo. Até o fim de 2002, ele também recebia remuneração do PT como dirigente da sigla.

Reprodução/Ayrton Vignola/AE
O reajuste dos integrantes da Executiva petista segue, tradicionalmente, o mesmo porcentual pago aos parlamentares. É por esse motivo que secretários do PT pregam aumento de 61,83% para seus próprios vencimentos, sob a alegação de que os salários estão defasados.

"Esse assunto não está na ordem do dia no PT", afirmou o presidente do partido, José Eduardo Dutra, que ganha R$ 13 mil por mês.
No momento em que o governo briga para segurar o aumento do salário mínimo em R$ 545, a possibilidade de reajuste para a cúpula do PT é um assunto que provoca polêmica pelo alto teor de desgaste.

Endividamento.

O tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, diz achar "muito difícil" a concessão do reajuste agora, já que a legenda herdou uma dívida de cerca de R$ 27,7 milhões da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Em tempos de austeridade fiscal, até mesmo a festa para comemorar os 31 anos do partido, no próximo dia 10 - quando Lula será homenageado e voltará a receber oficialmente o título de presidente de honra do partido -, será mais modesta.

Mesmo assim, a pressão pela elevação dos salários na direção petista continua. Em conversas reservadas, há quem defenda a equiparação pura e simples com os vencimentos dos deputados, senadores, presidente, vice e ministros, o que faria as remunerações saltarem para R$ 26.723,13.

Para ser aprovado, o aumento ainda terá de passar pelo crivo do diretório nacional petista. Atualmente, o ex-presidente Lula recebe, além dos vencimentos como dirigente do PT, duas aposentadorias: uma como anistiado político e outra por ter perdido um dedo em serviço, quando era torneiro mecânico. As duas aposentadorias somam R$ 9 mil por mês.
RODAPÉ - É assim o Brasil dos ricos e dos pobres. O Brasil da Silva, o Brasil das elites. E vejam só quem está fuçando e avacalhando: o "porquinho" Zé Eduardo Dutra e João Vaccari. Quanto a Lula, isso é merreca; ele já ganha daquela frota de 11 unidades, um caminhão de dinheiro.

Minhas 8 Mil Casas, Minhas Vidas

Stuckert/PR
Governo anuncia 8 mil casas para desabrigados da Região Serrana.
Para presidenta, tragédia servirá como experiência para melhorar a prevenção e evitar que episódios do gênero voltem a acontecer.

Para os brasileiros, duas coisas ficam evidentes: uma, Dilma vai governar melhor que Lula - o que não é lá grande vantagem; outra, já se sabe que a natureza se revoltou contra o governador e os prefeitos pelo descaso, inércia e irresponsabilidade. A população pagou caro. Resta saber o que vai acontecer com os ir/responsáveis pelas tragédias. Por enquanto, são todos culpados, até prova em contrário.

RODAPÉ - "Episódios do gênero", como diria Paulo Francis em portugues mais castiço para o uso do vocábulo "outrossim" no velho Pasquim: - Outrossim é a planfa que o lamblanfa. Aquele horror não foi episódio foi reprise de tragédia, em vários atos.

27 de jan de 2011

Caiu na rede

Roberto Carlos se queixa de dor na perna, mas médico minimiza.
Dito assim, parece até mentira. Roberto Carlos, com dor na perna? Sim, senhor... É o do Corinthians.
INDIANA
Nobel da Paz, El Baradei se somará às manifestações e quer liderar a transição no Egito. Ele chegou ao país em apoio aos manifestantes que querem a renúncia de Hosni Mubarak que está há 30 anos no poder. Isso tudo já estaria resolvido se tivessem chamado o Indiana Jones. Qualquer presidente que fique 30 anos no poder é uma múmia. A propósito, o mundo civilizado até hoje não consegue entender por quê Indiana Jones ainda não foi enviado para Cuba.

PÁ DE CAL
A arquiteta Adriana Villela filha do ex-ministro do TSE José Guilherme Villela foi presa no Rio de Janeiro. Ela é acusada de arquitetar o assassinato dos pais,  José Guilherme e Maria Carvalho Mendes Villela, além da empregada da família, Francisca Nascimento da Silva, em Brasília.

Ela já passou 16 dias em cana, logo no início do caso, lá por agosto de 2009. Livrou-se com habeas corpus, mas agora o Ministério Público do DF diz que ela está prejudicando as investigações, desmanchando indícios e desfazendo provas e quer botar uma pá de cal nisso tudo. Por enquanto é o que há de concreto. A Justiça não quer deixar pedra sobre pedra.

INFLAÇÃO
Sim, o açúcar, o pão, o café já deveriam ter saído há muito tempo das gondolas de supermercados e estar em oferta nos balcões de joalherias. Mas o que sai mais caro hoje para a mesa dos brasileiros é Mantega.

FISCAIS
Anatel volta a fiscalizar áreas da rádiodifusão. Resta saber quem vai fiscalizar a Anatel.

NEM DIGA NADA
DEM ameaça guerra jurídica se Gilberto Kassab sair do partido. Setores da sigla admitem que vão à Justiça por devolução do mandato se prefeito for para o PMDB.

Política é isso mesmo. Ao invés de espoucarem foguetes porque Kassab está se mandando, os democratas ainda batem pé e reclamam. Na verdade, não é por amor a Kassab. Eles nem querem saber se ele é casado, tem filhos... O que o DEM não admite, nem que chova canivete na Terra da Garoa, é que o poder saia de suas mãos e vá parar no PMDB.

Se Kassab for para o PMDB e a prefeitura de São Paulo ficar com o DEM, essa vai ser a maior tucanagem que um partido já fez com outro nesse país. Já pensou onde é mesmo que o PMDB vai meter o Kassab?!? Não, não responda. Faça de conta que a questão é só mais uma prova do Enem.

O Grande Vencedor

OSCAR
Só agora a oposição se deu conta de que "Lula - O Filho do Brasil" não foi desencarnado por Hollywood. Ele recebeu nada menos de 12 indicações para o Oscar sob o disfarce de "O Discurso do Rei".

Para tucanos, democratas e genéricos, um filme com esse título só pode ter Lula como protagonista. A oposição inclusive já tem informações de camarins, coxias e bastidores que o Cara já escolheu, no caminhão das roupas de festa, a fatiota para ir à cerimônia de entrega da estatueta.

Com as costas quentes pelo brado de Lula a favor do glorioso encaixe-2 de Delúbio no PT, o secretário de Comunicação do partido, André Vargas, desabafou: “nenhum de nós (dirigentes) tem condição moral ou política de impedir que Delúbio Soares milite no PT”. Nunca antes nesse país ele foi tão claro, exato e conciso.
Reprodução/Div.

PRESIDENTE
Ainda que seja um título absurdo, Lula está reassumindo a presidencia de honra do PT. É que seu ego já não aguenta mais a saudade de não ser chamado de presidente. O que mais lhe dói na alma é ser apontado como ex. Deixa uma impressão meio assim como se fosse um jornal de ontem. Isso é azia.

TRISTE PÓDIO
País que terceiriza até concurso público, tem governo com cartão corporativo e organizações não-governamentais que vivem às custas do governo é imbatível como potência mundial no ranking da corrupção e como campeão da desigualdade social.

26 de jan de 2011

O Roubo continua

Governo admite corrigir IR, mas reafirma R$ 545 para mínimo.
Tanto faz, como tanto fez. No que eles não tocam é no fator previdenciário. O assalto ao bolso dos aposentados e pensionistas continua.

E daí?!?

TCU aceita denúncia contra Fundação José Sarney. Orgão determinou ao Ministério da Cultura – que intermediou o patrocínio - que entregue uma análise da prestação contas do convênio.
Grandes coisas, aconteça o que acontecer, Sarney vai ser presidente do Senado por mais dois anos.

Caiu na rede...

Candidato do governo à presidência da Câmara evita discutir salário mínimo. Marco Maia deixou o tema fora das conversas em almoço com parlamentares em Minas Gerais.
É o mínimo que se pode esperar de um candidato governista.

Nora de senador Gim Argello pede exoneração do cargo. Ela trabalhava no gabinete do político do PTB e recebia salário de R$ 6 mil mensais.
Pronto, não se fala mais nisso. Esse assunto do Gim está um porre. A garota tinha as melhores credenciais: namora Ginzinho, o filho do dono do gabinete.

Sandro Mabel anuncia candidatura à presidência da Câmara.
A turma do gaúcho Maia garante que a rebeldia do "chorão dos biscoitos" é proque ele não quer perder a boca de relator da reforma política. Como se ela fosse sair...

Sucessão interrompe programas e obras nos Estados. Novos governadores não dão continuidade a projetos de antecessores e adversários.
E isso é novidade? Bolas, notícia é aquilo que você até agora não sabia...

Dilma já trata Kassab como aliado...
A prova é que nem perguntou se ele "é casado, tem filhos?". Isso pode ser bem pior do que a primeira-presidenta está pensando. Marta, a senadora, deve estar morrendo de inveja.

FHC apoia abrir arquivos, "mas não vão achar nada". A Comissão da Verdade seria mais eficaz se criada "lá atrás".
FHC desdenha da capacidade do governo elaborar dossiês.

Nelson Jobim nega reabertura do processo de licitação dos caças Rafale.
Ele só não diz que está voando no assunto, desde quando Dilma resolveu desencarnar do governo Lula.

Começa hoje julgamento do "mensalão"... Mineiro.
Abre-te Sésamo! Mas só para quem é das Gerais. Os outros do bando de Ali Babá continuam livres, leves e soltos.

Começa na webmedia a campanha "Devolve, Lula!".
Internautas inconformados querem saber como é que 11 caminhões de presentes e objetos de reconhecido domínio público cabem dentro da Constituição. E como é que a Carta Magna da nação foi parar em São Bernardo do Campo.

25 de jan de 2011

Candidatos tiriricas

Sandro Mabel (PR-GO) lançou na manhã desta terça, 25, a sua candidatura à presidência da Câmara, inviabilizando a estratégia do governo de garantir o petista gaúcho Marco Maia como candidato único ao comando da Casa dos não-comuns republicanos.

Mabel é aquele que chorou ao dizer que não abiscoitava nada do esquema mensalão e jurou de pés juntos que não tentou comprar por R$ 30 mil dinheiros mensais, nem por bolacha nenhuma desse mundo, o passe da deputada tucana Raquel Teixeira para as hostes do seu glorioso partido - o mesmo do Tiririca, o palhaço mais votado do Brasil.

Dizendo que pretende trabalhar pela "independência da Câmara" e de que é preciso haver debate sobre a sucessão, Mabel lança-se se apresenta sem o apoio sequer de seu partido. O PR está com a candidatura de Marco Maia e não abre.

O apoio da facção da República foi assumido num jantar organizado por Valdemar Costa Neto (PR), aquele que renunciou por causa do mensalão e que agora volta à Câmara na quota de Tiririca, a essas alturas já promovido de palhaço a humorista - que mais de um milhão é voto pra burro e respeito é bom e todo mundo gosta.
Intolerante, Sandro Mabel afirma que conta com o apoio de 130 parlamentares. Diz que não afronta não afronta o Palácio do Planalto e que sua candidatura não tem nada a ver com o fato de não ter garantia nenhuma do do governo de que seria mantido no cargo de relator da reforma tributária, sonho de uma noite de verão no Congresso, grande casa de tolerância nacional.

Diante disso tudo, os governistas, Marco Maia, mensaleiros, republicanos e o próprio palhaço estão todos tiriricas da vida.

Tiririca então, coitado, nem sabe o que faz. Só dá uma dica: pior do que tá, isso ainda fica.


RODAPÉ - Nem no PR, nem na Câmara e tampouco no Senado tem um palhaço mais votado que o Tiririca.

Ilustre "Quem?"...

Saiu a lista dos candidatos ao Oscar deste ano. E "Lula - O Filho do Brasil" ficou para para Hollywood como Ronaldinho Gaúcho ficou para a Seleção: não foi nem lembrado.

24 de jan de 2011

O Espelho

A balbúrdia incontrolável no transporte público, na saúde pública, nos hospitais públicos, na segurança pública, nos serviços públicos, nos cargos públicos, nos concursos públicos, no ensino público, na indefesa civil, na imprevidência social, nas estradas federais são o reflexo da herança bendita que o Cara deixou para a primeira-presidenta. Garantia de retorno em 2014. Dilma não é Alice; o Brasil não é Maravilha.

100%

Deu no Estadão:

Para 39% dos brasileiros, transporte público é ruim.
Os mais satisfeitos estão na Região Sul: 44,9%, de acordo com pesquisa do Ipea. Para 19,2% da população brasileira e muito ruim para 19,8%, de acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira, 24, em São Paulo, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O resto não deve ter usado nunca o transporte público. 
Não, não fique imaginando coisas... Marta não vai abandonar o futebol. Ela só está presenteando Dilma com uma de suas camisetas. Dilma já provou que não é Lula. A primeira-presidenta é pé quenta.

O Grêmio vendeu o goleador Jonas para o Valência da Espanha. Os gremistas ainda pensam que podem contratar Ronaldinho Gaúcho. Ou que o Renato também Gaúcho ainda pode fazer um pezinho de vez em quando. Afinal os dois tem o mesmo sobrenome.


Caiu na malha virtual:

Tiros atingem sede da prefeitura do Rio
Uma das cinco janelas de vidro foi do pavimento reservado ao gabinete do prefeito Eduardo Paes.
O prefeito não foi atingido, pois durante o expediente, só o gabinete estava lá. A isso é que os cariocas chamam de bala perdida.

Dilma voltará à região serrana do Rio nesta quinta. A primeira-presidenta autorizará construção de 2 mil casas em regime de urgência pelo Minha Casa, Minha Vida.
Só falta oferecer uma unidade para o neto de Tom Jobim, para colocar no lugar do sítio soterrado do compositor.

Casa Nova.
Como a Casa Civil quase desmoronou com Erenice Guerra, já tem gente pensando em fundar a Casa da Defesa Civil da Presidência. Querem juntar o inútil com o desagradável.

A Unicamp anuncia que vai divulgar as respostas esperadas da segunda fase do vestibular. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 7 de fevereiro, às 12h, na página da Comvest e no câmpus.
A turma pode confiar, a Unicamp não é o MEC nem nada.

Legal essa democracia

Está no iG/Brasília:
Supremo esconde 75% dos investigados
Percentual diz respeito a 48 inquéritos que chegaram à Corte desde agosto. Eles têm só iniciais de investigados. Medida impede que se saiba quais figuras públicas estão na mira do Judiciário.
Enquanto a mídia cai de pau contra escaramuças e elucubrações do governo para implantar o marco regulatório da comunicação, o Judiciário usa a lei para fazer uma democracia legal.

23 de jan de 2011

Caiu na Malha

FOLHA DE S. PAULO

Longe da Presidência, Lula ganhará R$ 200 mil por palestra a partir de março.
O que é o desemprego nesse país... Lula fazia dez discursos, dava vinte entrevistas por dia e não cobrava nada. Agora, o seu cachê até parece o salário que ele deu para os aposentados do INSS.

Por 2014, Aécio recruta tropa de choque.
Uai, Aécio é mineiro mas não deixa cavalo passar encilhado, tchê.

Ex-deputados também recebem pensão.
Ora, o quié que os ex-governadores tem que os ex-deputados não tem? Eles são iguais em tudo, até quando não fazem a mesma coisa.

Extradição é arma contra Dilma, diz Battisti.
De arma esse cara entende.

Equipe de investigadores assume Transportes em São Paulo.
Agora sim, a investigação vai andar.

Senador Gim Argelo (PTB-DF) emprega namorada de filho em seu gabinete.
Queriam o quê? Que o filho tivesse um namorado?!?

VALOR ECONÔMICO.

Crise traz de volta ao país 400 mil "expatriados".Isso que vem aí é gente ou grana de lavanderia?

O ESTADO DE S.PAULO

Escassez de mão de obra especializada se amplia, diz estudo.
É que a terceirização está preeenchendo cada vez mais as vagas da quarteirização.

Governo deu R$ 3,3 mi a sindicato de fachada.
Isso não é nada, pior é o que foi dado para os sindicatos que não aparecem nem na fachada. Em todo caso, é bom lembrar que não foi a esquerda que inventou a contramão.

América do Sul sofre com nó energético.
Bem feito, quem manda botar o Lobão nas Minas e Energias... Não é engenheiro eletricista e nem escoteiro. Não liga coisa com coisa, nem desfaz o nó.

O GLOBO

Gastos do governo com publicidade crescem 63%.
A notícia até parece que não tem nada a ver com o Jornal Nacional.

Gabeira promete check-up para todos.
Sabe-se lá como é que ele pensa fazer isso. Mas se tirar os custos do prórpio bolso, vai acabar ficando só de tanga.

JORNAL DO BRASIL

Irã fala em "nova era" com acordo.
Faz sentido. O amigo Lula já "era".

Ônibus param de novo no Rio
Do jeito que estavam andando, talvez seja melhor parar mesmo.
ILUSÃO - Está na malha virtual: "50% delas fingem orgasmo". Isso quer dizer que dando duas rapidinhas, você pode sair 100% iludido.

GOZO PERMANENTE - Em matéria de gozo, Lula teria orgasmos múltiplos. Há oito anos e 23 dias que ele está em gozo de férias.

VAY TARDE - Na sexta-feira os arautos da primeira-presidenta disseram a Pedro Abramovay: vay, vay que já vay tarde. Ele nem esquentou a cadeira de secretário de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça. Pedro era da quota de Márcio Thomaz Bastos, perigoso guru republicano de Lula. Quando ministro no mandato inicial da Era Brasil Maravilha, foi o primeiro a sugerir o controle social da mídia. Bastos foi quem armou, com precisão metalúrgica, a blindagem de Lula contra o impeachment quando estourou o escândalo do mensalão.

DE OCASIÃO - Deu no Estadão: "Exército afasta 30 militares suspeitos de furto no Complexo do Alemão". Outros 23 PMs também foram retirados das ruas; ar-condicionado e outros objetos foram levados de casa. A ocasião faz o ladrão. O alarmante é que nem se trata de Defesa Civil.
HÁ CONTROVÉRSIAS - Rick Martin, saindo do armário: "Gays nascem gays". Ele disse que "condição é da natureza". Ah, bom. Falando ele é ótimo cantando.

ARTILHEIROS - Estadão Online: "Alvos de disputa no segundo escalão somam R$ 1,3 bi em irregularidades". Principais órgãos federais cobiçados por PT e PMDB encabeçam a lista de desvios de recursos investigados pela CGU nos últimos quatro anos; recordista é o Fundo Nacional de Saúde (FNS), com R$ 663,12 milhões desviados de 2007 a 2010. Ora, é exatamente por isso que eles estão na mira desse pelotão de atiradores de elite.

DÚVIDA - Está na malha: "Dilma manda reverter venda irregular do Minha Casa, Minha Vida". Fica a dúvida: a primeira-presidenta quer desvender ou desvendar?

AVISEM - Organizadores confirmam Lula como principal estrela do Fórum Social Mundial de fevereiro, em Dacar. Alguém precisa avisar para eles que Lula agora é só presidente de honra do PT.

DUAS COISINHAS... - Está na malha: "Ex-governadores do CE recebem mais do que o atual". Álvaro Dias diz que aposentadoria vai para caridade. Com aposentadoria, Dias quase dobra patrimônio. Só duas coisinhas: uma, tantos o que já eram quanto o que é, recebem muito mais do que merecem; outra, vai ver que a aposentadoria também vira panetone no Paraná.

22 de jan de 2011

A Menina dos Olhos

Fernando Haddad pode ser a primeira baixa do governo Dilma. Taí a brecha para o Mangabeira Unger, antes que ele comece a falar mal do governo. O diabo é que Lula vai ficar cego de raiva se a primeira-presidenta tirar a menina dos olhos dele do time de ministros que ele lhe deixou como herança bendita.

Lulalá traveis...

Tá na malha virtual: Centrais endurecem discurso e cobram atenção de governo Dilma. Até mesmo a CUT, tradicional aliada do PT, adota tom crítico em relação à nova administração. Pronto, foi só a criatura começar a desencarnar do criador, pra começar a campanha Lula-Presidente 2014.

21 de jan de 2011

A prevenção que não vem

A melhor, mais segura e urgente medida de prevenção contra o risco de tragédias naturais é a imediata e total reforma política brasileira. Instalar, para início de conversa e de mudança, o voto distrital. É só uma começo, mas já colocaria muito político no seu devido lugar.

Com o voto mais comunitário, mais próximo do eleitor, o brasileiro não seria mais acusado leviana e propositalmente de que "não sabe votar".

Hoje, é impossível votar bem. Os partidos, verdadeiras facções totalitárias, decidem por mais de 130 milhões de eleitores quem serão os candidatos que, uma vez eleitos, se transformarão em "representantes do povo". E o voto vai sempre para aqueles que a arte da dissimulação caracteriza como "os menos piores".

Esse jugo partidário, exercido pelas elites politiqueiras de sempre, não dá ao brasileiro o direito de escolha; pelo menos de uma razoável escolha. O voto é uma arma apontada contra a nação. É só um escudo fajuto que os co/mandantes usam para "proteger" o regime democrático. A democracia no Brasil é farsa e falsa. Consolida, a cada dia que passa, a injustiça e a desigualdade social.

Ou é possível um canalhocrata de colarinho branco perceber salários superiores a R$ 25 mil, fora o alho e as tapiocas, enquanto um operáriocrata nem sequer percebe que vai ganhar R$ 545 mensais?!?

Há muitos anos, um bom século pelo menos, os governantes - de prefeitos a ministros e presidentes; e os parlamentares - de vereadores a senadores, mandam nas cidades, nos Estados, na União.

Tão prepotentes quanto despreparados, são eles que não só permitem, como estimulam, a crescente e intermitente "ocupação irresponsável das áreas de risco" por gente pobre e gente rica, gente que manda e gente que se manda pra qualquer lugar onde possa sobreviver ou, em sendo elite, bem morar e bem viver.

Quando a natureza se revolta, a culpa é de Deus que já não é brasileiro... E do eleitor que, eles mesmos dizem, "não sabe votar".

De minha parte, desde que o crime organizado público representa no Brasil uma "área de risco" maior do que o crime organizado privado, eu não voto em ninguém. Sou daqueles que não tem a menor culpa pelas tragédias desnaturadas que vem soterrando o Brasil.

O desleixo criminoso para com a realização de uma verdadeira, séria e honesta reforma política é mais uma das heranças benditas deixadas nos salões do Palácio para a primeira-mulher-presidenta do Brasil mandar de vez para os saguões da maior Casa de Tolerância Nacional, onde cada metro quadrado é uma área de risco, sem qualquer perspectiva de medidas de prevenção.

Educação e Justiça

A Justiça Federal derrubou a liminar que prorrogava o Sisu no Rio de Janeiro. Em decisão tomada nesta sexta, o presidente do TRF da 2ª região, no Rio, atendeu o pedido do MEC.

Nunca antes na história desse país a Educação teve o Poder Judiciário tão atrelado aos seus programas de trabalho. Quase nada funciona no MEC sem uma decisão judicial. E a primeira-presidenta Dilma ainda tem que engolir o sapo que lhe ficou de herança bendita no Ministério.

Um só?!?

Esse Neymar não joga nada. Ontem, pela Copa Sub-20 fez só um gol contra a Colômbia. Tudo bem, foi um golaço. Mas contra a Colômbia... Até ele ficou envergonhado.

BODE NA SALA - Está cheirando mal o Residencial Nova Conceição, em Feira de Santana, - primeiro conjunto do Minha Casa Civil, Minha Vida.

Acontece que o que mais acontece no conjunto habitacional é o  comércio ilegal de apartamentos e o já esperado abandono das unidades por falta de pagamento das prestações de R$ 50.

Para se livrar da fedentina de mais uma "herança bendita", a primeira-presidenta Dilma vai ter que tirar o bode da sala de mais esse legado que lhe caiu do céu pelas mãos do presideus do governo anterior.

A propósito, o residencial de Feira de Santa foi aquele usado em vídeos e programas de TV da campanha de Dilma à sucessão de Lula, no ano passado.

RAPOSA E UVA - Depois de o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, esbaguelar-se todo, agora foi a vez do coordenador-geral de Infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação do MEC, Cláudio Crossetti Dutra despencar. Ele caiu do cacho na terça-feira. A culpa é do Enem. Para o raposão Hadad as uvas estão verdes, não prestam.

SAUDADE - Lula está mandando dizer, a torto e direito, para a mídia que vai fazer isso e aquilo; que vai ser atração no Forum Social Mundial; que vai ir aqui e ali; falar com esse aquele, essa e aquela... Ainda não caiu a ficha de que já não é mais aquele Big Brother Brasil que durou até 31 de dezembro. Deve estar com saudade de ter azia.

ILUSTRE QUEM? - Escolhido democraticamente como representante do cinema brasileiro, o megafracasso de bilhetria "Lula, O Filho do Brasil", não entrou nem nas oitavas de final do Oscar. Tava pensando que Hollywood é Garanhuns?!? Na terra do cinema, o Cara é um ilustre "Quem?".

CAMPANHA 2014 - Lula nem bem saiu das férias lá no Forte dos Andradas, paraíso do Exército no litoral paulista, e já deu de cara com a campanha de Dilma para a presidência do Brasil em 2014.

Juntou-se com ela e ficou sabendo que as mulheres do Irã estão com a primeira-presidenta; que os caças franceses não passarão em brancas nuvens pelo Conselho de Defesa Nacional; que o controle social da mídia não é pra já; que Cesare Battisti já está com um pé na Velha Bota; que o Franklin Martins poderia ir com ele; que a criatura já não é do criador... É o segundo mandato em plena disparada.

A DOR - Quer saber o que mais dói na alma dos Da Silva? Ver que o Michel Temer hoje está mandando mais no governo do que o Lula.

20 de jan de 2011

Salvo horrorosas exceções...

MIGRANTES E RETIRANTES - A busca desesperada pelo próprio destino leva as pessoas a ocupar "áreas de risco". Os governos - de todos os desníveis: federal, estaduais e municipais - irresponsáveis, desleixados e despreparados, mais do que permitem, estimulam essas concentrações desumanas que, quando não desmoronam são montanhas de votos. A migração para os grandes centros acaba sempre em áreas de risco. Todo retirante está condenado a viver ou morrer no morro; salvo horrorosas exceções que acabam morando em palácios.

EQUAÇÕES - O MST está para os ocupantes de áreas de risco, assim como as comissões de Direitos Humanos estão para as unidades de Defesa Civil. No caso da ocupação de áreas, o MST age com estardalhaço para não fazer absolutamente nada, enquanto os retirantes chegam de mansinho para fazer a vida; já os Direitos Humanos fazem barulho e trocam os pés pelas mãos, enquanto a Defesa Civil ouve barulho, não tira os pés do chão e não sabe onde meter as mãos.

DINHEIRO PERDIDO - Tudo que foi pago para a turma inepta da Defesa Civil deveria ser devolvido aos cofres públicos. Uma providência tão necessária quanto inócua, já que o governo vai acabar jogando esse dinheiro fora.

FERIADO NO RIO - Hoje, 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Houve missa e procissão. Mas o carioca queria mesmo era outra festa na Gávea. O diabo é que Cabral decretou que o Rio está de luto.

Caiu na rede:

Depois de 4h36 de jogo, o brasileiro Thomaz Bellucci é eliminado por Jan Hernych do Aberto da Austrália. Impressionante a evolução de Bellucci depois que Larri Passos é seu treinador. Agora o sucessor de Guga já demora muito mais para perder os jogos.

Plano para erradicar pobreza põe em cheque reforma agrária. Grandes coisas. Esse cheque é pré-datado há mais de oito anos.

Faz sentido - É bem como dizia outro dia um ganhador de bolsa-família: - Já que não tenho nada pra fazer, vou me juntar ao MST.

Deu no Estadão: ONG americana vai questionar Rio sobre logomarca
Fundação quer receber esclarecimentos sobre o trabalho por causa da suspeita de plágio.
Quem levantou a bola nesse jogo entre COB e Telluride Foundation foi o Blog do Cruz (http://blogdocruz.blog.uol.com.br/)

Lula deve ir ao Fórum Social Mundial, dizem organizadores. Grandes coisas, os pobres coitados que não são da elite vive comparecendo aos Foruns de suas cidades, respondendo a processos porque não conseguem pagar suas contas...

WikiLeaks: Heráclito Fortes quis armar País contra Venezuela. Bobagem desnecessária, Hugo Chávez já está armado e se encarrega ele mesmo de acabar com a própria nação.

Chuvas como a do RJ ocorrem apenas a cada 350 anos, diz Inea. Ah bom, então os cariocas estão salvos. Agora todos sabem que vem aí bom tempo.

Para polícia, Abdelmassih está escondido no interior de SP. Bolas, o que interessa é o endereço dele. Há uma boa dezena de suas antigas pacientes que já não aguentam mais de saudade.

Suíços de Fribourg enviam ajuda para 'primos brasileiros'. São os primos ricos.

PLANOS - Então, tá... Agora, todo mundo diz que já sabia que a região Serrana do Rio é quase toda uma "área de risco". Assim falam Zaratustra, Sérgio Cabral, os prefeitos das cidades destruídas, os governos de todos os desníveis, a primeira-presidenta, os ineptos da Defesa Civil que não moveram, jamais, uma única palha para impedir que os seus contribuintes, eleitores e avalistas vivessem sob o perigo de morrer soterrados.

Então tá, traveis... Inda que mal pergunte: e se as vítimas "das chuvas" resolverem agora que não voltarão a morar nunca mais nessas "áreas de risco"?!? O que é mesmo que esses profetas do acontecido, cavaleiros do Apocalipse, vão fazer. Qual é o Plano B desses senhores de anéis e de colarinhos brancos?!?

Não se aflija, não se apavore: felizmente, não há nenhum Plano B. Os que já foram atingidos pelo Plano A não resistiriram ao B.

19 de jan de 2011

Bola pra frente que atrás vem gente!

O Brasil está se esvaindo em lama. A região Serrana do Rio de Janeiro necessita ser reconstruída. Há cidades que precisam, mais do que isso, precisam ser criadas. Construídas a partir do marco-zero que, se espera, seja localizado em área de plena segurança, ao invés de alto risco.

Nunca nesse país Minas Gerais foi um estado tão precário. Tem hoje 84 cidades em estado de calamidade pública. Muitas precisam de reconstrução, outras tantas de refundação e algumas necessitam ser construídas a partir de mais um marco-zero, um lugar seguro e tranquilo que as correntezas não levem pelas encostas abaixo.

A Grande São Paulo nada em aflição pelas corredeiras do Tietê que a "força das chuvas"  faz transbordar. enquanto suas cidades circunvizinhas bóiam na desesperança que se transforma em aflição, medo e desolação... Outro marco-zero, sabe-se lá para quando.

Um pouco mais pra lá, 37% do Maranhão está em área de risco. Nada menos de 82 municípios do Estado estão localizados em áreas de risco e podem sofrer inundações ou deslizamentos de terra com o aumento do volume de chuvas, a partir do próximo mês. Mais uma crônica de tragédia anunciada.

Faça uma relação - ainda que de memória, antes que tudo caia no esquecimento como Angra dos Reis já caiu - e procure saber, só em moeda sonante, sem considerar o abalo moral e o sismo de grau incalculável pela Escala Richter que demoliu famílias e soterrou pessoas, quanto custarão as obras de reconstrução do que restou e por quanto sairá a construção de cada cidade nova.

Se nada, nem ninguém lhe apresentou até agora dados concretos e exatos sobre os custos dessa empreitada social que sacudiu toda a nação, lembre-se que o Brasil é o País do Futebol. Tropical, bonito por natureza e abençoado por Deus.

Então, com chuva ou com sol, ponha uma cartola na cabeça e tire de lá, quantos coelhos você quiser. Realize um milagre brasileiro: pegue - como base de cálculo - uma dúzia de cidades grandes, de preferência, capitais. Estime um boa cobertura em torno de um área de 120m de comprimento por 90m de largura. Coisa boa, bem feita, segura, capaz de acomodar pessoas com conforto e bem-estar. Se a área já existir, reforme; se é novidade, construa.

Se você tem dificuldade para eleger esses enormes objetos de desejo, apele para a CBF - parceira da Fifa - que ela lhe dará as melhores informações e as mais brilhantes idéias a respeito de reformas, construções e valores estimativos.

De minha parte, fiquei apenas com a relação de cidades-sede da Copa de 2014 e com a prospecção dos custos de uma reforma e a estimativa de valores para uma obra de construção. Depois o que fiz foi só calcular proporcional e comedidamente os gastos necessários.

Pronto, sabe-se que, assim por baixo e pra início de conversa, 12 capitais brasileiras erguerão e reerguerão estádios pela módica quantia de pelo menos R$ 9 bilhões. Que podem ser 10 ou 20, no Brasil a gente nunca sabe o que acontece com esses pequenos errinhos de cálculo que vem a público.

Então, vamos às 12 cidades mais importantes da História do Brasil que estão para serem restauradas ou simplesmente construídas, por ordem alfabética: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

E passemos, então de pronto, às projeções iniciais das devidas e respectivas obras de reforma ou de construção:

Belo Horizonte - Mineirão, capacidade: 70.000 pessoas. Reforma: R$ 850 mil / Brasília - Estádio Nacional de Brasília, capacidade: 70.000 pessoas. Construção: R$ 1 bilhão / Cuiabá - Estádio Verdão, capacidade: 45.000. Construção: R$ 650 mil / Curitiba - Estádio Arena da Baixada, capacidade: 41.000. Reforma: R$ 600 mil / Fortaleza - Estádio Castelão, capacidade: 66.700 pessoas. Reforma: R$ 800 mil / Manaus - Estádio Arena Amazônica, Capacidade: 42.000 pessoas. Construção: R$ 600 mil / Natal - Estádio Arena das Dunas, capacidade: 45.000 pessoas. Construção: R$ 650 mil / Porto Alegre - Estádio Beira-Rio, capacidade: 62.000 pessoas. Reforma: R$ 900 mil / Recife - Estádio Arena Pernambuco, capacidade: 46.000 pessoas. Construção: R$ 700 mil / Rio de Janeiro - Estádio Maracanã, capacidade: 76.000 pessoas. Reforma: R$ 1 bi / Salvador - Estádio da Fonte Nova, capacidade: 55.000 pessoas. Construção: R$ 800 mil / São Paulo - Estádio do Corinthians, capacidade: 65.000 pessoas. Construção: R$ 900 mil.

Nessas contas não entram um trem-bala, obras de infraestrutura, linhas urbanas de acesso aos locais mexidos e remexidos, reformulação de aeroportos que precisam ser muito mais áreas de pouso e decolagem do que requintados aeroshoppings. Nem tente projetar isso agora, porque a imaginação não tem preço. Fique por aqui mesmo.

Por ora, louvemos agradecidos o esforço e a presteza do governo Dilma em conseguir um adiantamento de R$ 850 milhões para reerguer a região Serrana do Rio de Janeiro soterrada pelas águas da chuva desse início de 2011. Louvável iniciativa da presidenta do Brasil. O valor, no entanto, é menos de 10% do que vai custar a roupagem para a Copa de 2014.

Infelizmente, os 12 estádios não abrigarão os desvalidos das enchentes, as vítimas "das chuvas". Mas, servirão para abrigar as mais fortes emoções de alegria desse Brasil grande e tão feliz que, mais do que nunca será o País do Futebol. Bola pra frente que atrás vem gente!

CRIMEs ORGANIZADOs

DEMOCRATURA - Anatel terá acesso total a dado sigiloso de ligações telefônicas. Agência vai coletar informações sobre números chamados, data, duração e valor. Quer dizer, cada telefonema agora vai ser um reality show. E você será então para o governo Dilma um desses babacas do Big Brother Brasil. Voltamos aos tempos dos telefones de lata ligados por um barbante, quando todo mundo ouvia o que os outros falavam. Esta é só a primeira chamada republicana de invasão de privacidade.

CRIMEs ORGANIZADOs - Ministros do TCU têm 'fim de semana' de cinco dias. A revelação é dos repórteres Rubens Valente e Márcio Falcão, do jornal Folha de S. Paulo, em Brasília. Eles constataram que ministros e procuradores do TCU - Tribunal de Contas da União, usam dinheiro público para esticar os finais de semana quando viajam, na maior parte das vezes, a seus Estados de origem.

Pela reportage, as datas das passagens emitidas pelo TCU em 2010 revelam que em 38 viagens, autoridades do primeiro escalão prolongaram seus fins de semana e feriados para períodos de 5 dias e até mais. Das 52 semanas que compõem o ano do calendário oficial, 38 foram passadas fora de Brasília e nada menos de 35 delas tiveram como destino os Estados de origem dos viajores.

Se você não está lembrado, dá licença de falar: o TCU existe para fiscalizar e garantir a probidade e a moralidade pública. O Tribunal é uma instituição brasileira de extração constitucional, já que prevista expressamente na Constituição. O TCU tem jurisdição administrativa, julga as contas dos administradores de recursos públicos federais, assim como de simples detentores que não sejam agentes políticos.


Pois é disso aí que se estava falando outro dia. As infiltrações que a coluna vertebral do Estado brasileiro sofre. É por honra e glória dessa mixórdia, entre o público e o privado que o País vive num cerrado tiroteio. E a luta não é destrambelhada. Ela é um exemplo de organização delituosa. Hoje, o Crime Organizado no Brasil tem duas versões: ele é público e privado.

O privado é aquele que anda pelas ruas e, de quando em vez, se encontra nos presídios de segurança máxima, portando metralhadoras, chinelos Havaiana e celulares que usam para viajar todo santo dia, esticando a agonia da nação.

O público, bem o público é público e notório.
Fla/Imagem

Sob chuva, Ronaldinho realiza treino recreativo no Flamengo.
E você esperava mais que isso?!?

O Sapo do MEC

Joaquim José Soares Neto saiu de fininho da presidência do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Contam as mariposas que o pedido de demissão já tinha sido feito em dezembro do ano passado, e  que nada teria a ver com as catilinárias no Sistema de Seleção Unificada e Enem. Dilma continua engolindo o sapo Hadad.
PRATO FRIO - O governo tá nem aí pra trégua com o PMDB e já mexeu em 208 cargos. O levantamento revela que do dia 5 até terça-feira, a média foi de 23 nomeações por dia no 2º escalão. Dilma que se cuide, o PMDB nunca deixa barato. A vingança será malígna.

NEYMARADONA! - O irônico e implicante Olé, jornal de esportes argentino, foi mordaz outra vez com os brasileiros. Estampou a foto com a lacônica manchete: Neymaradona! Puro sarcasmo, a chamada certa seria: Nem Maradona! Só a imagem do craque santista já explicaria tudo.

LÁ, COMO CÁ - Haiti indicia Baby Doc por corrupção e desvio de dinheiro público. Ex-ditador foi detido à tarde e levado para um tribunal, onde prestou depoimento e foi liberado. Se é por isso, então está confirmado: o Haiti é aqui.

18 de jan de 2011

NOVO ENDEREÇO - O Arquivo Nacional passou da Casa Civil para o Ministério da Justiça. A decisão provocou protestos. Os protestantes estão com medo que acabe a política de ampliação de acesso a documentos. Tradução: os dossiês mudam de endereço.

O DIA DA CAÇA - Dilma pode levar até quatro meses para dar a resposta sobre a compra dos Rafale. O prazo para definição sobre os 36 caças foi confirmado pelo ministro de Defesa francês, Alain Juppé. Nelson Jobim comeu em tranca ao sentir que a primeira-presidenta não trata o negócio dos caças como prioridade.

O QUE FAZER? - Enquanto Dilma pede antecipação de dinheiro ao Banco Mundial para atender com maior agilidade às vitimas da região Serrana do Rio de Janeiro, a Folha de pagamentos do Congresso aumentou R$ 860 milhões para este 2011.  Os gastos incluem aumento de 62% dos parlamentares e encargos com aposentados e pensionistas da grande casa de tolerância nacional. O que é que a gente faz com eles?!?

O DONO DA CASA - Ao perder o domínio sobre o setor elétrico do Brasil, o PMDB jogou pesado e ficou de dono do Senado pelos próximos dois anos. Sarney aparece agora como candidato único para presidir a Casa e no ano que vem será substituído pelo caubói de gado fantasma, Renan Calheiros.

VAGA IDÉIA - Justiça suiça acaba de congelar US$ 13 milhões das contas de Paulo Maluf. O deputado agora quer saber: - Suiça? Quié isso, onde fica isso?... Ah sim, há bom tempo eu perdi 13 milhões de dólares e, como perdi, nunca soube onde estavam. Agora já tenho uma vaga idéia...