O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de jan de 2009

FILME ANTIGO


Líder petista senatorial, a barriga-verde Ideli Savatti panfleteou que o PT repudia a estratégia de “negociação de cargos” em troca de apoio à candidatura de Zé Sarney à presidência do Senado. Quem te viu e quem tem vê! Toda vez que o PT se sente na corda bamba sem sombrinha, se agarra no cipó da ética. É como o Tarzan gritaria na charge de Ziraldo: - É no cipó, Jane!!!

SEM BÓIA
O governo Lula debochou da crise e agora não sabe o que fazer com ela. Desdenhou colocando-lhe o apelido de marolinha e agora está mergulhado numa onda de enormes proporções, como quem está sem bóia e sem saber nadar. Resta seguir nas mesmas: vendendo otimismo como as lavanderias religiosas vendem pedaços de céu.

A CRISE DO BUSH
Na onda de falso otimismo o governo diz que “o Brasil está preparado para a crise financeira mundial”. Só não está preparado para as crises domésticas de desemprego; de saúde pública; de in/segurança; do tráfico de drogas, de armas, de influência, de crianças e de brancas de vida fácil; da bala perdida; da corrupção oficial; da falta de ensino e educação; das estradas; do custo de vida, da comida, do vestuário; da inadimplência; da gastança oficial; da injustiça; da impunidade e da imunidade; do caos no transporte público, nos aeroportos, nas filas de atendimento de bancos a hospitais; das inundações urbanas; da vergonheira política; da esperteza constituída; dos presididos; dos tiroteios nas ruas e nas favelas; das obras fantasmas; das licitações fraudulentas; de sanguessugas, vampiros, aloprados, cuequeiros, mensaleiros; das madeireiras supostamente clandestinas; das terceirizações; da delimitação de terras indígenas; da desigualdade, do desequilíbrio ambiental. Afora isso e as más companhias, Lula tem razão: “O Brasil não tem crise. Isso é coisa lá do Bush”. Agora é do Obama, porque pegou a bucha que o outro deixou.

COMPRA E VENDA
Nessa esteira de fazer compras que Lula recomenda aos brasileiros, o maior vendedor do país é o supermercado. E o maior comprador é o governo.

COMO ESTÁ!
Em 2010, Hosmany Ramos para presidente e Beira-Mar para vice. O resto deixa assim mesmo do jeito que está.

FORA DA ILHA
O ministro da Justiça finge que está tudo bem com a Itália no Caso Battisti. Garante que “são dois países aliados, amigos, irmãos”. Instado a falar sobre os dois pesos e as duas medidas que usou com Battisti e os boxeadores cubanos que socou num avião e botou no colo de Fidel, diz uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: “Aqueles dois pugilistas pediram para voltar para Cuba”. Pois, agora, eles já deram no pé outra vez. Vivem na Alemanha. Lá, eles não pediram para voltar de avião para a ilha dos irmãos Castro. Não estão nem aí pra morrer de saudade.

PERDA TOTAL
Ao dar sinal verde para que os senadores aliados votem com sua consciência para a presidência da Casa do Polvo, Lula bateu forte e de frente nas pretensões do petista acreano Tião Viana. Na verdade, Viana foi demolido e está sem seguro. Sua candidatura sofreu perda total, não tem conserto. Na mesma hora do choque, Lula afastou os radares da pista para Zé Sarney que, como sempre, sem abusar da velocidade vai chegar a seu destino.

28 de jan de 2009

OPERAÇÃO REFÚGIO

  • Se Genro, é o Tarso ou o dedo de Lula na Justiça, não importa. O que vale é que, se ele quiser limpar a barra com o governo, basta dar refúgio ao médico foragido Hosmany Ramos. Pelo menos o Palácio teria médico de graça.
  • Hosmany Ramos - o cirurgião-plástico que foi passar o Natal em casa e se mandou atrás do Papai Noel, auto-proclamou-se candidato a presidente da República em 2010. Tem chance: país que dá refúgio a um Cesare Battisti, vota em qualquer Hosmany Ramos.
  • Há boas razões para Hosmany Ramos chegar à Presidência da República. Uma delas: a primeira-dama não precisará pagar as cirurgias plásticas com o dinheiro das burras públicas.
  • Se governo italiano quiser botar a mão de novo no lombo de Cesare Battisti, é só avisar ao Palácio do Planalto que vai engavetar o pedido de cidadania de dona Marisa Letícia.
  • Genro - o Tarso da Justiça, só quis ser justo: deu a Cesare o que é de Cesare.

FOMIZERADOS E PÉS-DESCALÇOS

PRESIDENTE
AMERICANO
A ONU, ou coisa parecida, encomendou pesquisa sobre o desemprego na América Latina. Ficou sabendo que há por aqui uma legião de 15 milhões e 700 mil desempregados. E mais: que até o final de 2009, mais dois milhões e meio de trabalhadores perderão o emprego. Isso nos remete a uma nação de 18 milhões de fomizerados, pés-descalços. Não se admire se, ao término dessa temporada brasileira, Lula se candidatar a presidente das Américas. (Foto: Vilmar Tavares)

NOVO PARTIDO
O Sanatório, em petit comité - bem à moda como se criam igrejas por aí – pensa em lançar já para as próximas eleições o PTD, Partido dos Trabalhadores Desempregados. Só com aqueles 10 milhões de desempregados para quem Lula prometeu vaga, em 2002, quando ainda era só candidato à presidência da República, o partido já nasce um partidão. Desde já, contamos com sua filiação.

DETALHE
Mesmo que você tenha conseguido uma boquinha e esteja até trabalhando, pode filiar-se ao PTD. Afinal, o PT é o partido dos trabalhadores e, no entanto, está cheio de desempregados.

O PTD
Para nascer maior ainda o PTD já surgiria como entidade mantenedora de um templo pentevangelical, a bem-vinda e benemérita “Igreja dos Encostos da Divina Previdência”. Na bandejinha de cada culto, um óbolo e um voto por fiel e crédulo seguidor. Em troca, todos os males seriam exorcizados e todos teriam o seu cantinho aqui na terra, como no céu.

CAOS URBANO
Brasília imita São Paulo: não pode parar... É que não tem estacionamento.

MARCO POLO
Se há um marco no governo Lula é o Marco Pólo. Nuncanessepaís um metalúrgico de ontem, viajou tanto como presidente de hoje pelo mundo afora.

FORA OSTRACISMO
Lula continua viajando porque, como no Brasil não há crise, ele quer ver por onde ela anda. Afinal, o Brasil é grande demais para ficar jogado assim desse jeito ao ostracismo global.

GENRO
A única crise brasileira foi criada por Genro – o Tarso que faltava para Lula na Justiça: a bronca por causa do refúgio dado a Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália.

BATTISTI E DUNGA
Fontes ligadas ao embaixador italiano no Brasil contam à boca pequena que, em razão da crise do refúgio, foi sugerida a suspensão do amistoso Brasil x Itália. O jogo pode até nem sair, mas a solução está na cara: manda-se o Dunga pra lá e o Battisti assume o nosso selecionado. Afinal, mais da metade do time brasileiro joga na Itália. Eles entenderiam melhor a preleção do condenado italiano do que as táticas passadas em português pelo Dunga.

LULA & OBAMA
Obama disse por telefone que quer falar com Lula sobre a crise; Lula disse pelos cafés da manhã que quer falar de crise com Obama. Esse encontro deveria ser Moscou: a coisa tá russa!

ESCOLA DE SAMBA
O Brasil nem retornou direito da folia de Ano Novo e já pensa em carnaval. Vai parar de novo tudo o que ainda nem foi começado.

DO MAR
Pesquisa da Pricewaterhouse Coopers mostrou, na véspera do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que os brasileiros estão entre os menos pessimistas com relação à crise financeira. Só não revelou que quem está acostumado, não estranha. O brasileiro nem nota que o governo Lula não está agindo nessa crise. Demorou tanto, fez tanto salamaleque, que nada mais lhe resta do que senão reagir. E vamos que vamos, que o Brasil gostoso é assim mesmo. Quem é do mar, não enjoa.

MP DA PILANTROPIA
Está no Diário Oficial desta semana: o governo renovou de uma sapatada só os certificados filantrópicos de 4.100 instituições supostamente benemerentes. O Conselho Nacional de Assistência Social entrou de sola, sem levar em conta que, no meio dessas, pelo menos duas mil pilantrópicas estão sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. Foi apenas mais uma MP – medida provisória – desta feita marcada pelo nº 446, chutada assim só para mostrar quem é que manda na democracia calamaresca. A MP da Pilantropia lava a alma da pilantragem e truvisca o Congresso Nacional que se consagra, uma vez mais, como a Casa do Polvo.

27 de jan de 2009

L'OSSERVATORE PIANÍSSIMO - Carlos Eduardo Behrensdorf.


MULHERES

Nem só de bigodes e cavalheiros com o cabelo pintado vivem os noticiosos de televisão na Itália quando o assunto envolve chefes de estado e suas primeiras, segundas ou atuais damas.

Para delírio dos italianos uma de suas musas, Carla Bruni, a atual senhora Nicolas Sarkozy apareceu ao vivo e a cores para afirmar que é uma calúnia dizer que ela defendeu Battisti, o escritor e ex-terrorista envolvido no vem-não-vem que envolve os governos italiano e brasileiro.

La Bruni, inclusive, abriu o jogo e não negou o seu passado: antes de casar com Sarkozy ela era mais de esquerda do que agora. Canhotinha do tio!

PESQUISA

O jornal Corriere della Sera publicou o resultado de uma pesquisa conduzida pelo Centro de Documentação Hebráica Contemporânea (CDEC) de Milão que mostra o seguinte: 12% dos italianos são antisemitas e 44% apresentam alguns traços de hostilidade.

A hostilidade tem origem no clássico ódio xenófobo a uma minoria diversa nos aspectos religioso, étnico ou cultural. Com o passar do tempo dois outros componentes surgiram: o estado de Israel e a memória do Holocausto, a Shoa.

A PRAÇA

Em Roma, moro pertinho da Piazza del Popolo, não mais do que seis ou sete minutos caminhando em marcha lenta. Esta praça quase que semanalmente é palco de exposições, shows, desfiles, manifestações, comemorações de vitórias esportivas e cenário para filmes e programas de televisão.

Pois bem, domingo passado, o agito era grande na praça com a montagem de um set para filmagem. Conversa vai, conversa vem e me disseram que era a refilmagem do “8 e ½” de Fellini agora com o titulo “Nove”. Mesmo assim, não entendi porque tanta excitação.

Só depois fiquei sabendo que o filme tem como estrela ninguem mais, ninguem menos, do que Sofia Loren que por lá desfilou num carrinho daqueles das décadas de 50/60. Passei batido.
(Carlos Eduardo Behrensdorf - La nostra Fontana Azzurra).

LEGIÃO DOS DESESPERADOS

A LEGIÃO
A indústria paulista demitiu 130 mil só em dezembro; pelo mundo afora, as multinacionais demitiram quase 90 mil trabalhadores em um só dia desta semana. Gente que levou um pontapé na coluna vertebral; que teve o orgulho ferido. Que tem vida curta de honestos e conformados. Logo estarão nas ruas integrando a irada e cada vez mais numerosa legião dos desesperados. Sua raiva é a desigualdade social. A sociedade é a sua grande inimiga.

ENTÃO TÁ
A propósito, seus filhos já conseguiram o emprego que foram procurar com o canudo na mão? E você, já pagou a primeira prestação das compras que Lula mandou fazer no Natal “extraordinário” ?!? Então, tá.

AUTORIDADE
Uma grande autoridade passeava de carro oficial pelas ruas paraenses de Parauapebas, beiradas do Fórum Social de Carajás. O carro era um Toyota do Instituto Chico Mendes, organismo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A autoridade era João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST.

EM ALTA
Clã dos Sarney volta às alturas. Zé Sarney é o mais cotado para assumir a presidência do Senado; sua filha Roseana, não demora nada, será governadora do Maranhão. Jackson Lago (PDT) o eleito, deve ser cassado por decisão do Supremo Tribunal Federal. A tendência é esta. O julgamento de Lago é dia 4.

MALUQUICES
A TV do Lula renovou contrato de exibição do “Menino Maluquinho”. O cartunista Ziraldo que já encheu as burras com uma lauta indenização por ter sofrido “perseguição nos tempos da ditadura”, agora vai embolsar a módica quantia de R$ 150 mil. Uma porção de salários mínimos que faltam para os trabalhadores brasileiros que já estão ficando malucos com a instabilidade nos empregos.

O SUBSTITUTO
Zé Alencar é um guerreiro. É vice-presidente da República também. O disse-me, disse-me é grande. Seu eventual substituto será o presidente da Câmara.

VISITA À ITÁLIA
Antes do caso César Battisti, Lula tinha visita agendada para abril até à Itália. Do jeito que a coisa anda rolando, o presidente brasileiro vai acabar tendo que pedir refúgio ao Vaticano.

APREÇO
Obama telefona para Lula e diz que tem “apreço” pelo Brasil. Lula retruca: - Ah, preço? Bom aí depende do Pré-Sal.

CONVERSA AFINADA
Osama quer falar com Obama. Pode até nem sair esse papo, mas que rima; rima.

ÉTICA?!?
PT adiou para abril definição sobre código de ética. Se adiasse para o fim dos tempos, não faria diferença.

AS CONTAS
O economista consagrado – depois que deixou de ser ministro da República – Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito presidente do Palmeiras. Vai ter que fazer muita conta de cabeça para botar o time em dia.

BOCA SUJA E CARA
Vanderlei Luxemburgo vai ter que pagar, por força da Justiça, R$ 76 mil ao meia Marcelinho Carioca, a quem ofendeu em rede nacional pela TV Bandeirantes, no programa “Por dentro da bola”, em janeiro de 2007. O técnico disse que o jogador “não valia nada” e chamou Marcelinho de moleque, mentiroso e safado. E Foi em frente: “Ele usa a religião como faixada, mas já precisei tirar mulheres do seu quarto”. Luxemburgo tem a boca suja e cara.

26 de jan de 2009

L'OSSERVATORE PIANÍSSIMO - Carlos Eduardo Behrensdorf.

Vovó já dizia que “... quem tá com frio sempre aparece!”.
Vovó sabia das coisas.
Pois bem, depois de mais de 40 dias de férias circulando entre Lisboa, Brasília, Rio de Janeiro, Pelotas, Brasília, Lisboa e Roma de novo volto a este aprazível nosocômio (!) em busca de calor para suportar o três-em-um romano, ou seja, vento, chuva e frio tudo ao mesmo tempo.

Dando uma geral nos noticiosos italianos e conversando com o meu barbeiro romano, que atende pelo simpático nome de Pepino, fico sabendo que o ex-guerilheiro Cesare Battisti transformou-se num fio desencapado dando choque em juristas e governantes italianos e brasileiros que divergem sobre a essência de execuções, se políticas ou não.

Quarta-feira, 28, saberemos se o jornal romano Il Tempo tem força, pois há alguns dias promove uma campanha para realizar uma grande manifestação pelo retorno de Battisti a Itália. Se tudo der certo (para eles) um protesto agitará a Piazza Navona onde se localiza a embaixada brasileira. Os turistas terão o que fotografar, sem dúvida nenhuma.

Na revista Isto É nº 2045 do dia 21 deste mês li matéria na página 46 com o título "A Cesare o que é"... Governo liberta e dá asilo a escritor italiano acusado de terrorismo.
Lá pelas tantas a matéria assinada pelo jornalista Hugo Marques, por sinal um bom papo em Brasília, vejo que entre as justificativas para dar o asilo está a seguinte: na conversa entre o ministro da Justiça Tarso Genro e o presidente Lula o governo brasileiro procurou sustentação para conceder o asilo político a Battisti.

Tarso Genro entende que o Estado italiano não ofereceu oposição a alegada conotação política aventada pelo ex-guerilheiro. Entre aspas – deles lá ...- entende o governo brasileiro que a sentença italiana que condenou Battisti diz que ele agiu com a finalidade de subverter a ordem do Estado e que tinha como objetivo subverter as instituições e fazer com que o proletariado tomasse o poder.

Pois bem, Cesare é acusado de participar em quatro execuções na tal busca do poder. Entre as vítimas está um padeiro. Como não tive e nem tenho competência jurídica para transpor e entender as sutis armadilhas da legislação internacional ou bi-nacional, sem falar na esfinge que me parece ser a filosofia do Direito, confesso que não entendo como a morte de um padeiro tem conotação política, desde que com a finalidade de subverter a ordem do Estado.

Ou o padeiro era muito importante além da profissão biblica que exercicia, ou eu de fato estou em outra freqüência...

Sendo assim, fui... conversar com a mulher do Rui!
(Carlos Eduardo Behrensdorf - Roma, janeiro de 2009)

CONTÁGIO PASTORAL

As duas vizinhas matam o tempo confidenciando arteirices na sala de espera do consultório médico:
- Semana passada fiz amor com o pastor daquele templo lá da nossa quadra. Peguei gonorréia.
- Ai, meu Deus, vou embora para o dentista.
- Dentista?!?
- É, devo estar com piorréia.

NOVA ORTOGRAPHIA

Olha só no que dá essa reforma ortográfica que Lula assinou sem ler: a Agência Brasil publicou hoje que o Procurador da República italiano, Giancarlo Capaldo, criticou o refúgio político concedido pelo Brasil a Cesare Battisti. Lá pelas tantas, no meio do Fórum Mundial de Juízes, realizado como parte da programação do 9º Fórum Social Mundial, que começa amanhã, 27, em Belém, Capaldo foi explícito: "Ele foi condenado na Itália com todas as garantias constitucionais. O processo garantiu 100% de legalidade, ele pode se defender. É injusto que uma pessoa seja tutelada por outro Estado para não pagar por crimes que cometeu. Foram atrocidades contra o Estado e contra as pessoas".
RODAPÉ - Ele pôde, naquele tempo, se defender, ou ele ainda pode se defender? Mais do que uma vírgula mal usada, o chapeuzinho no cabide muda o ponto principal da conversa.

QUE NOTÍCIA É ESTA?!?

Hospital informa que depois de uma operação de 17 horas o estado de saúde do vice-presidente da República, Zé Alencar, é estável. Esta notícia é boa, ou ruim?!?
ENTRELINHAS - A dúvida não é política. Se um tumor "é estável", então infelizmente ele ainda está por lá. A luta desse homem é mais do que digna; é comoventemente corajosa.

SEGUNDONA

SAIA JUSTA
Na ânsia de fazer Dilma sua sucessora, Lula meteu sua ministra numa saia justa. Ao nomeá-la Mãe do PAC, descascou sua armadura: colocou-a para trabalhar. Sua responsabilidade seria monitorar as obras e tornar os discursos de inauguração em realidade. Errou de saída: esqueceu-se que a sua turma não é do batente. Na hora de pegar no pesado, manda pegar. Dilma hoje está com – digamos – a cara na janela. Todo mundo vê que é mais um grande quadro do partido que não sabe o que fazer. Apenas gosta de mandar.

A CARA DO PT
A oposição está adorando olhar a cara do PT. O governo Lula está cada vez mais distante do partido dos trabalhadores(!?). Oligarcas e aloprados cada vez mais tem menos espaço e menos emprego, cargos e espaço entre as ruas e o Palácio. É apenas uma triste síntese de quemchegou ao poder e, pintando o sete, não soube se segurar no pincel. Se, agora sem força e sem crédito, voltar às origens de contestador contumaz dos que comandam a massa e sacodem a pança, vai fazer apenas as vontades da oposição e arrumar a cama para o inimigo deitar.

ALHOS COM BUGALHOS
Depois da carta que mandou para o presidente da Itália é que Lula ficou sabendo, pelo Supremo Tribunal Federal que Genro – o seu Tarso na Justiça, tinha trocado alhos por bugalhos Confundiu refúgio com asilo. Quando ele for a Pelotas, levem-no a visitar o Asilo dos Mendigos. Ele vai pensar que é um refúgio.

BANDIDO INCOMUM
Esse César Battisti era um criminoso incomum na Itália. Matava por prazer e para roubar. Um dia foi preso e lá estavam alguns subversivos políticos. Virou culpado útil para os rebeldes: um agente 007 às avessas. Tinha ordem para matar em nome da elite revolucionária. Era um cumpridor de tarefas para a organização terrorista PAC. Lá na Itália essa sigla significa Proletários Armados pelo Comunismo. Lá, como aqui, o PAC fez muito pouco pela democracia.

CRISE
Notícia da crise que não existe no Brasil: com o pacote de redução do IPI para um monte de produtos, caiu em mais de 45% a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios – tábua de salvação das prefeituras. Veja quantos prefeitos pagarão o salário de suas gloriosas hostes no dia 31 e depois me conte.

REFORMA
Não, com a reforma ortográfica, farmácia não passará a ser pharmacia; nem prefeitura volta a ser intendência.

DOIS OCEANOS
Lula mandou uma carta para o governo italiano e, só por isso, garante que as relações entre os dois países continuam numa boa. Lula também garantiu que a crise do Bush era dele lá e que não atingiria o Brasil porque, no meio dos dois, havia “dois oceanos”. Deveria estar se referindo ao nosso pacífico oceano Atlântico.

VERDADE OCEÂNICA
Hoje dá para ver que entre a crise mundial e o Brasil, muita água rolou por baixo das pontes.

SUCESSÃO 2010
Aécio Neves, enfim, foi serrado.

ALIADOS
Se havia alguma resistência dos senadores do DEM à candidatura de Zé Sarney à presidência do Senado, ela vai desaparecer em seguidinha: Sarney ofereceu a 1ª secretaria da Casa aos oposicionistas. É por esse túnel que passam algumas decisões como aquisição de bens e serviços, verbas de gabinete, viagens dos senadores, gestão de apartamentos funcionais e outras despesas e coisinhas que mexem, a cada ano, com um orçamento superior a R$ 2 bilhões.

CLONAGEM ALCOÓLICA
Em Brasília, segundo o jornal Correio Braziliense, são clonados dois carros a cada três dias. E a turma aí, numa boa, receitando chupeta para ver quem andou tomando umas que outras. Esse caras até parece que bebem.

QUEDAS
As vendas de computadores caíram. Mas não caíram sozinhas: a produção também foi pro brejo. Imagine só quando a crise do Obama alcançar o Brasil.

DES/EMPREGO
E o seu filho já está empregado, ou ainda vai ter que ser promovido a cabo eleitoral nas próximas eleições?!? Se ele for um dos 10 milhões que o governo está nos devendo, tem convite garantido para ser porta-estandarte de candidato nessa apoteose de ingressos esgotados pelos cambistas.

24 de jan de 2009

PAU-DE-ARARA

QUE NEM ELE
Aí, vinham de caminhão, os trabalhadores sem emprego, lá da Paraíba, à cata de trabalho em Santa Catarina. Os diligentes vigilantes rodoviários do Paraná acabaram com a chance de um daqueles homens – qualquer um deles – vir a ser, um dia, presidente da República. Vinham de lá para cá, do mesmo jeito que tantos e tantos deles viajaram em busca da sorte: de pau-de-arara. Nada mudou. Só o poder da polícia nas estradas.

A CARNE É FORTE
Em pleno carnaval oficial em torno da redução de 1 ponto na taxa Selic, a carne do churrasco das domingueiras subiu em quase 30%. As vendas, em compensação, caíram em mais de 15% de dezembro para cá. A crise já chegou na cozinha.

NATUREZA MATA
No Rio de Janeiro, as chuvas acabam com a cidade; no Rio Grande do Sul, a seca acaba com as lavouras.

ENTRA E SAI
Entram pra lá de cinco mil prefeitos, saem pra lá de cinco mil e tudo continua nas mesmas. O que está nos palanques não passa para o papel e, se passa, perde a tinta e tudo fica como estava só pra ver como é que fica. Até a ingênua credulidade dos pobres eleitores continua a mesma. Promessa de político ´pe que nem bala perdida no Rio: entra por um ouvido e sai pelo outro.

PRAZER UNIVERSAL
Com que prazer os jornais da TV Record, da Igreja Universal, estende o noticiário sobre os comprovados casos de pedofilia na Igreja Católica da Itália. Esse tipo de satisfação só não mais indigno e deplorável do que o próprio escândalo dos padres italianos. Agora se sabe que, lá na Itália, dos anos-50 aos anos-80, os anus voavam. Isso, no entanto, não significa que naquele tempo os comunistas não cominam criancinha.

DESENHO DISNEY
O escritório de engenharia e arquitetura de Oscar Niemeyer já é, hoje, a versão nacional dos Estúdios Walt Disney: os desenhos só têm o nome dele.

JEITINHO
De um milhão de brasileiros que vivem hoje nos Estados Unidos, mais de 80% não chegaram lá assim. Só com o tempo é que viraram cabeleireiros.

MATANDO A PAU
Barack Obama tem cara de brasileiro, mas jeito de americano para fazer política. Veja só como ele não perde a chance de mostrar que “herdou de Bush um enorme pepino”. E também não perde a pose. Vai matando cobra e mostrando o pau. De qualquer maneira, lá como aqui, a culpa é do antecessor.

ATÉ NUNCA...
Confesso uma certa simpatia por Barack Obama. Mas esse sentimento vai só até o dia em que ele começar os seus discursos com “nuncanahistóriadessepaís”...

23 de jan de 2009

CAFÉ CULT & CURT CAFE

IMPERDÍVEL
A um passo de mais um fim de semana, mal posso esperar pela segunda-feira. Preciso ouvir na Nacional, rádio do Sistema Público de Comunicação, o programa Café com o Presidente. Quero começar a semana rindo. É imperdível escutar o presidente tomando café com ele mesmo.

PERIGO
Em São Paulo policiais militares tiram folga servido a grupos de extermínio. Desovam as vítimas sem pé nem cabeça. Fazer turismo em São Paulo deve ser ótimo. Imagine-se pedindo qualquer tipo de informação para um polícia na Avenida Paulista.

PIRADOS
No Paraná, quatro imbecis saíram ateando fogo nas casas da cidade. Foram presos. Agora, na cadeia, a pirotecnia pode virar pirocamania. Tomara que vire.

GRANDE VANTAGEM
Grande coisa essa redução de 1 ponto que o governo nos deu na taxa Selic. O computador aquele que você ia comprar por R$ 2 mil, agora vai baixar para módicos R$ 1.994,50. Com essa diferença de R$ 5,50, você entra por um lado e sai pelo outro de qualquer drive thru com a mesma fome de antes. Melhor traçar um croquete no bar da esquina. Sem birita - que quem bebe não dirige. Não dirige automóvel; República, pode.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O governo acaba de liberar para a BNDES R$ 100 bilhões para projetos que “gerem empregos”. Aí o Banco do Brasil compra por R$ 7 bilhões parte de uma indústria qualquer, como fez com a Votorantin e a tal indústria qualquer, por sua vez, compra com os mesmos R$ 7 bilhões parte de um outro negócio parecido com a Aracruz, bem do jeito que fez a Votorantin. Basta o remelexo dos empregados pra cima e pra baixo, pulando de um patrão para o outro, para já deixar a idéia de que emprego é o que não falta no Brasil.

PERGUNTE AO GENRO
Salvatore Cacciola continua preso. O que será que ele tem que o Cesare Battisti não tem?!?

PITIBIRIBAS
Então tá bom, me conta aí qual foi a obra que, há dois anos, o Pai dos Pobres entregou pra Mãe do PAC cuidar e que ela já entregou prontinha da Silva.

MEU PÉ DE FEIJÃO
Este glorioso 2009 é o Ano Mundial da Astronomia. Só o que falta é o comandante Marcos aquele querer mais US$ 10 milhões para ver se já cresceu o pé que de feijão que ele plantou na lua.

GUARITA
Obama mandou fechar a prisão de Guantanamo e deu pra isso o prazo de no máximo um ano. Até lá, não vai sobrar ninguém pra cantar Guantanamera.

O BEM-AMADO
Obama está com tudo e não está prosa. É adorado pelos brancos, pelos negros, pelos homens de todas as raças. Logo ali, quem sabe lá, será amado até pelos iraquianos.

KINGs
Agora, nos Estados Unidos, depois de Luther King, King Obama. E Mangabeira Unger não tem nada a ver com isso.

QUE CRISE?!?
Depois das demissões no setor automotivo e nos bancos, agora é a hora e a vez das mineradoras. Estão cancelando tudo que é projeto para o “extraordinário” 2009.

JÁ DISSE?
E aí, você já disse pro Lula que não vai poder pagar as prestações das compras que você fez porque ele mandou comprar?

22 de jan de 2009

ADMIRÁVEL GADO NOVO

Esta imagem envelhecida pelo próprio tempo mostra Niemeyer botando na prancha a Praça dos Três Poderes para JK. O que estava arquitetado ali, todo mundo sabe. Licitação nunca chegou a ser coisa do passado nessa história inacabada do Brasil. Uma história em que os fins justificam os meios para nunca chegar ao fim. (Foto: Arquivo Público do DF).


NOTÁVEL ESPECIALIZAÇÃO
A Praça da Soberania, mais recente invenção de Oscar Niemeyer - o arquiteto comunista mais bem-sucedido no mundo - não passa de um monumento bem arqui/tetado de reverência às tetas oficiais, nas quais - com notável especialização - o centenário construtor de Brasília sempre mamou, junto com os complacentes e vorazes governos brasileiros. A obra era um trambolho a ser erigido na Praça dos Três Poderes, com um grande estacionamento subterrâneo, tipo assim curral de veículos. O governo Zé Arruda – exímio na arte de tirar leite de vaca morta – dessa vez consultou os capatazes da Grande Ilha sobre a ordenha desse úbere descomunal. A mamata foi pro brejo. Entrementes – como diria o Gibi Rural - cresce cada vez mais o desconforto contra o monopólio do longevo e incansável reprodutor de leite farto e patrão de estâncias urbanas que enchem as burras públicas. Tudo feito com e para o latifúndio do governo. Sem licitação, desde priscas eras. Desta feita, por enquanto, castraram o reprodutor e mandaram o rebanho para o matadouro.
RODAPÉ - A bosta disso tudo é que - pergunte a qualquer veterinário - leite não passa de sangue transformado que jorra de fecundas e abundantes tetas para as mãos dos seus sanguessugas. E ninguém chuta o balde.

21 de jan de 2009

Políticos em Greve de Fome

A Agência Ansa informou esta manhã que os políticos italianos iniciaram greve de fome pela extradição de Cesare Battisti - o abrigado vermelho de Genro, o Tarso de Lula na Justiça. Se, por acaso, os políticos brasileiros resolverem imitar os colegas italianos, por favor, ninguém mova uma palha, nem sequer enviem alimentos não-perecíveis para o Congresso Nacional. Pelo amor de todos o santos, não atrapalhem esse movimento em favor da democracia e da higiene nacional.

Enfim, sós! E Começa o novo sonho americano...

E, assim, ontem à noite, os aposentos da Casa Branca foram inaugurados pelo casal Obama. Mal chegou ao quarto presidencial Obama foi logo arregaçando as mangas e pespegando segredos de liqüidificador. E foi aí então que... pediu logo a suspensão de julgamentos na base de Guantanamo. (1º Capítulo da Série de Ficção The American's New Dream).

NOVA ERA

Começa, com Barack Houssein bin Obama, a era da responsabilidade. Paz e progresso para o mundo. Como sempre, sob os cuidados dos Estados Unidos.

GROSSO CALIBRE
Barack Obama é o 44º presidente dos Estados Unidos. É o xerife do mundo, calibre 44. Esse tem bala na agulha. É de grosso calibre e quer paz. Vai conseguir. Nem que seja à força.

A COISA
Teddy Kennedy, o senador irmão de John Fitzgerald Kennedy, teve uma convulsão em plena solenidade de posse de Obama. É hoje a coisa mais parecida com o Marlon Brandon protagonizando Don Corleone em O Poderoso Chefão.

CARICATURA
Obama é um grande sorriso cercado de todos os lados por duas grandes orelhas.

DECEPÇÃO
Que horror, ninguém jogou sapatos na despedida de George Bush!
E DAÍ?!?
Obama: “O mundo mudou e nós precisamos mudar”. Queremos?!?
RAIOS
O Brasil é o campeão mundial de descargas elétricas da natureza. Não é um país, é um pára-raios.
BALA COM BALA
Nos últimos nove meses, 178 pessoas foram atingidas por balas perdidas no Rio de Janeiro. O carioca já não tem mais período de férias. É temporada de caça.

DADOS
Pesquisa do Ministério da Saúde revela que a bebida mata 57 pessoas por dia no Brasil. O ministério não advertiu nem disse nada sobre quantas bebem por ano e continuam vivas.

SEM FIM
Esse confronto entre israelenses e palestinos não vai acabar nunca. Qualquer cessar-fogo é balela. Os senhores da guerra mentem dos dois lados há séculos.
PRESIDÊNCIAS
Tendo Sarney mais como uma entidade do que um senador, Garibaldi Alves abre mão de sua candidatura à presidência da Casa do Polvo. De sua parte, Zé Sarney humildemente comunicou a Lula que vai disputar a vaga de candidato com o petista acreano Tião Vianna. É como se Lula fosse presidente não só da República e, com muita honra, do PT, mas do Senado também.

JÁ GANHOU
Arlindo – o Chingalia, já garantiu a eleição de Zé Sarney. Disse ontem que “prefiro o PT no Senado e o PMDB na Câmara”. Pronto, selou o passaporte de Sarney para a presidência dos senadores.

20 de jan de 2009

PRONTO!

Reuters
Pronto, rumo à Casa Branca! Agora é só fazer o que disse que sabe fazer.

PODERES SOBERANOS


Deu na edição desta terça, 20, na Folha Online: "Lula conversa com Sarney e delega ao PMDB a busca por solução de impasse no Senado".

RODAPÉ - Das duas, as duas: primeira, Lula é presidente da República e não do Senado; segunda, Lula é presidente de honra do PT e não do PMDB. (Imagem: www.senado.gov.br)

ENTRELINHAS - Essa democracia brasileira é mesmo uma caricatura.

ELES TEM UM SONHO

O SONHO
Sai Bush, entra Obama. Vai o pesadelo e vem o sonho americano.

PENÚRIA
Deu na Gazeta Esportiva: “Com ajuda de todos os lados, Brasil de Pelotas disputará o Gauchão”. Por trás da manchete há sempre as outras faces da notícia: a solidariedade é grande e a penúria do futebol interiorano também. Não fosse assim, a delegação do Brasil depois do jogo teria pernoitado num bom hotel de Santa Cruz do Sul na noite da tragédia.

MAU EXEMPLO
Em Joinville, um garoto de 12 anos de idade foi preso com pedras de crack escondidas na cueca. Vejam só o mau exemplo que esses políticos aloprados passam para a juventude. Quando chegar à maior idade estará prontinho para ser candidato a qualquer cargo eletivo.

OS DEUSES
Aí, desaba o teto do templo. Morrem nove pessoas e 120 ficam feridas. E os fiéis continuam dando graças a um desses deuses que lhe salvou as vidas, deixou nove pessoas morrerem e 120 ficarem feridas. Pobres crédulos não sabem do que, nem de quem estão falando.

DISPENSA
Ela sentiu que perderia o emprego em 2009 quando o patrão lhe deu como presente de Natal um cruzeiro marítimo pelo litoral brasileiro. E foi no mesmo navio que ele escolheu para as férias da sogra.

DIREÇÃO PERIGOSA
Beber e dirigir é arriscado. É por isso que o Brasil está sempre a perigo.

MANDA PRA LÁ
Mais de 30 milhões de brasileiros estão com as prestações atrasadas. Simples: mandem a cobrança para quem mandou comprar. No Palácio do Planalto você consegue o endereço.

O BOM PASTOR
Só para lembrar que a arte imita a vida, veja aí o breve diálogo de um mafioso pressionado por um agente secreto no filme O Bom Pastor:
-
Nós, italianos, temos nossas famílias, a Igreja; os irlandeses têm a pátria deles; os judeus, suas tradições; os negros têm sua música... E vocês, americanos, o que é que têm?
- Nós temos os Estados Unidos da América. Vocês todos estão aqui só de passagem.


ROMBO
Lula propõe salário mínimo de R$ 465. Será que não vai fazer falta para a decoração do Palácio?!?

REFORMA FASHION
Nesta nova edição de São Paulo Fashion World, Giselle Bündchen desfilou quase pelada. Pensou até em nem usar o trema.

19 de jan de 2009

DEMOCRACIA DEMAIS?!?

REFERENDOS
Em mais uma palanquice de fim de semana, tendo ao lado Hugo Chávez, ao dizer enfaticamente “não quero nem penso em terceiro mandato” Lula se desdisse em mais um ato falho “O Brasil tem muito pouco de democracia para seguir nesse rumo”. Bolas, então no que era mesmo que ele estava pensando ao apoiar um ato igualzinho para os venezuelanos.

ENTRELINHAS - A Venezuela desfrutou de democracia demais nesse tempo todo.

O AVESSO DO TIO SAM

OBAMA E LINCOLN

Tudo que tenha alguma coisa a ver com a posse de Barack Houssein Obama como presidente dos Estados Unidos é feito à imagem e semelhança do que um dia foi Abraham Lincoln para os norte-americanos. O lenhador que fez uma das citações mais notáveis para o mundo daquele tempo e o de hoje: “Você consegue enganar alguns por algum tempo; a muitos por muito tempo; mas não consegue enganar a todos o tempo todo”. Obama pega o país quebrado e com duas guerras nas costas. Hoje, o maior adversário de seu governo se chama Baracak Obama - aquele mesmo que hoje está obrigado a cumprir tudo que prometeu ontem em campanha: geração de emprego, igualdade social, Cubanacan e paz na terra aos homens de boa vontade do Iraque à Faixa de Gaza.

17 de jan de 2009

OLHA O BONDE

Lula e Chávez, há um ano, na Refinaria Abreu e Lima-PE.
Na sexta-feira, enquanto o mundo vira de cabeça pra baixo revirado pela crise, Lula e Hugo Chávez olhavam os lírios do campo, contando cabeças de vaca que mugem em venezuelano. Lula aproveitou para dar força ao referendo que vai consagrar o seu amigo do peito ditador vitalício da Venezuela. Aproveitou para dizer que não moverá uma palha para que um referendo igual aconteça por aqui. (Foto: R. Stuckert/PR) ENTRELINHAS - Se o bonde passar, eu pego.

NA ESTICA
Roberto Requião, governador histriônico do Paraná, acha que o cirurgião que fez a plástica em Dilma Roussef é o mesmo que operou o senador Álvaro Dias: “O sorriso é o mesmo” – ironizou.


SOLIDARIEDADE
É comovente o empenho com que a mídia gaúcha e os clubes de todas as categorias e divisões do Rio Grande do Sul manifestam e apresentam suas propostas de solidariedade ao G. E. Brasil, da cidade de Pelotas. O esporte é um dos mais poderosos fatores de identificação social. Nessa hora é uma notável referência de que nem sempre o homem é o lobo do homem.

RODAPÉ - Os clubes de todas as divisões do futebol gaúcho estão oferecendo ao G. E. Brasil jogadores reservas de seus elencos como empréstimo e com salários pagos pelos próprios clubes de origem, para que o time não seja obrigado a abandonar o campeonato desta temporada. O Brasil perdeu dois jogadores, um auxiliar técnico e teve mais da metade de seus atletas titulares feridos, na capotagem do ônibus que trazia o time de volta para Pelotas na quinta-feira à noite, depois de um jogo amistoso na cidade de Santa Cruz do Sul. O Brasil ganhou por 2x1, com um dos gols marcado por Cláudio Milar. Foi o último gol de sua vida.

ESCAPOU
O juiz Alaôr Piacini, titular da 9ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, decidiu-se pela exclusão do nome do ex-ministro da Casa Civil, e deputado cassado Zé Dirceu do processo de improbidade administrativa por seu envolvimento no caso do mensalão. O magistrado concluiu que por ter sido ministro de Estado, Dirceu não deve responder pelo crime de improbidade administrativa, de acordo com a Lei de Improbidade, mas sim de acordo com a Lei de Crime de Responsabilidade no STF. Quer dizer: a acusação pisou na bola. Zé Dirceu escapou dessa por causa de um erro técnico. Ele ainda responde por outros quatro processos, referentes a ações de improbidade impetradas pelo Ministério Público, além de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal.

ENTRELINHAS -Zé Dirceu apenas escapou; não foi considerado inocente. Continua suspeito e sem provar, depois desse tempo todo, que não é ímprobo.

16 de jan de 2009

MORREU O XAVANTE!

Arte: leonardo B. Pinho
Quase sexta-feira. Naquele despenhadeiro perto de Canguçu, no Rio Grande do Sul, morreu o Xavante - time gaúcho - que vinha de uma vitória em Santa Cruz do Sul. Morreu numa curva do destino e levou com ele seus guerreiros Cláudio Milar, Régis e Giovanni Guimarães. Meia taba xavante ficou ferida. Pelas arquibancadas da vida, chora a tribo inteira. Essas cicatrizes vão ficar para sempre. Na alma, no coração, nos gramados, na história esportiva e humana da cidade de Pelotas. Morreu o Xavante que voltava de Santa Cruz. No entanto, por fria que possa parecer a imagem, o G. E. Brasil, do Estádio Bento Freitas, vai se revigorar nessa dor. O G. E. Brasil renasce a cada dia, desde 1911. O G. E. Brasil vive! O Xavante revive. Sempre.

VENDETTA É PIZZA QUE SE COME FRIA

JUSTIÇA POLÍTICA
Genro, o Tarso de Lula na Justiça que deu asilo político ao terrorista Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua é o mesmo Genro que socou os dois pugilistas cubanos dentro de um avião e os entregou de bandeja para Fidel Castro. O italiano carrega nas costas, desde sua militância na temida Brigada Vermelha, o peso de pelo menos quatro assassinatos. Os atletas cubanos cometeram o crime hediondo de abandonar a sua delegação durante os Jogos Pan-Americanos, porque não queriam mais viver na ilha dos irmãos Castro.

Lula, ao dizer que “os italianos podem até não aceitar a nossa decisão, mas têm que respeitar a soberania brasileira” reforçou a decisão de Genro, seu Tarso na Justiça, de dar asilo político ao ativista César Battisti. Só quero ver o que vai acontecer quando esse terrorista virar a casaca, assinar carteirinha de oposição ao regime e sair fazendo política bem a seu modo por aí.

Lula que fique com um pé atrás nessa questão do assassino político Cesare Battisti. Dona Marisa Letícia aguarda o desfecho de seu pedido de cidadania italiana. A Itália pode dar o troco. A Justiça italiana se sentiu “humilhada” pelo ministro da Justiça brasileiro. Por lá, vendetta é uma pizza que se come fria.

BARRIGA
Ronaldo Fenômeno emagreceu cinco quilos. Os repórteres que cobrem o Corinthians acham que sua barriga continua grande. A da perna.

DESLOCAMENTO DE PESO
Quem vê Ronaldo treinando no Corinthians tem a nítida impressão de que os quilos que ele perdeu foram parar todos nos fundilhos. Não se admire: na estréia ele vai fazer até gol de bunda.

SAÚDE
Como diz aquela biba deslumbrada: -
Adoro fazer acupuntura. Nada como uma picadura aqui e ali...

COTA TERRESTRE
Descobriram na ilha do Campeche, em Santa Catarina vestígios da presença de índios que teriam vivido por ali há mais de 4 mil anos. Então, é só demarcara a ilha para os índios que ainda nos restam. A terra é deles. A propósito, Porto Seguro, Copacabana, Guarapari, Guarujá também é deles. Quando Cabral chegou, eles já estavam aqui.

INEFICÁCIA

Em Nova Iorque, um avião com 150 pessoas, caiu dentro do rio Hudson. Bush acha que fo desastre foi coisa do Hamas: não conseguiu acertar ninguém, todos os passageiros se salvaram.

CRISE
Até a Google não resistiu: fechou três escritórios esta semana e demitiu mais de cem funcionários. Mas, para o governo Lula, o Brasil não é a Google.

FOGO É FOGO
Ninguém entende mais de cessar-fogo do que o governo brasileiro.

MARKETING
O número de visitantes à imagem de cera do presidente Barack Obama não chega nem perto da procura pela camisa de Ronaldo no Corinthians.

INVENÇÃO LUSA
Os cientistas portugueses inventaram um ônibus sem motorista. É conduzido por controle à distância. Detalhe: mantiveram o volante no painel e o parabrisa com ampla visibilidade. Devem estar seguindo a mesma teoria que obrigava os pilotos japoneses kamikases a usarem capacete em seus vôos suicidas.

TRABALHO QUE É BOM...
No ano passado o governo Lula usou módicos 23,7% de um total de quase R$ 2 bilhões reservados para obras de saneamento. Agora, quando aparece a mosquita da dengue lépida e faceira, a culpa é nossa que não sabemos cuidar dos nossos quintais.

ARLINDO, O CHINAGLIA
Quando sair a eleição para o novo presidente da Câmara dos deputados, o único destaque vai ser o ostracismo a que será relegado o atual dono da Casa do Polvo, Arlindo Chinaglia. Seus colegas querem varrer para cima de um tapete voador todos os vestígios de quem nunca teve jogo de cintura para ocupar a cadeira que está prestes a deixar.

O EXCURSIONISTA
O chanceler Celso Amorim deu entrevistas refutando as críticas que foram publicadas com relação a sua viagem ao Oriente Médio. Disse que “só aqui no Brasil criticaram a minha presença naquela área de conflito. Os outros países acharam tudo muito natural”. É que só o Brasil pagou a conta da sua inútil excursão.














15 de jan de 2009

A VENEZUELA É AQUI


A Assembléia nacional da Venezuela aprovou na quarta-feira a proposta de Hugo Chávez para acabar com os limites à sua reeleição. Chávez já está no poder há quase dez anos e garante que precisa de pelo menos mais dez anos para consolidar a sua revolução. Huguito é pra lá de popular graças aos seus milionários projetos sociais pagos pelo petróleo venezuelano. Ele precisava só de um referendo a mais para dar o troco naquele que perdeu em 2007. Esse agora deve sair, com cartas marcadas, lá pelo meio de fevereiro. Entrementes, aqui no Brasil, com Dilmas e Ciros e Genros e Serras e Aécios querendo ser presidente, Lula vai acabar num referendo como esse aí da Venezuela. A base popular é a mesma: bolsa de tudo que é tamanho e feitio. Só tem uma coisa: o nosso petróleo ainda está no pré-sal. O Brasil continua sendo um país de fomizerados. (Foto: ABr)


ESTAÇÃO
Receita libera consulte ao lote da malha fina. Malha grossa só no inverno.

SEGURANÇA
No Rio de Janeiro, moradores do Morro de Santa Teresa sabem onde os ladrões agem, mas polícia não evita assalto. Agora os moradores já sabem como é que a polícia age.

GUERRA
Na Faixa de Gaza é o seguinte: Exército x Militantes. Agora, é só contar o número de mortos de um e de outro lado, para ver quem está ganhando ou perdendo.

O ESPÍRITO DA COISA

BAR E RESTAURANTE HAPPY
Essa é uma categoria de estabelecimentos de comes & bebes & comes que hoje faz um enorme sucesso. Pelo menos na arte de transformar os freqüentadores em primorosas unidades de alienação. Essas casas de comida, bebida e comida, são aquelas que abrem por volta das cinco horas da tarde, com cara e feitio de happy hour.

Até às 20h30 o chopinho é maduro, bem-tirado, colarinho na medida, baratinho. Vem amendoim torrado, acepipes, coisas quetais. Sem couvert artístico. A partir daí, mesmo que a cantoria só tenha início lá pelas dez da noite, você deixa de ser cliente para ser vítima da casa. Sua cabeça é posta a prêmio: vale o cachê da banda.

O ingênuo cardápio do entardecer cede lugar à ousadia do menu da noite. A clientela muda; os sorrisos mudam; o uísque muda; os preços mudam. E o que se come, também. Tudo deixa a impressão de que o lombinho que está no prato é apenas uma boa fatia do nosso próprio espírito de porco.

FAZENDO POLÍTICA

COMO JURISTA
O pior de Genro, o Tarso de Lula, é bancar o jurista quando não consegue sequer convencer como ministro da Justiça. Esse Cesare Battisti que ele considera "perseguido político" na Itália, vai ser solto por aqui com pelo menos quatro assassinatos nas costas. Qualquer dia a oposição brasileira leva esse Battisti para um dos seus partidos e aí o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Vá que o bruxo saia a fazer política por aí...

TERROR
Essa decisão de Genro causou indignação nos meios jurídicos e governamentais italianos. Para eles, a decisão do ministro de Lula significa que “o terrorismo venceu”!

ESTÁ CERTO
Genro deve estar certo. Ele disse que antes de conceder refúgio a Battisti foi falar com Lula. E conta: “O presidente disse que esse era um caso a ser decidido no âmbito exclusivo do Ministério da Justiça”. Ah, bom. Quem deve estar errado é o Itamaraty que foi contra o refúgio concedido ao italiano. Outra que deve estar errada é a Comissão de Relações Exteriores do Senado que quer explicações do Tarso de Lula.

IMPOSSÍVEL
E, então, soltaram Marcos Valério. Ele agora estava preso sob acusação de ter montado um esquema para desmoralizar os agentes federais que fizeram uma devassa na cervejaria de um amigo dele, Valério. Teria montado uma arapuca em que apareceriam os policiais recebendo propina. Merecia ser preso mesmo. Por falta de imaginação, ou pela teoria do “crime impossível”. Imagine só o absurdo de acontecer uma coisa dessas no Brasil.

A CASA
De uns tempos pra cá, a Casa Civil tem algo de misterioso. Seus administradores, assim que dá no jeito, fazem uma plástica facial. Dilma acaba de empatar com Zé Dirceu.

CONSTRANGIMENTO
Não sei se você notou, o tamanho do constrangimento do médico que fez a plástica na Dilma Roussef, quando foi entrevistado . No fundo, no fundo, parecia que ele estava querendo dizer: “Está bem, confesso que fui eu... Mas não diga nada pra ninguém”.

A MESMA
Sei lá, aquele cara mexeu, mexeu; puxou daqui, puxou dali; esticou aqui e acolá, mas a candidata de hoje ficou parecendo a ministra de ontem sem os óculos.

A OBRA
Até agora a única obra concluída do PAC foi essa plástica na mãe. E olha só no que deu!

DELES LÁ
Só nesse último dezembro, mais de meio milhão de trabalhadores foram à cata do seguro-desemprego. Não, “a crise não é nossa; é do Bush”!

TUCANAGEM
Do jeito que anda o Rio Grande do Sul, nada como ter um governo de visão e cheio de segurança em seus deslocamentos rumo ao crescimento acelerado. Agora a governadora Yeda Crusius , anuncia que vai abrir licitação para a compra de um jato executivo para os seus vôos. A compra da aeronave, justifica a tucana voadora, foi sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O presidente Lula insiste comigo que temos que ter deslocamento e segurança". Simples assim.

14 de jan de 2009

LA MADONA

Dilma quis virar Diva e ganhou o sorriso de Musa Lisa.

TIQUE
Não, Dilma não está sorrindo; aquilo é cacoete plástico.

MODELO IDEAL
Dilma, dona Marisa e Marta têm o mesmo olhar, o mesmo sorriso, a mesma cara. Ainda chegará o dia em que as três serão confundidas com Rita Lee.

CIRURGIA FASHION
Os rostos de Dilma, dona Marisa e Marta ficaram tão parecidas que cientistas já desconfiam de que, afinal, foi descoberta a plástica prét-à-porter.

CARTÃO
Hoje, Dilma, dona Marisa e Marta têm cara de cirurgia corporativa. As três parecem o mesmo cartão... postal.

BOLSA-PREGUIÇA
O governo, querendo justificar o bolsa-família resolveu oferecer cursos de qualificação para os fomizerados pelo benefício. Dessa maneira, pensou o governo, os bolsa-familiares estariam se preparando para o mercado de trabalho. E então o governo pôs mãos-à-obra: enviou 400 mil cartas oferecendo os cursos preparatórios. Deu com os burros n’água, apenas 6 mil bolsistas aceitaram o convite. Os outros preferem o desemprego remunerado, bem do jeitinho que está.

SIMPLES
O governo Lula queria cortar a bolsa, um mês após o bolseiro estar empregado. Diante desse quadro de desinteresse, o prazo foi estendido para 24 meses. Tempo suficiente para chegar até à próxima eleição. Simples assim.

NINHARIA
Na realidade, 400 mil convites à qualificação já seria uma ninharia. Basta lembrar que os beneficiados com o bolsa-esmola são quase 60 milhões de eleitores.

FONTE
Em Brasília, quando a imprensa é marrom, o político deu as tintas.

ASSIM MESMO
Dilma Roussef vai hoje ao show de Elton John. Não, não vai disfarçada. Seu rosto agora é esse mesmo.

QUE CRISE?!?
Quem é do ramo, lá pelos bastidores da Força Sindical, deixa vazar que as 800 demissões da GM, na última segunda-feira, foram apenas o ponto de partida para a dispensa de pelo menos 3 milhões de operários na Grande São Paulo.

A AZIA
Lula brincou outro dia, antes de mais uma coletiva, que atiraria um sapato nos jornalistas “para se prevenir contra ataques inimigos”. Não precisa, já deu a sapatada quando disse que não lê jornais porque lhe fazem mal ao fígado. Detalhe: não é só jornal que o presidente não lê. Essa reforma ortográfica passou por ele em brancas nuvens.

13 de jan de 2009

AZIA: CASO SÉRIO

CASO SÉRIO
Essa história de Lula ter azia quando lê jornal é mais grave do que pode parecer. Vai ver que ele não está lendo; anda comendo jornal.

OS RISCOS
Lula já mandou avisar: não quer prévias no PT para escolher a Mãe do PAC como sua sucessora. Estamos fritos, por dois simples motivos: 1) Dilma será candidata; 2) Lula vai para o Tri.

ESCREVE AÍ!
Pensando bem, Lula deve ter assinado sem ler essa reforma ortográfica. Como agora vôo não tem mais acento, Lula vai viajar de pé no Airbus-51.


FICAMOS ASSIM
O governo brasileiro pediu o imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza. E aqui, no Palácio do Planalto, fica do jeito que está?!?

DIGA AÍ...
Se o carro que você comprou no ano passado caiu de preço, por que você agora vai pagar mais caro o IPVA do que ele custou em 2008?!?

NOBRE CAUSA
A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que acaba com prisão preventiva por vadiagem. Tem gente por aí legislando em causa própria.

CRISE & MÁFIA CHAPA-BRANCA

QUE CRISE?!?
Não existe crise; só idéia de crise. Pelo menos para Lula quando toma café com ele mesmo. Continua mandando comprar. Só não diz como e quem é que vai pagar. Para ele, no breakfast semanal, as safras gaúchas de soja, arroz, milho e feijão não caíram pelo menos 20% com relação ao ano passado; os pecuaristas não enfrentam nenhuma dificuldade na compra e venda do boi em pé ou deitado, nem muito menos na hora da exportação. Para quem pode tomar um bom café da manhã, as mensalidades e os preços do material escolar não subiram, estão nas mesmas.
Para Lula a GM não demitiu nesta segunda-feira, em São Paulo, 800 funcionários; nem a Vale mandou pro olho da rua mais de dois mil trabalhadores. Para o governo crise é bobagem, não existe aqui no Brasil. É por isso que, até a próxima semana, em mais uma conhecida contradição, vem aí mais um pacote de promessas anti-crise. Mais uma sapatada, cheia de humor e desditas oficiais. Não é um pacote; é um saco de ironia, cheio de maldades.

O CRIME DELES LÁ!
O verdadeiro crime organizado é aquele que está infiltrado nos poderes constituídos de uma nação. Parlamentares comem bola; juízes vendem sentenças; assessores especialíssimos embolsam propina.

Os negócios oficiais – empregos públicos, cargos sem concurso, terceirização, comissões submersas em projetos governamentais, lavanderia de dinheiro e de licitações, loteamento de estradas para concessionárias de pedágio, pacotes acelerados e assemelhados, transporte urbano, obras de ficção, coleta de lixo, cartões corporativos, mensalões, vampiragens, golpes no sistema financeiro, concessão de serviços públicos de água, luz, telefone, medidas provisórias – tudo isso é muito mais lucrativo do que os espetaculosos estouros do tráfico de armas, de drogas, de escravas brancas; muito mais lucrativo e limpo do que a exploração do lenocínio, a pirataria de DVDs e CDs, de porcelana chinesa ou de qualquer outro idioma, as gandaias carcerárias...

No crime organizado oficial ninguém precisa andar com dólares na cueca. É tudo muito bem lavado. No crime espetacularizado, volta e meia, os bandidos saem da cadeia só para que sejam presos de novo; no crime organizado oficial, a máfia chapa-branca é imune e impune. O perfil de seus operadores é publico e notório: vestem colarinho branco e a capa da blindagem torrencial. Mas isso, como diria alguém em seus tradicionais cafés matinais, não acontece por aqui, “não é cosa nostra; é deles lá”!

12 de jan de 2009

UMAS QUE OUTRAS

CORTANDO FUNDO
Aqueles que acreditam que Lula não emplaca o terceiro mandato, nem vão se admirar se, diante dessa crise que “não é nossa é do Bush”, o presidente Lula comece até a cortar as regalias dos fomizerados. Pela primeira vez em 12 anos, o governo meteu a faca no plano da seguridade: cortou R$ 600 milhões do Social. O Bolsa Família está na mira da grande facada.

SEM MEDO
Zé Alencar, o vice de Lula: “Eu não tenho medo da morte”. Nem de andar na companhia dos vivos.

SEM FUNDOS
Fundos privados de pensão perdem R$ 20 bilhões com a crise. Ainda bem que a crise é do Bush. Imagine se fosse nossa também...

FARRA
No ano passado, a farra com a contratação das empresas e diligentes operadores terceirizados chegou a R$ 900 milhões. Este ano já está em R$ 1,8 bi. Pior do que esta situação só mesmo a oposição.

MENOS
The New York Times destacou na edição de ontem que a meta de Obama é atingir 4 milhões de empregos. Bem menos do que a metade dos 10 milhões que Lula prometeu em 2002.

QUEM MANDA
Lula chama PMDB para discutir a “relação como Senado”. Bom, se chamou e o PMDB obedeceu, então a gente já sabe quem é que manda por lá.

REFORMA DIVINAL
Já começaram a pipocar os primeiros sinais da reforma ortográfica que Lula sancionou antes de ir passar as férias em Fernando de Noronha e na Bahia. Para com isso agora se escreve como para você. O locutor da sua rádio que pare antes de ler o texto para dar ênfase e interpretação. No que foi que melhorou a escrita, só Deus no céu e Lula aqui na terra podem saber.

GUARDACANAL
O Canal Rural, programa veiculado pela RBS em canal via satélite, pode estar na mira dos cortes que a TV Globo resolveu fazer com programações de emissoras afiliadas que lhe fazem concorrência em áreas de interesse global. A Rede Globo, nessa verdadeira batalha de guardacanal, já defenestrou das parabólicas a Amazon Sat e a TV Diário, de Fortaleza. Por enquanto deixou a Bandnews e a Recordnews no ar. Por enquanto.

OLIGARQUIA PT
Ricardo Berzoini, o que gosta dos velhinhos da Previdência, deve perder o lugar de presidente do PT este ano. Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula tem bala na agulha para chegar lá. E não se fala mais nisso.

AZIA
Jornalista só causa azia e má-digestão em Lula quando escreve; quando Lula fala não sente nada. Aí jornalista perde o chamado efeito-51: aí faz bem ao fígado.

ESFRARRAPANDO-SE
A TAM é ótima em matéria de desculpa esfarrapada para o atraso de seus vôos. Alegou, na manhã de segunda-feira em Brasília que a demora para as decolagens era em virtude do “mau tempo”. Na mesma hora as aeronaves de todas as demais companhias aéreas voavam em céu de brigadeiro.

9 de jan de 2009

CASA DO POLVO



OBJETO DO DESEJO

Garibaldi Alves quer; Tião Vianna quer; os governistas querem; todo mundo quer a presidência do Senado que, um dia, já foi de Renan Calheiros - aquele que o plenário da sua própria Casa decidiu que não servia para a sua presidência, mas era probo o bastante para continuar como senador da República.

Aquela cadeira de espaldar alto, mais do que para qualquer imortal comum é, neste começo de 2009, o principal objeto de desejo do governo Lula. Seria a consolidação de que o Senado é a Casa do Polvo. (Foto: Jane Aaraujo/Ag.senado)

VIDEOASSINATURA

Ás 20h05 de ontem foi postado na página principal do site da Agência Brasil - EBC: "Lula sanciona lei que permite interrogar preso por videoconferência". Como está de férias, na Bahia, deve ter sancionado a lei por videoassinatura.

Governo Virtual

Em pleno gozo de férias, na maior água, lá pela Bahia, Lula sancionou ontem a lei que permite interrogatório de presos por videoconferência. É o milagre da onipresença. Como os homens de boa vontade já haviam notado, aqui no Brasil é Deus no céu e Lula na terra. Está inaugurado assim, neste folgado início de 2009, o governo virtual.

8 de jan de 2009

O JULGAMENTO DE LINDEMBERG

Foto/Arquivo pessoal

Nayara pediu para o juiz retirar Lindemberg da sala durante depoimento em Santo André. Ainda bem que pediu ao juiz, porque se pedisse ajuda aos policiais eles mandariam Lindemberg voltar para falar com ela novamente. Da última vez que Nayara falou com o bandido trapalhão, ela levou um tiro na boca.

Nayara confirmou que Lindemberg não disparou nenhum tiro antes da polícia invadir o apartamento. Os policiais juram que só arrombaram a porta do apartamento depois de ouvirem um disparo. Essa menina ainda vai se arrepender de não ter levado um tiro na virilha como a sua amiga Eloá que, não resistiu e não está mais aí pra contar a história.

7 de jan de 2009

UMA BOA IDÉIA: "DOIS DEDOS DE PROSA"!

LULA NA ÁGUA
O presidente Lula, disse para a revista "Piauí", edição de janeiro, que a imprensa lhe faz mal ao fígado. Na mesma hora acabou reconhecendo que a liberdade de imprensa foi uma das responsáveis por sua ascensão ao Palácio do Planalto.

Lula revelou também que foge das notícias de jornais, sites e revistas e detonou: "Porque eu tenho problema de azia". Na mesma matéria, Lula deixa claro que sua aversão é apenas para a mídia em geral.

Em particular, no entanto, recebe Franklin Martins que, além de ministro, continua sendo jornalista - aquele mesmo jornalista que a Globo defenestrou quando soube que tinha parentes e afins trabalhando no governo do PT, enquanto fazia sérios comentários políticos nos veículos da maior rede de comunicação do país. (Foto: R.Stucker/Div.PR).
RODAPÉ - Lula trata de sua azia com o anti-ácido Franklinóide. Já o problema do fígado não foi bem diagnosticado: seu organismo deve estar sentindo falta de uma boa idéia. Mas deve se tratar com moderação.

MALES DO FÍGADO
Diante das queixas presidenciais com relação ao mau funcionamento do seu fígado, toda vez que tem a imprensa pela frente, o serviço especial de saúde do Palácio do Planalto já pensa em receitar para Franklin Martins a troca do programa "Café com o Presidente" para "Dois Dedos de Prosa".

5 de jan de 2009

DESOBEDIÊNCIA CIVIL

Em plena Lei Seca, nuncanessepaís, se viu tanto engarrafamento nas estradas.
ENTREMENTES, EM FERNANDO DE NORONHA...
Enfim, Lula em seu verdadeiro habitat.

Entrelinhas

JB Online: Morre o brasileiro que competiu na prova com Jesse Owens em Berlim-36.Deve ter sido de susto com essa correria toda de Israel contras os palestinos na Faixa de Gaza.

Buenos Aires: Dirigente diz que Rally Paris-Dakar pode voltar à África. E o Rock'n Rio de Lisboa pode voltar ao Rio de Janeiro. O risco é o mesmo.

Agência Reuters: Cortes do fluxo de gás da Rússia podem afetar checos e turcos. Não dá nem pra imaginar como é que ficarão as checas sem banho turco.

Infraero: Vôos atrasados no país chegam a 18%. Pior foi nas rodovias: todos os carros chegaram atrasados na volta para casa.

Jornal do Brasil: No Espírito Santo 95% dos presos beneficiados com saída de Natal voltam às unidades. Das duas, uma: há 5% mais de bandidos soltos nas ruas capixabas, ou por lá, a vida na cadeia é bem melhor.

ENFIM, 2009!

INVASÃO
Sem privacidade, Lula deixou Fernando de Noronha um dia antes do previsto. Os paparazzi não deixaram nem o homem dar uma descansado?!?

EVASÃO DE PRIVACIDADE
Isso é que é evasão de privacidade: sem descanso, Lula se mandou da ilha.

MANCHETE
Jornal Zero Hora, de Porto Alegre: “Tormento no Litoral”. Tudo por causa da tormenta.

PLAYOFF
Nesta segunda-feira, um empate de manchetes nos jornais O Globo, Folha de São Paulo e Estadão: “Gaza é sitiada e dividida por Israel”. Os editores vão disputar seus cargos numa melhor-de-três. Se empatarem de novo, vão para o sorteio.

IDÉIA DE CRISE
Que crise, quê nada! O seu carro usado agora está valendo um terço menos e o preço do novo que você queria comprar neste janeiro subiu em mais de 10%. Quer dizer: a cada 10 automóveis, o brasileiro perde quatro. Ou, se preferir, você compra seis pelo preço de 10. Pior ainda: no Brasil quem adquire uma frota de 100 carros recebe apenas 60. Mas, como tudo isso continua sendo "a crise do Bush", quem comprar 600 veículos paga como se fossem mil carros. Compre, o presidente está mandando. No Brasil há só uma idéia de crise.

Ano novo, tudo de novo!


QUOTAS

O ano começa com o mesmo jeitinho do governo brasileiro. Os plantonistas, protetores dos fracos e oprimidos, insistem nas quotas raciais e territoriais.

Erram com a mesma burra e preconceituosa convicção: ao tempo em que bancam bajuladores do negro a quem, com ares de politicamente corretos chamam de afro-descendente, estabelecem limites para o domicílio e residência dos índios.

Neste último caso arrepiam a Constituição de 88 que diz claramente que “os índios têm direito às terras que ocupam”. O texto não se refere, em altura alguma, a terras que possam ou devam ocupar a partir de então, além daquelas aonde quer que estejam aboletados. Não há, nesses brasís, quem possa estabelecer diferença entra a reserva Raposa Serra do Sol e a orla de Copacabana, ou de Porto Seguro. Em quaisquer desses lugares, os índios já estavam por lá muito tempo antes que Caramuru chegasse na praia botando os bofes pra fora.

No que diz respeito ao negro, a pretensa benesse é só mais um escárnio à capacidade e ao talento dos afro-descendentes. Um foco de humilhação, mais do que qualquer outra coisa. Da parte do Sanatório da Notícia, queremos terra e universidade gratuitas para a minoria absoluta dos feios, gordos, carecas e barrigudos dessa República dos Calamares. A raposa do sol nasce pra todos. Corruptos, fora. (Imagem: website www.montesclaros.com)

O DESERTO
Hoje, glorioso dia 5 de janeiro, ainda que devagar, começou de verdade o ano de 2009 no Brasil. Sua capital, porém, é um deserto ainda. Brasília não tem presidente, não tem ministros, não tem aspicas, não tem professores, nem alunos. Os aloprados já não sabem mais o que fazer.

4 de jan de 2009

SAPATADAS

Bon Jovi faz show para ajudar Hillary Clinton a cobrir rombo de sua campanha presidencial. Engraçado que por aqui, as campanhas só precisam de show durante o período eleitoral. (Foto: Div/website Bon Jovi)

SOBERANO
Fundo Soberano aprovado sem fundos no Congresso. Aí, Lula deu um jeito e sapateou mais um dos seus atos institucionais: atirou na gente a devida medida provisória. Na República dos Calamares é assim, quem foi rei sempre será majestade.

Jornal Agora São Paulo: “Concursos abrem 123 mil vagas de trabalho em 2009”. Falta só um pouquinho mais para o governo chegar aos 10 milhões que prometeu em 2002.

Jornal O Globo: “Israel invade Faixa de Gaza e protestos correm o mundo”. E os palestinos também.

Correio Braziliense: “Material escolar: está tudo mais caro”. Tremendo furo. Só falta esperar agora baixar o dólar, o aluguel, a carne, o arroz, o feijão...

DEPLORÁVEL

Governo brasileiro “deplora” violência, condena ataques terrestres israelenses e pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Até agora não disse nada sobre a violência nas ruas brasileiras, nos morros cariocas e na Cracolândia em São Paulo.
ENTRELINHAS - Macaco quando fala não olha pro rabo.

3 de jan de 2009

SABATINAS

LIQUIDAÇÃO
No ar, a grande tradicional liquidação do fim de festa. Sabe aquele laptop que você comprou para o seu filho? Se fosse hoje, com a liquidação que está por aí, você lhe daria dois, iguaizinhos. O negócio é esquecer o Natal e deixar para comprar presentes no Dia de Reis.

A BEM DO SERVIÇO

Metalúrgicos quatrocentões garantem desconhecer, na sua turma lá do velho e bom ABC, qualquer caso de amputação de dedos da mão direita. De cada dez acidentes, nove foram no dedo mindinho e um no seu vizinho. Todos na esquerda, como faz bem aos mais rebeldes.

FARO
Piratas da Somália seqüestraram, com trema e tudo, um cargueiro com 6 mil toneladas de adubo. Foram presos. O chefe da guarda costeira deu entrevista elogiando o faro de seus policiais.

FAIXA DE GAZA
O espírito destrutivo que botou o Vasco na segunda divisão incorporou-se a israelenses e libaneses. A Faixa de Gaza está virada num verdadeiro São Januário. Desse jeito não vai sobrar ninguém por lá.

RALI LATINO-LUSITANO
Em razão do terrorismo africano o rali Paris-Dakar agora sai de Buenos Aires e se espalha pela América do Sul, com ousadas incursões pelas beiradas do Chile. É mais ou menos assim como fazer o Rock’n Rio em Lisboa.

PAGUE
Já que você foi atrás de Lula e comprou bastante, agora pague e não bufe que eu quero ver.

O CORDÃO

Os prefeitos das capitais nem bem assumiram e só pensam naquilo: 2010. Quem não é candidato a candidato é, no mínimo, porta-estandarte do cordão de puxa-saco. E cada vez aumenta mais.

O CANDIDATO
Menino de 12 anos é detido pela décima vez por furto de carro na zona sul de São Paulo. Quando chegar à maioridade será um candidato perfeito para qualquer tipo de eleição. Não tem pra quem perder.

TANTO FAZ
Novas regras de ortografia já estão valendo para a segunda fase dos vestibulares. Pelo que Lula decretou, no entanto, a gente pode continuar escrevendo do jeito que vinha fazendo, até 2012. O que não se pode é usar as duas formas no mesmo con/texto. É bom que se avise isso à turma que corrige os processos seletivos universitários. Já para Lula, tanto faz como tanto fez: ele não participa de vestibular, nem escreve.


GREVE E TROCO
Mulheres italianas ameaçaram greve de sexo se os maridos soltassem fogos de artifício nessa virada de ano. Eles ameaçaram soltar seus rojões no quarto. Ficou o dito pelo não-dito.

HÁ VAGAS
Pressionado, Lula terá que acomodar petistas sem emprego depois das eleições. Ninguém falou em trabalho.

TERAPIA
Fisioterapeuta Bruno Mazzioti prevê Ronaldo Fenômeno jogando no fim de janeiro. Dirigentes do Corinthians encaminharam Mazziotil para uma terapia de grupo. Acham que ele tem tido alucinações.

2 de jan de 2009

UMAS QUE OUTRAS

BOAS ENTRADAS
No Rio Grande do Sul, como estava sem chave, o prefeito eleito de Forquetinha, Waldemar Richter, para tomar posse enfiou o pé na porta da prefeitura. Dizem que é canhoto. Esse entrou o ano de pé esquerdo.

RIMA E QUASE
Dupla boa é o par de mineirinhos que assumiu a prefeitura de Belo Horizonte: o prefeito é Lacerda, uma boa rima; o vice é Carvalho, quase um palavrão.

A POSSE
Em Salvador, o transexual Léo Kret do Brasil assumiu o cargo de vereador vestido de rosa. Adorou o ato da posse.

UMA E OUTRA
Pois Madonna se foi. Ficou Dilma – a Mandona.

ALIVIO
Os iraquianos respiraram aliviados nesse fim de ano: não se concretizou o bombardeio de Bush contras as redes de sapataria de lá.

AEROPORTOS

Nesse final de ano os aeroportos tinham a cara dos tempos de Marta Suplicy. Além do atraso, os passageiros descobriram que viajar pela GOL é uma barra. De cereal.

SORTE
Naquela visitinha de médico do presidente da França, quem estava por perto garante que escutou Lula falar: - Que sorte, você trouxe a Carla Bruni! E Sarkozy respondeu de cara: - Você não trouxe a dona Marisa; que sorte!

PÂNICO
E o show de fim do ano do Roberto Carlos?!? Foi só escutar os primeiros acordes de Emoções - "quando eu estou aqui...” - e a peruada logo entrou em desespero: só poderia ser fim de ano outra vez.

SORTUDO 2008
O maior lance de sorte de 2008 ficou com George Bush. Se aquela sapatada, ao invés de ser do jornalista iraquiano fosse de Ângela Rorô ele não tinha comemorado o Natal, nem a passagem de ano.

CRIME E CASTIGO
Voltando ao assunto: o jornalista da sapatada no Bush não apanhou da polícia iraquiana pelo seu bisonho ato de terrorismo. Foi torturado porque errou o alvo.


CANDIDATA
Perguntaram para uma dona de casa que obedeceu a Lula e foi às compras nesse fim de ano: - E a crise? E ela: - A crise eu deixo para março. Te cuida aí, Dilma! Essa pode ser candidata a presidente em 2010.

COMPRARAM POUCO
Lula deve estar num desconsolo só: sobrou panetone este ano em tudo que é supermercado.

SURPRESA
Por essa ninguém esperava: pegou a Lei dos call centers. Agora, tá todo mundo respeitando a regra. A gente telefona e a ligação não demora nem meio minuto: cai a linha.


REFORMA NA LÍNGUA

Agora vamos todos escrever como Lula quer que a gente escreva. Ponto final.

1 de jan de 2009

A LEI SECA DOS REVISORES

IGNAROS
Com a reforma ortográfica entrando hoje em vigor, mas com data de uso obrigatório só em 1º de janeiro de 2012, a gente agora pode escrever do jeito que bem entende e quer. Usando e abusando de tremas, hífens, acentos em paroxítonas; tirando e botando chapéu nos vocábulos que nos derem na telha... É o brado de independência do Tim Maia: Vale tudo! Só não vale o cara se meter a besta e usar as duas versões no mesmo texto. De resto, até que acabe o prazo dessa esbórnia, nós - que já somos considerados analfas porque só falamos dois idiomas - agora seremos ignaros em duas línguas portuguesas a um só tempo. O governo Lula que, com a Lei Seca, já acabou com o happy hour, agora vai liquidar com a carreira dos revisores.

LOGO ESSA?!?
Tanta coisa, tanta reforma para ser feita e vão remexer logo na língua. Isso são modos?!?

BOLSA
Vem aí a Bolsa de Letras. Só para revisores desempregados.

SINCEROS VOTOS
A propósito, tirando proveito do primeiro dia de vida da reforma ortográfica, o Sanatório da Notícia manifesta sua enorme satisfação por saber que hoje, de um sentada só, mais de 5 mil prefeitos foram empoçados! Que se sintam muito bem assim e para sempre, são os nossos mais sinceros votos neste novo ano.

MAQUIAVELISMO DANTESCO
Pergunte para qualquer juiz ou promotor de justiça quantos réus já foram condenados por causa de uma vírgula... A oposição garante que o governo Lula assinou a reforma ortográfica só para salvar a pele de Dantas. Há controvérsias.

SETE ONDAS, MUITA SORTE E MIRA

Dentre as mil e uma superstições renascidas sempre nessa época de festa para que o novo ano seja pleno de saúde, paz, amor, sucesso e dinheiro, a mais nova é "pular 7 ondas do mar" antes de mais uma virada na vida. Marcelo, um amigo meu e do Behrensdorf, foi cumprir o rito em Copacabana. Saltou sete ondas e, de permeio, pisoteou sete bolos fecais, um atrás do outro. Isso é que é sorte.